7 cavernas mais bonitas do Brasil para você visitar
As belezas naturais do Brasil realmente são de tirar o fôlego. Temos das mais variadas opções de destinos, algumas bem visíveis, como praias e cachoeiras, já outras, estão debaixo da terra, mas nem por isso perdem o seu encanto.
Conheça sete cavernas espalhadas pelo Brasil para que você possa conhecer e, quem sabe, se animar a explorar todas elas.
***
- Sesi-SP abre 6.000 vagas em cursos gratuitos na capital
- Cada cigarro rouba 20 minutos de vida dos fumantes, alerta estudo
- Fábricas de Cultura no ABC abrem quase 3 mil vagas para mais de 100 cursos gratuitos em 2025
- Campeonato de Cubo Mágico, teatrinho e música marcam as férias do Golden Square
1 – Chapada Diamantina (BA)
Esse é o destino obrigatório para quem gosta de cavernas. O parque se estende por várias cidades, oferecendo muitas opções, cada uma com a sua particularidade.
Saindo da cidade de Lençóis, é possível acessar muitas delas, como as famosas Lagoa Azul e Pratinha, e outras belíssimas como a Gruta da Lapa Doce, Torrinha e Poço Encantado.
2 – Grutas de São Miguel e do Lago Azul (MS)
Saindo da cidade de Bonito, você pode alcançar o complexo de grutas. Após chegar na primeira, abre-se um mundo subterrâneo, repleto de surpresas e cavernas alagadas. A mais bonita e famosa é a Gruta do Lago Azul, em comparação as Grutas de São Miguel são secas e assombram pela beleza.
3 – Caverna do Diabo (SP)
A maior caverna do Estado de São Paulo fica no município de Eldorado Paulista. Em meio a Mata Atlântica está o Parque Estadual de Jacupiranga, onde a encontramos. As expedições acontecem de terça a domingo, e conta com escadarias e passarelas no interior, facilitando a visitação. Existem muitas estalactites e estalagmites no interior dela.
4 – Morro Preto (SP)
O Parque Estadual do Alto da Ribeiro abriga a caverna do Morro Preto, que dentre as 350 catalogadas, é conhecida como mais bela do parque. Estima-se que a gruta servia como abrigo para povos primitivos, pois lá dentro foram encontrados vestígios de civilizações. Ao conhecer um lugar como este, tente imaginar todas as histórias vivenciadas por ali.
5 – Terra Ronca (GO)
Aqui, a terra não apenas “ronca”, mas também estremece. Isso acontece por causa dos rios que atravessam a região e causam esse som, que acaba por dar origem ao parque. São mais de 260 cavernas no complexo. Lá, acontece uma vez no ano uma cerimônia religiosa do Bom Jesus da Lapa, transformando o local de 100m de altura em uma enorme catedral esculpida pela natureza.
6 – Janelão (MG)
Essa é uma caverna, por assim dizer, exclusiva, pois só pode receber a visitação de especialistas e pessoas autorizadas. Fica no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, criado no ano de 1999, em Januária. A gruta é formada por uma série de arcos de pedras intercaladas por aberturas circulares que permitem a entrada de uma boa quantidade de luz, além do crescimento de árvores com mais de 60 m de altura. Dentro dela ainda passa o Peruaçu.
7 – Complexo Aroe Jari (MT)
É um complexo de grutas de Arenito, com 1550 m de extensão, na Chapada dos Guimarães. É um dos passeios mais bonitos da Chapada dos Guimarães. A gruta Aroe Jari está ligada à Caverna Kyogo e à Lagoa Azul, todas interligadas por trilhas. No total, dá mais de 10km de caminhada.
Com informações Carro Aluguel