72h em Chicago: roteiro com passeios e gastronomia acessível

Com planejamento, é possível explorar Chicago sem gastar muito, aproveitando o melhor da arte, cultura e gastronomia da cidade

25/12/2024 23:01

Terceira maior cidade dos Estados Unidos, Chicago, no estado de Illinois, é um destino vibrante, repleto de atrações culturais, arquitetônicas e gastronômicas. E o melhor, muitas gratuitas.

Se você tem apenas 72 horas para explorar, aqui está um roteiro que combina os melhores passeios e experiências gastronômicas acessíveis para aproveitar ao máximo seu dia em Chicago.

Chicago é a terceira maior cidade dos Estados Unidos
Chicago é a terceira maior cidade dos Estados Unidos - Tzido/iStock

Embora seja uma grande metrópole, locomover-se em Chicago é fácil, graças ao eficiente trem suspenso, o “L”. 

Roteiro com passeios e gastronomia acessível em Chicago

A Catraca Livre selecionou algumas das coisas mais legais, gratuitas e baratas para ver e fazer em Chicago.

Dia 1: atividades às margens do lago Michigan

Na Lakefront Trail você pode pedalar, caminhar, correr ou andar de skate por 29 quilômetros ao longo do lago Michigan, em uma trilha que leva a diversos bairros, a praias e a parques fantásticos.

No Millennium Park, encontram-se as mais famosas de obras de arte e arquitetônicas de Chicago. Encante-se com a escultura Cloud Gate (masi conhecida como “O feijão”) , toque na Crown Fountain, passeie pelo Lurie Garden e assista a uma apresentação no Jay Pritzker Pavilion Bandshell.

A famosa obre Cloud Gate, no Millennium Park, em Chicago
A famosa obre Cloud Gate, no Millennium Park, em Chicago - rabbit75_ist/iStock

A algumas quadras, é possível passear pelo Chicago Riverwalk (Calçadão de Chicago), uma trilha para pedestres que leva ao belo Navy Pier. Reserve algum tempo para explorar as diversas atrações, opções de restaurantes e lojas do local, antes de embarcar na roda-gigante Centennial Wheel para ver tudo do alto.

Alcançando quase 60 metros de altura, a roda-gigante proporciona vistas panorâmicas do horizonte de Chicago e do lago Michigan.

Dia 2: experiências imperdíveis no centro de Chicago

Conheça a The Magnificent Mile, um trecho da Michigan Avenue que compreende 13 quarteirões e conta com mais de 460 lojas, 270 restaurantes e 70 hotéis. Na Chicago Avenue, aproveite para posar em frente à Historic Water Tower (caixa d’água histórica), uma construção gótica finalizada em 1869 que é um dos poucos prédios remanescentes do incêndio que devastou a cidade em 1871.

A caixa d’água é um dos poucos prédios remanescentes do incêndio que devastou a cidade em 1871
A caixa d’água é um dos poucos prédios remanescentes do incêndio que devastou a cidade em 1871 - tifonimages/iStock

No icônico Willis Tower, visite o The Ledge, com sacadas envidraçadas que se projetam 1,3 metro do 103º andar, no Skydeck Chicago. Você gosta de viver emoções nas alturas? Conheça o TILT no 360 CHICAGO, onde as janelas inclinadas projetam-se do 94º andar do John Hancock Building e oferecem vistas surpreendentes da cidade.

Viva uma típica experiência americana no Wrigley Field, casa do Chicago Cubs. Aproveite para fazer um passeio pelos bastidores do estádio de 1914 ou assistir a um jogo.

Dia 3: arquitetura e museus

Reserve uma excursão a pé, de ônibus, de bicicleta, de barco ou de Segway para conhecer a famosa arquitetura da cidade, que inclui arranha-céus, construções residências, hotéis e grandes obras do arquiteto Frank Lloyd Wright.

Vista panorâmica do Shedd Aquarium, com o lago Michigan ao fundo
Vista panorâmica do Shedd Aquarium, com o lago Michigan ao fundo - tomprout/iStock

Na sequência, visite o Museum Campus, veja os animais marinhos no Shedd Aquarium, observe as estrelas no Adler Planetarium ou visite a Sue, a maior e mais completa representação de um T. Rex já encontrada, além dos outros 24 milhões de objetos do Field Museum.

De volta ao Grant Park, o Instituto de Arte de Chicago vai encantar você, com suas 300 mil obras de arte vindas de todo o mundo, cobrindo diferentes períodos da história. Algumas das famosas obras em exposição são “A Sunday Afternoon on the Island of La Grande Jatte de Georges Seurat” e “American Gothic de Grant Wood”.

Fachada do Instituto de Arte de Chicago
Fachada do Instituto de Arte de Chicago - 400tmax/iStock

Encerre o dia com um rápido passeio a pé na Clarence F. Buckingham Memorial Fountain (Fonte em Memória a Clarence F. Buckingham), uma bela obra de arte, onde os jatos de água dançam a até 45 metros de altura. Nos meses mais quentes, aproveite para visitar o lugar ao anoitecer, quando a dança é acompanhada de um show de luzes e trilha sonora.