7 praias brasileiras onde o nudismo é permitido e você talvez nem sabia que existiam

É importante respeitar as normas de cada local e seguir o código de ética naturista, promovendo uma convivência harmoniosa entre os frequentadores

14/05/2025 15:28

O Brasil, com sua extensa costa litorânea e diversidade natural, abriga sete praias oficialmente reconhecidas para a prática do nudismo, conforme a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN). Esses destinos oferecem ambientes onde o nudismo é permitido ou obrigatório, promovendo o respeito à natureza e à liberdade corporal.

Cada uma dessas praias possui características únicas, desde acessos por trilhas até infraestrutura variada, atraindo tanto praticantes experientes quanto curiosos em busca de novas experiências.

7 praias brasileiras onde o nudismo é permitido e você talvez nem sabia que existiam
7 praias brasileiras onde o nudismo é permitido e você talvez nem sabia que existiam - Antônio David/Setur-PB

Essas praias representam a diversidade e a beleza natural do litoral brasileiro, oferecendo opções para quem busca a prática do naturismo em ambientes seguros e regulamentados. É importante respeitar as normas de cada local e seguir o código de ética naturista, promovendo uma convivência harmoniosa entre os frequentadores.

A seguir, a Catraca Livre apresenta um panorama dessas praias, destacando suas particularidades e o que as torna especiais.

7 praias brasileiras onde o nudismo é permitido e você talvez nem sabia que existiam

1. Praia de Tambaba (Conde, PB)

Parte da praia de Tambaba onde é permitido o nudismo
Parte da praia de Tambaba onde é permitido o nudismo - Divulgação/Setur-PB

Situada a aproximadamente 30 km de João Pessoa, Tambaba é a primeira praia oficial de naturismo do Nordeste, reconhecida em 1991. Com falésias de até 20 metros, piscinas naturais e vegetação preservada, a praia é dividida em duas áreas: uma onde o nudismo é obrigatório e outra onde é opcional. Homens desacompanhados não podem acessar a área de nudismo.

2. Praia de Pedras Altas (Palhoça, SC) 

A Praia de Pedras Altas é reconhecida como um dos principais redutos naturistas em Santa Catarina
A Praia de Pedras Altas é reconhecida como um dos principais redutos naturistas em Santa Catarina - Divulgação/ Setur Palhoça

O acesso ao local é precário, entretanto é uma bela praia de nudismo. Está localizada no município de Palhoça bem em frente à Ilha de Florianópolis. O acesso se dá pela BR-101, 30 Km ao sul da capital, na localidade de Enseada do Brito. Posteriormente, toma-se uma estrada à beira mar, no sentido sul, até findar em Pedras Altas. O mar é tranquilo, sem ondas, ideal para as crianças. Possui uma pequena pousada rústica, restaurante e camping.

3.Praia do Pinho (Balneário Camboriú, SC)

Reconhecida como a primeira praia oficial de naturismo do Brasil, em 1986, a Praia do Pinho está situada em Balneário Camboriú. Com aproximadamente 500 metros de extensão, oferece infraestrutura com estacionamento, bares, pousada e camping. A praia é dividida em áreas onde a nudez é obrigatória e outras onde é opcional.

4. Praia de Massarandupió (Entre Rios, BA)

Praia de Massarandupió, é a única destinada oficialmente à prática de naturismo na Bahia
Praia de Massarandupió, é a única destinada oficialmente à prática de naturismo na Bahia - Markus Frenzel/iStock

Localizada a cerca de 93 km de Salvador, Massarandupió é uma das praias naturistas mais tradicionais do país. Com mar calmo, recifes que formam piscinas naturais, dunas e coqueirais, a área destinada ao naturismo possui cerca de 2 km de extensão. A nudez é obrigatória, e homens desacompanhados não são permitidos.

5. Praia de Barra Seca (Linhares, ES)

Barra Seca é a única praia de nudismo no Espírito Santo, localizada no município de Linhares. O acesso é feito por barco, atravessando o Rio Ipiranga. A área naturista possui cerca de 200 metros de extensão, com mar de ondas fortes e vegetação de restinga. A infraestrutura inclui camping, banheiros e duchas.

6 – Praia Olho de Boi (Búzios, RJ)

A praia é muito pequena, porém de beleza única, o mar é um pouco bravo, e transparente
A praia é muito pequena, porém de beleza única, o mar é um pouco bravo, e transparente - Rodrigo Soldon/Flickr

A Praia Olho de Boi, em Búzios, é uma pequena faixa de areia com cerca de 50 metros de extensão, acessível por uma trilha íngreme de 600 metros a partir da Praia Brava. Cercada por rochas e vegetação, oferece privacidade aos banhistas. A nudez é obrigatória, e não há infraestrutura no local, sendo recomendado levar alimentos, bebidas e proteção solar.

7.Praia do Abricó (Rio de Janeiro, RJ)

Praia do Abricó é frequentada por nudistas desde os anos 1940
Praia do Abricó é frequentada por nudistas desde os anos 1940 - Filipo Tardim/Wikimedia Commons

A praia do Abricó é um pedacinho de areia, em comparação a toda extensão litorânea do município do Rio de Janeiro, cercada de uma belíssima e poética paisagem. Incrustada entre a montanha e o mar, apresenta características de praia selvagem, com muito verde e pedras compondo um cenário de tirar o fôlego.

Situada em Grumari, logo após a Prainha, para quem toma o sentido de Barra de Guaratiba, Abricó foi a praia escolhida pelos naturistas por sua localização que permite um bom nível de privacidade e tranquilidade.