Conheça Tambaba, a única praia de naturismo do Nordeste

Praia destaca-se por proporcionar cenários deslumbrantes, além de oferecer outra área para os frequentadores que não praticam naturismo

Por: Redação

Considerada uma das praias mais belas da Paraíba –e do Brasil–, Tambaba é cercada por falésias coloridas, corais, formações vulcânicas e piscinas naturais, atraindo turistas e amantes da tranquilidade que apreciam um verdadeiro visual de praia paradisíaca com ares de litoral nativo.

Pelo fato do litoral da Paraíba ser pouco explorado em comparação a outros estados, faz com que seja um dos mais belos do Nordeste, contribuindo para que a cidade de Conde seja privilegiada, contando com uma belíssima costa e atraindo moradores de João Pessoa e outras regiões próximas.

Crédito: Eduardo AndreassiPraia de Tambaba e a área comum para os banhistas

Localizada na cidade de Conde, a 30 km da capital João Pessoa, a praia –faz parte de uma área de proteção ambiental (APA) e é considerada uma das mais limpas da Paraíba–, ficou famosa após se tornar em 1991 a primeira praia oficial de nudismo do Nordeste e a primeira praia internacional desse tipo do Brasil.

CONHEÇA AS PRAIAS DE NUDISMO DO BRASIL

Na área de naturismo –essa parte fica isolada, separada por um portal e sequer se percebe que há uma área com essa prática– tudo é muito bem organizado e respeitado. Há uma série de normas para quem optar pela área onde é praticado o naturismo, como não ser permitido a entrada de homens desacompanhados e não praticar atos sexuais, além de outras condutas.

No local há um bar e também policiamento para ninguém ser importunado.

Tambaba é ideal para famílias e crianças

Crédito: Eduardo AndreassiAs piscinas naturais e de águas mornas atraem visitantes de diversas parte do Brasil

Na parte aberta e frequentada por banhistas –famílias, crianças e casais– o ambiente é tranquilo e a beleza do lugar proporciona uma linda visão panorâmica, uma vez que sua areia branquinha e suas águas mornas e cristalinas são um convite a muita diversão e banhos de sol.

Crédito: Eduardo AndreassiParte da praia de Tambaba onde é praticado o naturismo

Piscinas naturais e curiosas formações rochosas fazem a alegria dos frequentadores, que passam o dia todo por lá.

Bem estruturada e de fácil acesso, seus restaurantes e bares oferecem aos visitantes uma culinária tipicamente nordestina à base de frutos do mar, além de disponibilizar mesas e guarda-sóis.

Crédito: Eduardo AndreassiVista do alto, a praia de Tambaba tem paisagens lindas e boa estrutura

Para quem deseja conhecer a praia por completo, o passeio de buggy é a melhor opção disponível para os visitantes.

Acesso às duas partes da praia

No local há uma área de estacionamento e 100 metros adiante já se tem acesso à área da praia voltada ao público em geral. Mais adiante, onde é avistada uma escadaria de madeira, encontra-se a parte da praia — separada adequadamente– que é voltada aos naturistas.

Crédito: Eduardo AndreassiNa área de naturismo, que é separada da área em comum aos banhistas, placas indicam regras e condutas

Para quem deseja conhecer a praia por completo, o passeio de buggy é a melhor opção disponível para os visitantes.

Surfe naturista

Já para quem curte praticar surfe, a praia sedia o único campeonato naturista do mundo, que acontece sempre no dia 7 de setembro. Este ano, será realizada a 11ª edição do evento.

Crédito: Eduardo AndreassiPraia de Tambaba e a área comum para banhistas

Como chegar

Partindo pela rodovia PB-08, são cerca de 30 km de João Pessoa até o município de Conde. Para quem vai de ônibus o ideal é ir até João Pessoa e avisar ao motorista que vai ficar na entrada do município do Conde. Depois é só pegar os ônibus e vans locais que levam os turistas até a praia de Tambaba.

Por Eduardo Andreassi