Últimas notícias:

Loading...

Explore Chicago (EUA) em passeios gratuitos; confira dicas

Entre as opções estão visitas a museus, atrações culturais, passeios e até um mural do brasileiro Kobra

Por: Redação

Com o dólar nas alturas, qualquer economia é sempre bem-vinda. É possível explorar Chicago, uma das cidades mais vibrantes dos Estados Unidos, de graça ou gastando pouco.

Entre as opções estão visitas a museus, atrações culturais, passeios e até um concerto de música clássica sob a maior cúpula da Tiffany do mundo.

É possível explorar Chicago de graça ou gastando pouco
Crédito: Tupungato/iStockÉ possível explorar Chicago de graça ou gastando pouco

Confira abaixo algumas opções de passeios e atrações gratuitas em Chicago.

Chicago Greeter

O programa Chicago Greeter combina moradores experientes (e amigáveis!) com visitantes de Chicago para uma orientação informal e interna da cidade e seus muitos bairros vibrantes. Por meio de passeios guiados personalizados, você pode andar por toda a cidade com base em suas áreas de interesse particular, desde arte pública e arquitetura até comida e filmes.

Os passeios gratuitos do Chicago Greeter são conduzidos por locais acolhedores como Howard Raik. Ele é o guia turístico preferido dos visitantes brasileiros. Além de ser fluente em português, morou no Brasil por cinco anos quando trabalhou como diretor do Peace Corps Training.

Howard morou em Natal, Fortaleza, Recife, Salvador, Campinas e Belo Horizonte. Um de seus passeios favoritos é por Pilsen, um dos bairros mais coloridos e culturalmente ricos de Chicago.

Pilsen é conhecido por sua comunidade de artes, gastronomia e vida noturna. Os primeiros habitantes da área foram imigrantes da Alemanha e da República Tcheca nos anos 1800, mas o bairro de hoje foi moldado por gerações de famílias mexicanas-americanas que vivem em Pilsen desde o início de 1900.

Os passeios do Chicago Greeter são realizados em mais de uma dezena de idiomas. Os visitantes devem se registrar com pelo menos 10 dias úteis de antecedência para uma visita guiada GRATUITA de 2 a 4 horas em Chicago.

Os passeios são personalizados com base na sua escolha de bairros, idioma e interesses. A reserva pode ser feita pelo site: https://chicagogreeter.com/visitor/register.E não se esqueça de pedir para fazer o tour com o HOWARD!

Chicago Cultural Center – The People’s Palace

 Chicago tem a maior cúpula de cristal Tiffany do mundo
Crédito: Divulgação/ Choose Chicago Chicago tem a maior cúpula de cristal Tiffany do mundo

Este marco histórico hospeda centenas de programas gratuitos durante todo o ano. Faça um tour gratuito pelo prédio para ver a maior cúpula de cristal Tiffany do mundo, confira a programação de eventos e exposições gratuitas, assista a um dos concertos semanais de música clássica de blues, jazz e muito mais. Confira também a programação diária do Chicago Cultural para apresentações gratuitas de dança, exibição de filmes, seminários e eventos teatrais.

Chicago Riverwalk

Caminhe ao longo do premiado Chicago Riverwalk, um passeio panorâmico à beira-mar que se estende pelo coração da cidade. Assista a elevação da ponte com uma visita ao McCormick Bridgehouse e ao Chicago River Museum (gratuito aos domingos) e aprecie a arquitetura mundialmente famosa que margeia o rio Chicago.

City Gallery na histórica Water Tower

Este precioso ponto de referência na Magnificent Mile foi transformado em uma galeria de arte gratuita para exibições rotativas de fotógrafos e artistas locais. Construída entre 1867 e 1869, a Water Tower foi uma das poucas construções a sobreviver ao Grande Incêndio de Chicago de 1871.

Vista do Navy Pier, uma das atrações de Chicago
Crédito: Divulgação/ Choose ChicagoVista do Navy Pier, uma das atrações de Chicago

Uma das atrações turísticas mais populares do país, o Navy Pier está localizado às margens do lago cênico de Chicago. Lá é possível fazer passeios de barco, conhecer o Chicago Shakespeare Theatre e muito mais.

Localizado a leste do Millennium Park, o Maggie Daley Park é um amplo espaço de recreação inspirado em contos infantis clássicos, como Alice no País das Maravilhas e Charlie e a Fábrica de Chocolate. As crianças vão adorar o minifarol, um navio em tamanho real, duas paredes de escalada, ponte suspensa de 9 metros, faixa de patinação, quadras de tênis e vários bosques de piquenique.

Um dos únicos zoológicos gratuitos do país, o Lincoln Park Zoo é o lar de mais de 230 espécies de animais, incluindo primatas, répteis, mamíferos, pássaros e muito mais. O zoológico fica no Lincoln Park, que também é gratuito e divertido de explorar.

Arte pública no Chicago Loop

Picasso, Chagall, Calder e o brasileiro Kobra  são alguns dos artistas que enfeitam o Loop  tornando as ruas da cidade um museu de arte urbana que todos podem desfrutar.

Em 2016, o lendário músico de blues de Chicago, Muddy Waters, foi homenageado com um mural de nove andares do artista de rua brasileiro internacionalmente aclamado Eduardo Kobra. Um caleidoscópio de cores brilhantes e linhas ousadas são a marca registrada do artista -você não pode perdê-las enquanto caminha pela State Street em direção à Washington Street.

 Mural do brasileiro Eduardo Kobra em homenagem ao lendário músico Muddy Waters
Crédito: Adam Alexander/Choose Chicago Mural do brasileiro Eduardo Kobra em homenagem ao lendário músico Muddy Waters

Seu mural Muddy Waters faz parte do Wabash Arts Corridor, um ponto de encontro de Chicago para os devotos da arte de rua.

Com 15 metros de altura e pesando mais de 160 toneladas, The Picasso, como é conhecido, é uma escultura sem título que alguns comparam a um inseto ou babuíno. Pablo Picasso presenteou a escultura para o povo de Chicago em 1967, sem nunca explicar o que ela pretendia representar .

Você não pode perder o Flamingo vermelho brilhante de Alexander Calder de 16 metros de altura, com suas linhas curvas contrastando dramaticamente com os edifícios Mies van der Rohe de aço e vidro que o cercam. Apesar de pesar 50 toneladas, o Flamingo apresenta um design aberto que o convida a caminhar por baixo e em volta dele. O Flamingo foi lançado em 1974 e continua sendo um dos ícones mais distintos de Chicago.

A escultura Cloud Gate, mundialmente conhecida como "O Feijão"
Crédito: Gian Lorenzo Ferretti Photography/iStockA escultura Cloud Gate, mundialmente conhecida como “O Feijão”

Seu nome oficial é Cloud Gate , mas esta escultura muito apreciada é definitivamente “O Feijão” para os habitantes locais. Medindo 30 metros de comprimento por 10 metros de altura e pesando colossais 110 toneladas, está entre as maiores esculturas de seu tipo no mundo e foi a primeira obra de arte pública ao ar livre do artista britânico Anish Kapoor.

A escultura elíptica, inspirada no mercúrio, utiliza uma série contínua de placas de aço inoxidável altamente polidas que refletem o famoso horizonte de Chicago em sua superfície. Um arco de 3,6 metros de altura fornece um “portão” para o Millennium Park , convidando os visitantes a entrar, tocar seu aço espelhado e ver suas imagens distorcidas refletidas de volta para eles.

O legado cultural e artístico público significativo de Chicago continua até hoje. E em nenhum lugar isso é melhor visto do que no Art on theMART , a maior instalação de vídeo-projeção do mundo. Com aproximadamente 2,5 hectares da fachada voltada para o Chicago Riverwalk, o theMART se tornou um espaço de arte pública de última geração, com vídeo-arte local e internacional com curadoria projetada sazonalmente.

Compartilhe: