Acampar é opção de viagem segura na pandemia
Ar livre e distância das aglomerações reduzem as chances de contaminação neste tipo de turismo
As poucos as viagens começam a ser retomadas no Brasil depois de uma longa quarentena. Os destinos próximos e que oferecem maior contato com a natureza estão em alta, principalmente aqueles em que dá para ir de carro.
Mas viajar neste momento é seguro? A resposta é “sim”, e uma das melhores opções de turismo no momento é acampar.
Esta opção foi considerada a mais adequada pela entidade médica norte-americana Texas Medical Association. Isso porque é feita em espaços abertos, geralmente pouco ocupados, onde só há contato intenso com as pessoas que foram viajar juntas e estão dividindo a barraca.
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
Outra favor relevante sobre a prática é que não é necessário utilizar itens que outras pessoas já usaram, como ocorre quando a hospedagem é feita em hotéis e pousadas. Neste caso, é possível levar seus próprios itens pessoas, como travesseiro, colchão e cobertor.
Acampar: Quais itens levar?
Muitos campings, além de mais seguros por serem um local particular, têm também uma estrutura básica, como banheiro e até mesmo cozinha, mas, independentemente do local escolhido para o acampamento, alguns itens não podem ser esquecidos.
Para maior conforto
Há alguns itens que, apesar de ser possível ter uma boa experiência de acampamento sem eles, contribuem para o conforto na viagem. Quem optar por usar sacos de dormir deve levar também um isolante térmico –eles ficam no chão da barraca e permitem que quem estiver dormindo não passe frio. Se os colchões infláveis forem os escolhidos, o isolamento não é tão necessário, mas é válido pensar em levar um compressor de ar portátil para enchê-los.
Além disso, é essencial levar consigo uma boa iluminação. Recomenda-se utilizar as headlamp –lanterna que fica presa à cabeça, permitindo o movimento de ambas as mãos e iluminando exatamente na direção do que está sendo observado.
Para alimentação
Comidas já preparadas em casa correm um grande risco de estragarem sem refrigeração. Por isso, o ideal é preparar tudo na hora. Fogareiros que funcionam a gás permitem que o preparo das refeições seja feito de forma rápida. Atente-se também em levar um reservatório grande de água. Existem modelos feitos de plástico maleável que, quando vazios, não ocupam espaço.
Para higiene
O reservatório de água também pode ajudar em banhos ou lavagem das mãos, mas há a possibilidade da água ser escassa e ter de ser economizada. Portanto, os lenços umedecidos são a solução neste caso. Além de compactos e renderem muito, podem ser usados em qualquer parte do corpo.
Mesmo em campings com banheiro, é corriqueiro que falte papel higiênico, e este é um item essencial. Um rolo inteiro pode ser demais e ocupar espaço na mochila sem motivo. Então, o ideal é levar apenas o necessário para os dias que passará acampado.