Conheça as melhores cidades para aposentados no Canadá

Que o Canadá é um dos destinos preferidos dos intercambistas brasileiros, não é nenhuma novidade. Mas quais seriam as melhores cidades canadenses para aposentados?

Para a maioria dos aposentados, alguns fatores são determinantes para que um país atenda às suas expectativas, como boa infraestrutura, clima ameno, um sistema de saúde eficiente, baixos índices de criminalidade, entre outras características consideradas ideais para quem pode aproveitar a vida sem a preocupação com o trabalho.
Victória, British Colúmbia. Fundada em 1843, hoje é a preferida entre os aposentados no Canadá.

Victória, British Colúmbia. Fundada em 1843, hoje é a preferida entre os aposentados no Canadá
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Victória, British Colúmbia. Fundada em 1843, hoje é a preferida entre os aposentados no Canadá

Com relação a esses aspectos, quando se trata do Canadá, isso não é exatamente um problema, pois qualquer província isolada do país, como a Prince Edward Island, a Saskatchewan ou mesmo a pequena Yukon, oferece o básico para existência de um indivíduo nas melhores condições possíveis. Nelas, você encontra bom hospital, ar puro, apesar do clima bem mais frio que no Brasil, e boa infraestrutura.

Veja agora uma lista com as melhores cidades para aposentados no Canadá, levando em consideração a segurança, qualidade de vida, e, principalmente, a infraestrutura.

Victória, British Colúmbia

Considerada, atualmente, a queridinha dos aposentados, essa cidade, localizada na região Oeste do país, possui um dos climas mais agradáveis do Canadá, com temperaturas pouco variáveis, entre O°C e 8°C no inverno e 18°C e 20°C no verão, em média.

Além disso, possui uma boa infraestrutura, excelentes hospitais, imensos espaços para caminhadas, ciclismo e corrida, sem falar dos museus, teatros, praças e jardins, que podem ser excelentes lugares para visitas tranquilas e interessantes.

Calgary

Calgary está entre as 10 melhores cidades do mundo para se viver
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Calgary está entre as 10 melhores cidades do mundo para se viver

Já essa cidade, localizada na província de Alberta, é considerada uma região mais interiorana, sem a agitação dos grandes centros, porém com toda a estrutura necessária para atender às principais necessidades dos aposentados.

Eleita a 3ª mais segura do Canadá e a 5ª entre as 10 melhores cidades do mundo para se viver, segundo a prestigiosa revista britânica “The Economist”, com avaliação máxima em educação, saúde e infraestrutura, é também uma referência quando se trata de tranquilidade.

Aqui, é possível encontrar uma casa por um valor que chega a quase 1/3 do que é cobrado nas outras grandes cidades, além de poucos dias do ano com temperaturas abaixo de 0°C.

Vernon, British Colúmbia

Vernon está estra as cidades mais desejáveis para se aposentar em toda a América
Créditos: Getty Images
Vernon está estra as cidades mais desejáveis para se aposentar em toda a América

Cidade com não mais que 40 mil habitantes, situada na região norte do Vale de Okanagan, antiga região aborígene, tem na natureza o seu maior patrimônio.

Por isso, faz questão de manter um clima saudável, com ruas e avenidas repletas de jardins e árvores exuberantes, sem, contudo, deixar de oferecer a melhor estrutura de saúde possível, boas escolas, excelente infraestrutura, e, para completar, imóveis com preços bastante acessíveis.

Em 2005 foi eleita, pela revista americana “Consumer Reports”, “uma das seis comunidades mais desejáveis para se aposentar em toda a América”. Não é à toa que está na lista das melhores cidades para aposentados no Canadá.

Rimouski, Quebec

Cidade tem 1,5 médico para cada 1000 habitantes
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Cidade tem 1,5 médico para cada 1000 habitantes

Na região urbana da província de Quebec, às margens do Bas-Saint-Laurent, está essa que é conhecida como uma “Metrópole Regional”, graças às suas características bastante peculiares –típicas de uma pequena cidade– aliadas às dos grandes aglomerados urbanos, sendo, inclusive, considerado um centro de negócios e serviços. Ela também é referência quando o assunto é o sistema de saúde.

Qualidades que se juntam a outras, como 1,5 médico para cada 1000 habitantes; metade do ano com temperaturas acima de 0°C; menos de 50 mil habitantes ou 166 habitantes por km²; entre outras características que a colocam na lista de uma das melhores cidades para aposentados no Canadá.

Burlington, Ontário

Burlington ostenta o título de uma das mais disputadas por aposentados no país

Se você procura uma vida pacata, mas que ofereça um dia a dia bastante ativo, mesmo após a aposentadoria, Burlington, localizada às margens do Lago Ontário, é o lugar ideal.

Cidade com cerca de 190 mil habitantes, já foi considerada “a melhor cidade do seu tamanho para se viver no Canadá”, e ainda hoje ostenta o título de uma das mais disputadas por aposentados no país.

Para completar, o inverno aqui é menos rigoroso do que em outras regiões de Ontário e o verão, apesar de quente, é abrandado por uma doce brisa vinda do lado Ontário. Além disso, tem uma estrutura com bons hospitais gratuitos.

Ela está fora do circuito agitado do país, o que pode ser uma vantagem para o aposentado que não quer saber de agito.

Toronto

Apesar de cosmopolita e agitada, os baixos índices de criminalidade fazem de Toronto uma das escolhidas dos aposentados

Essa é a maior cidade do Canadá, com quase 2,8 milhões de habitantes. Toronto é famosa por ser cosmopolita, importante centro financeiro e pólo industrial e por receber anualmente uma enxurrada de estudantes em seu famoso intercâmbio estudantil.

Você pode se perguntar, nesse momento, por que ela está na lista das melhores cidades para aposentados no Canadá.

A resposta é simples. Apesar de números tão impactantes, Toronto possui uma das menores taxas de criminalidade de toda a América, com taxa de 1,2 homicídio por 100 mil habitantes, e é considerada a 3ª cidade mais segura do Canadá, segundo relatório da Statistic Canadá. Ela conta, ainda, com 1,2 médico para cada 1000 habitantes. Todas essas características fazem com que seja escolhida pelos aposentados que buscam mais do que uma vida pacata, serena e sem atividade.

Quebec

Vista panorâmica de Quebec
Créditos: Getty Images
Vista panorâmica de Quebec

A famosa “Ville de Québec”, capital da província de mesmo nome, possui cerca de 500 mil habitantes, e é considerada “a cidade mais francesa das Américas”, devido ao seu charme parisiense e seu empenho em manter as características dos seus colonizadores.

É reconhecida por indivíduos aposentados como uma das melhores cidades para se viver no Canadá, devido, principalmente, ao seu custo de vida bem mais baixo que o das outras grandes metrópoles; à sua segurança, considerada quase perfeita; aos serviços médicos de excelência; e à prioridade que dá ao bem-estar das famílias.

Oakville, Ontário

A cidade tem comércio pujante e ruas tradicionais com arquitetura do século 16

E, finalmente, uma das mais charmosas cidades canadenses, a 35 minutos do centro de Toronto, e que tem como característica mesclar o passado com a modernidade. Possui cerca de 200 mil habitantes (1,3 habitante por km²).

Tem comércio pujante; ruas tradicionais, com arquitetura do século 16; excelente sistema de saúde; um dos melhores climas de todo o Canadá, com médias de 8,3°C; e é exemplo ao se esforçar para se adequar às novas exigências de sustentabilidade e preservação ambiental.

Essa foi a nossa lista com as melhores cidades para aposentados no Canadá. Fique à vontade para deixar seu comentário sobre a cidade de sua preferência no Canadá e compartilhar este artigo com amigos.

Fonte: www.etacanadavisa.com.br