8 cuidados ao viajar para o exterior
Um guia para você aproveitar o máximo sem preocupações
Viajar sempre traz experiências e saímos de casa esperando que essas sejam boas. Quando vamos a outro país, esperamos conhecer uma nova cultura e novas formas de ver o mundo.
Não importa o destino, sempre voltaremos diferentes. E para você aproveitar ao máximo essa experiência, selecionamos oito dicas valiosas. Aperte os cintos e boa viagem!
***
- Veja os destinos onde a vacina contra febre amarela é obrigatória
- Idoso pode viajar de graça pelo Brasil; descubra como e aproveite
- Para onde viajar em dezembro no Brasil? 7 lugares perfeitos para curtir o verão
- Paellas Pepe ganha selo RFS e se destaca como referência da gastronomia espanhola no Brasil
1 – Mantenha a saúde em dia
Ficar doente tira totalmente sua disposição, e isso será bastante incômodo durante a viagem. Há, também, países que exigem certas vacinas e existe sempre o transtorno de estar doente longe de casa, por isso, procure fazer um check-up antes da viagem.
E não esqueça de levar seus medicamentos.
2 – Busque informações
Procure saber da alimentação no seu destino. Experimentar gastronomia de um país pode ser uma das maneiras mais interessantes de conhecê-lo, mas cuidado, evite os excessos com ingredientes que você não está acostumado. Não existe nada pior que passar mal durante uma viagem.
3 – Verifique os documentos
Lembre-se, você é um forasteiro em terras estrangeiras! Seu documento é a sua única identificação. Antes de viajar, verifique se seu passaporte está em dia, em bom estado de conservação e informe-se nas embaixadas correspondentes sobre a exigência ou não do visto. Durante a viagem, mantenha sempre seu documento à mão.
4 – Arrume a mala corretamente
Em viagens internacionais, os critérios de bagagem costumam ser mais rígidos. Fique atento a aspectos como peso, dimensões, objetos permitidos (tanto na bagagem de mão quanto no despacho), bem como valores de cada franquia.
5 – Onde ficar?
Busque referências de que o hotel escolhido é um lugar de confiança, afinal, você irá dormir lá e ainda deixar seus pertences. Guarde objetos de valor no cofre do hotel sempre que possível, e informe-se dos horários de chegada e saída.
Informe-se também dos custos adicionais, como lavanderia, serviço de televisão pago (pay channel), refeições no hotel, etc.
6 – Informe-se antes sobre passeios
Trace um roteiro antes da viagem caso esteja indo por “conta própria”, ou solicite o roteiro detalhado para a companhia de turismo contratada. Verifique a segurança dos locais onde fará passeios pesquisando. Leve sempre o telefone e endereço do hotel consigo. Caso tenha algum problema, buscar ajuda de um policial é sempre mais seguro que abordar estranhos na rua.
7 – Comunique-se com o Brasil
Deixe sempre alguém de confiança avisado sobre sua viagem. Deixe nome e endereço do hotel, telefone de contato e número da empresa de turismo se for o caso.
Informe-se, também, na sua operadora a respeito das tarifas para uso internacional, inclusive sobre o uso do pacote dados.
8 – A Embaixada é sua amiga
Em caso de uma necessidade, a embaixada brasileira pode intervir (consulte os limites da assistência consular no Portal Consular). A rede consular brasileira é uma das maiores do mundo, portanto, esteja sempre com o contato da embaixada e endereço em mãos. Caso aconteça alguma emergência, você poderá ser assistido.
Com informações do ETA Canadá Visa