Aeroporto de Salvador testa embarque por biometria facial
Terminal da capital baiana é o segundo do país a receber o projeto-piloto
O aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães, o Salvador Bahia Airport, começou a testar o processo de embarque por biometria facial. Batizado de Embarque + Seguro, o sistema dispensa o uso de documento de identificação, pelos passageiros, na hora do embarque.
A tecnologia está sendo testada inicialmente com passageiros voluntários da companhia aérea Gol.
No momento do check-in no aeroporto, é feita a validação biométrica do passageiro, comparando os dados e foto tirada na hora, com a base do governo e a vinculação ao cartão de embarque. Para entrar na aeronave, o embarque ocorre por meio de identificação facial por biometria, sem a necessidade de apresentar qualquer documento.
- Aeroporto de Guarulhos ganha terminal exclusivo ultra VIP com atendimento personalizado; veja fotos
- Ethiopian Airlines tem passagens com 10% de desconto
- Voa Brasil: como comprar passagem aérea a R$ 200
- Temporada de cruzeiros no Brasil terá 9 navios e mais de 200 roteiros
O banco de dados usado para validação das informações das pessoas agrega a base de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), bem como das CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Na prática, não só os motoristas, mas também todos os eleitores que fizeram o cadastramento biométrico no TSE, poderão usufruir das facilidades da validação biométrica para viajar.
Ao todo, segundo o Ministério da Infraestrutura, são 67 milhões de CNHs e 120 milhões de eleitores cadastrados.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
A tecnologia foi desenvolvida por meio de uma parceria com o Serpro, que é a empresa de inteligência em Tecnologia da Informação do governo federal, com o objetivo de tornar “mais eficiente o processo de embarque nos aeroportos e mais seguras as viagens aéreas”.
A tecnologia de reconhecimento facial para a identificação do passageiro e embarque automático já é utilizada em diversos aeroportos do mundo. O que não existia, até o momento, era um sistema nacional unificado que possibilitasse checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade do passageiro a partir do cruzamento com diferentes bases de dados governamentais.
O programa também está sendo testado com passageiros no aeroporto de Florianópolis.