Aeroporto de Guarulhos tem novos postos de controle automático de passaportes

Passageiros contam com novos e-gates, que utilizam tecnologia biométrica de última geração

09/12/2025 00:24

Brasileiros que embarcam ou desembarcam de voos internacionais no Terminal 3 no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, passam a contar com novos e modernos postos de controle automático de passaportes.

Agora, os passageiros contam com 27 ABC-Gates, que utilizam tecnologia biométrica de última geração. São nove portas automáticas para conferência de passaporte instaladas na área do embarque e 18 no desembarque –antes eram três e seis, respectivamente.

Aeroporto de Guarulhos amplia portas de controle automatizado de passaporte
Aeroporto de Guarulhos amplia portas de controle automatizado de passaporte - Divulgação/SITA

A implementação é uma parceria entre a GRU Airport –concessionária que administra o terminal– e a SITA,  empresa de tecnologia para aeroportos, sendo o maior projeto de automação aeroportuária do Brasil.

No Terminal 2, a modernização está prevista para ser concluída em março, segundo site Melhores Destinos. Atualmente, o espaço conta com três postos automáticos no embarque e quatro no desembarque. Com as mudanças programadas, esses números serão ampliados para seis no embarque e nove no desembarque.

Somando todas as fases de implementação, o projeto prevê a instalação de 42 novos portões automáticos, reforçando a agilidade e a eficiência no controle de passageiros.

Novidade deve acelerar controle de passaportes em Guarulhos

Os novos postos de controle automático de passaportes prometem agilizar a passagem pela imigração, reduzir filas e reforçar a precisão das checagens. Para a Polícia Federal, responsável pelo controle migratório e de passaportes, a modernização permite melhor gestão de recursos e maior eficiência operacional.

As novas portas de controle automático de passaporte na área de embarque no Terminal 3
As novas portas de controle automático de passaporte na área de embarque no Terminal 3 - Divulgação/SITA

“Estamos felizes em dar mais um passo rumo a uma jornada mais eficiente, ágil e segura para os viajantes do Aeroporto Internacional de São Paulo. A instalação das novas ABC Gates, em colaboração com a SITA, reforça o compromisso do GRU Airport em inovar continuamente e oferecer a melhor experiência ao passageiro”, afirma Marcelo Vasconcellos, diretor de Operações do GRU Airport.

A Sita, que já mantém outras parcerias tecnológicas com o terminal paulista, afirma que o projeto marca um avanço para o país ao integrar soluções biométricas capazes de lidar com o crescimento do fluxo internacional de passageiros.

A área de desembarque agora conta com 18 portas automáticas
A área de desembarque agora conta com 18 portas automáticas - Divulgação/SITA

“O controle de fronteiras é um dos pontos mais críticos da jornada aeroportuária, onde eficiência e segurança precisam caminhar lado a lado”, diz Daniel Granado, diretor da SITA Brasil.

A implementação, realizada em conjunto com a Digicon, empresa brasileira sediada no Rio Grande do Sul, também fortalece a indústria nacional de tecnologia e estimula as capacidades locais de inovação.

Quem pode usar os postos de controle automático de passaportes?

O sistema está disponível exclusivamente para cidadãos brasileiros maiores de 18 anos que possuam passaporte eletrônico emitido pela Polícia Federal. Documentos expedidos por consulados brasileiros no exterior não são aceitos, já que utilizam padrões distintos de chip e registro.

O passaporte eletrônico brasileiro, que incorpora um chip com informações pessoais e biométricas, começou a ser emitido de forma experimental em 2010 e passou a ter uso nacional em 2011. Desde então, todos os passaportes emitidos no país seguem esse modelo.