África do Sul aposta em voo inédito para atrair brasileiros

Com rota para Cidade do Cabo e retorno do voo para Johannesburgo, brasileiros ganham novas opções de destinos

10/11/2023 11:14

Brasileiros ganharam mais um opção de voo para África do Sul. Depois de mais de três anos de ausência, a South African Airways voltou a operar voos direto entre o Brasil e o país africano.

Além da retomada da rota entre Johannesburgo e São Paulo no último dia 6 de novembro, suspensa desde o começo da pandemia, a SAA também passou a operar voo inédito entre a Cidade do Cabo (Cape Town) e a capital paulista no final de outubro.

Recepção aos passageiros no voo inaugural da South African Airways para a Cidade do Cabo
Recepção aos passageiros no voo inaugural da South African Airways para a Cidade do Cabo - Márcio Diniz/Catraca Livre

Este último, aliás, é a grande aposta do South African Tourism (órgão oficial de turismo) para atrair novamente turistas brasileiros ao país.

Como apelo, além do voo ser mais curto do que para Miami (EUA) –cerca de 7 horas contra 9h–, a África do Sul é também bem acessível ao bolso dos brasileiros, sendo uma excelente alternativa em tempos de dólar nas alturas, e muito mais bonita, por sinal. Para se ter uma ideia, R$ 1 é equivalente a 3,81 rands sul-africanos na cotação atual.

South African opera quatro voos entre Brasil e África do Sul
South African opera quatro voos entre Brasil e África do Sul - Márcio Diniz/Catraca Livre

Mas a vantagem vai muito além do bolso. A Cidade do Cabo oferece atrações turísticas para todos os gostos, como a contemplativa Table Mountain e a belíssima praia de Camps Bay –eleita uma das 15 mais bonitas do mundo–, riquíssima gastronomia e excelentes vinhos por preços justo.

Brasileiros retomam viagens para África do Sul

O retorno dos voos diretos entre Brasil e África do Sul já começa a mostrar resultado. Em setembro, mês no qual a Latam Airlines deu início às operações da rota São Paulo – Johanesburgo, o país recebeu 106,7% mais brasileiros que no mesmo período do ano anterior.

O número passou de  1.368 visitantes registrados em setembro de 2022, para 2.828 em setembro de 2023.

São Paulo passa a contar com voo inédito para Cidade de Cabo, na África do Sul
São Paulo passa a contar com voo inédito para Cidade de Cabo, na África do Sul - Divulgação

Em 2019, ano antes da pandemia, a África do Sul recebeu 80 mil brasileiros e somente nos três primeiros meses de 2020 foram 25 mil.

“Os números de setembro ainda não refletem a entrada da SAA, que só começou a voar na semana passada, e, ainda assim, já dobramos o número de turistas brasileiros no país. Isso tudo mostra que 2024 será o ano da África do Sul no Brasil”, diz Marcelo Marques, Trade Relations Manager do South African Tourism no Brasil.

Chegada ao aeroporto de Cape Town, segundo aeroporto mais movimentado da África do Sul e o terceiro do continente africano
Chegada ao aeroporto de Cape Town, segundo aeroporto mais movimentado da África do Sul e o terceiro do continente africano - Márcio Diniz/Catraca Livre

A Catraca Livre viajou a convite da South African Airways e da South African Tourism no voo inaugural para a Cidade do Cabo e conta abaixo como foi a experiência.

Como é voar para Cidade do Cabo com a South African

Em ambas rotas para capital paulista, a South African Airways opera com modernos Airbus A330-300, na configuração 2-4-2 e duas classes –46 lugares na executiva e 203 na econômica, o que permite mais espaços entre as poltronas.

Classe executiva do A330-300 da South African Airways
Classe executiva do A330-300 da South African Airways - Márcio Diniz/Catraca Livre

Para nós, brasileiros, o principal diferencial é com relação a bagagem despachada. Enquanto a maioria das companhias oferece apenas uma mala de 23kg, na South African Airways são duas de até 32 kg, independente da classe em que o passageiro viaja, além de uma peça de mão com até 10 kg.

Todos os passageiros também recebem um kit de amenities, que incluí escova e creme dental, máscara de olhos para dormir e meias.

Por ser um voo inaugural, a aeronave estava com apernas 60% das poltronas ocupadas, o que tornou a viagem ainda mais confortável.

O sistema de entretenimento a bordo oferece uma boa seleção de filmes, séries, jogos e programação infantil. No entanto, boa parte da programação não dispõe de legendas em português.

Destaque para o serviço de bordo, com duas refeições –jantar e café da manhã, na ida, e almoço e um lanche, na volta– e variada opções de bebidas sem ou com álcool, como Amarula e vinhos sul-africanos.

Café da manhã servido no voo para Cape Town
Café da manhã servido no voo para Cape Town - Márcio Diniz/Catraca Livre

Outro diferencial é o atendimento da tripulação, sempre solícitos e prestativos, o que faz toda a diferença numa longa viagem, ainda mais quando tentam se comunicar no seu idioma.

Param quem ama viajar na janela, a chegada a Cape Town é daquelas imagens que ficarão marcadas para sempre.

Vista da chegada a Cape Town, na África do Sul
Vista da chegada a Cape Town, na África do Sul - Márcio Diniz/Catraca Livre

A vista da cidade encravada entre a Table Mountain e o oceano Atlético é uma das mais bonitas que você verá em sua vida. Algo semelhante, creio, só a chegada ao Rio de Janeiro pelo aeroporto Santos Dumont.

Dica: pegue assento do lado direito do avião. Se for de econômica, escolha as poltronas das fileira 62 e 65.

Voos da South African

A South African Airways opera quatro voos semanais diretos entre o Brasil e a África do Sul. São dois para a Cidade do Cabo (terças e sábados) e dois com destino a Johanesburgo (segundas e quintas).

South African Airways opera quatro voos semanais entre Brasil e África do Sul
South African Airways opera quatro voos semanais entre Brasil e África do Sul - Divulgação

De outubro a dezembro, o voo SA 0226 decola da Cape Town às 12h55 pousa em São Paulo às 16h35. O voo de volta, SA 0227, sai de Guarulhos às 18h05 e chega no destino sul-africano às 6h40.

De Johanesburgo, o voo SA 0222 parte às 11h20 e chega a São Paulo às 16h15, com retorno com o voo SA 0223, saindo de Guarulhos às 17h45 e chegando a Johanesburgo às 7h45.

Para viajar à África do Sul, brasileiros não precisam de visto e podem ficar até 90 dias no país. No entanto, é necessário apresentar o Certificado Internacional de Vacina contra a Febre Amarela (CIVP) antes do embarque, ainda no check-in em Guarulhos. Saiba como tirar aqui.