8 igrejas incríveis para visitar no Canadá
Montanhas e prados magníficos na região Oeste. Uma curiosa comunidade conhecida como Inuits na inóspita região Noroeste. As Cataratas do Niágara entre a província de Ontário e os Estados Unidos. Planícies por onde se estende uma esplêndida vegetação de tundra (ainda na região Noroeste). O que muitos não sabem é que os lugares considerados sagrados no Canadá também fazem parte do melhor de um roteiro pelo país.
São pontos turísticos como a Basílica de Notre-Dame, a Igreja da Nossa Senhora Imaculada, a Igreja de São João Evangelista, entre muitos outros templos que são como o espelho da predominância da religião cristã (Católica Apostólica Romana) no seio da sociedade tradicional canadense, mas que, apesar disso, consegue conviver pacificamente com todas as vertentes religiosas existentes no país.
O objetivo deste artigo é, portanto, fazer uma lista com 8 das mais importantes igrejas do Canadá. Alguns deles com arquitetura e decoração consideradas verdadeiras obras de arte pela sua riqueza e estilo.
1 – Basílica de Notre-Dame
Um dos principais pontos turísticos do Canadá está localizado na região de Trois-Riviére, nos arredores do Vieux Port ou “Porto Antigo”, na cidade de Montreal. Ela recebe entre 2 mil e 2,5 mil visitas diariamente.
É uma edificação em estilo neogótico, com arquitetura imponente, vitrais magníficos (cuja pintura conta um pouco da tradição religiosa da cidade), inúmeras estátuas, a “La Lumiére Fut” (uma iluminação especial), além da impressionante decoração do teto, em um azul estrelado a simbolizar o Reino dos Céus e a veneração à Nossa Senhora, padroeira da cidade.
Construída entre 1823 e 1829, possui uma decoração interna em madeira, um exuberante órgão com mais de cem anos de idade evidenciado logo no início do templo, e ainda a belíssima Capela Sacré-Coeur (nos fundos da basílica), com uma decoração também toda em madeira, com detalhes dourados e iluminação natural que penetra magicamente em todo o ambiente.
2 – Sanctuaire Sainte-Anne-de-Beaupré
Este é um santuário pequeno e charmoso situado na região de Sainte-Anne-de-Beaupré, às margens do Rio St. Laurent, a mais ou menos 32 km da cidade de Québec, bem no caminho do Canyon de Sainte Anne.
Foi construído especialmente como uma homenagem à Santa Ana, a mãe da Virgem Maria e padroeira da cidade, e recebe anualmente cerca de 500 mil visitantes, um número que sobe para de 1 milhão de devotos no dia 26 de julho (festa de Sant’ana) em busca do clima de paz e magia que circunda o lugar que, acredita-se, foi palco de inúmeros milagres que envolve, inclusive, a cura de doenças graves.
A sua arquitetura é em estilo neo-romano –como as tradicionais basílicas europeias–, repleta de vitrais, mosaicos, pinturas, estátuas de santos e mártires, paredes de granito, as imponentes esculturas dos santos apóstolos e de Santa Ana, o “Caminho da Cruz” (com diversas passagens da vida de Jesus), além da Pietá, de Michelangelo.
3 – Notre-Dame-de-Bonsecours Chapel
A “Igreja dos Marinheiros”, como é carinhosamente conhecida, é um dos mais tradicionais locais sagrados do Canadá. Foi erguido por volta de 1770 sobre os escombros de uma capela que, segundo historiadores, teria sido destruída pelo fogo.
A igreja está localizada na rua Bonsecour, na chamada “Old Montreal” (Antiga Montreal), província de Québec, e chama a atenção pela sua arquitetura neogótica, o interior ricamente decorado, o show de luzes, entre outras peculiaridades que podem ser admiradas durante 1 hora de um tour considerado inesquecível por milhares de devotos que a visitam anualmente.
4 – Igreja de São João Evangelista
A Igreja de São João Evangelista, fundada em 1753, está situada na região central de Ottawa, na província de Ontário, e é considerada a segunda mais antiga do Canadá. É cercada por magníficos vitrais, uma impressionante arquitetura em madeira, que lembra o estilo gótico adaptado pelos norte-americanos, acústica impecável, além de um imponente campanário que chama a atenção, à primeira vista, dos mais de 600 mil visitantes anuais da igreja.
Por estar localizada numa colina na região de Luxemburgo (Patrimônio Histórico Nacional), presenteia os visitantes com uma das melhores vistas da cidade, além das suas atrações, dentre as quais “A Ceia do Senhor”, as apresentações de corais, que se destacam graças à acústica do local, além de atividades típicas de uma igreja simples, pequena e charmosa.
5 – Oratório de São José do Monte Royal
De acordo com historiadores, trata-se da mais importante igreja canadense dedicado a São José em todas as Américas.
Localizado ao fim de mais de 147 degraus (para alguns, 282), oferece uma vista magnífica da região de Monte Royal (em Montreal), um belo jardim e estátuas que representam passagens da via-crucis, além de uma cultuada capela fundada pelo frade André (criador do oratório em 1905), cujo túmulo pode ser encontrado no local.
É um templo de oração, adoração e peregrinação para cerca de 2 milhões de devotos que o visitam a cada ano.
6 – Cathedral of Marie-Reine-du-Monde
Esta catedral é uma espécie de réplica da famosa Basílica de São Pedro (em Roma), e está localizada no centro da cidade de Montreal, como sede da arquidiocese da cidade desde o final do século 19, quando foi erguida sob o comando do bispo Ignace Bourget que, inclusive, foi honrado com uma estátua em sua homenagem.
Repleta de belos mosaicos, jardins extremamente bem cuidados (que servem como morada para diversas espécies da fauna canadense), colunas e pilares imponentes, incríveis esculturas dos santos patronos de Montreal, restaurantes, lojas de souvenires, além de uma imensa cúpula, é, por isso mesmo, considerada uma parada obrigatória na cidade.
7 – Nossa Senhora do Santuário do Cabo
A Nossa Senhora do Santuário do Cabo, fica na rua Notre-Dame Est, na cidade de Trois-Riviéres, na via QC-138 ou Chemin du Roy (Caminho do Rei), entre Quebéc e Montreal. Ela pode ser definida como um lugar sagrado para os que buscam um ambiente de paz, silêncio e orações profundas.
Com mais de 250 mil visitas anuais, o templo é considerado um Patrimônio Religioso e Cultural, erguido em 1720 por monges jesuítas (ou em 1650, para alguns historiadores) em homenagem à Virgem Maria que, segundo a lenda, já teria realizado inúmeros milagres no local, inclusive aberto os seus olhos diante dos fiéis totalmente incrédulos com o que acabavam de presenciar.
8 – Igreja da Nossa Senhora Imaculada
No centro da cidade de Guelph, província de Ontário, próximo ao Museu Cívico, construído em 1870 no topo de uma montanha, com arquitetura tipicamente europeia, de estilo gótico, belos vitrais com um colorido deslumbrante, além do teto decorado com passagens bíblicas.
A igreja é local de peregrinação para mais de meio milhão de devotos, anualmente, em busca da paz, tranquilidade e de toda a espiritualidade que envolve um templo cristão do século 19, que conseguiu preservar praticamente todo o seu patrimônio durante séculos de destruição e reconstrução, que só teve fim por volta de 1926.
Fonte: www.etacanadavisa.com.br