Aiuruoca tem clima agradável e povo acolhedor
Seu nome é sugestivo, deriva do tupi, e significa ‘casa do papagaio’. Com características típicas das cidades do sul de Minas Gerais, Aiuruoca tem clima agradável e povo acolhedor.
A cidade abriga muitas cachoeiras, corredeiras, picos, montanhas e uma rica e preservada Mata Atlântica. Um dos atrativos mais procurados e visitados é o Pico do Papagaio, formação rochosa que se eleva a 2,1 mil metros de altitude com, formas delicadas que termina em uma grande piscina natural de águas cristalinas.
Mais de 300 anos de história estão presentes nos casarões e fazendas coloniais, nas travessas calçadas de pedra, nas imagens sacras barrocas, nas festividades bicentenárias –como a Semana Santa— e nas palavras de seus poetas, sendo Dantas Motta o patriarca.
- 3 lugares para viajar em Minas Gerais gastando pouco e comendo bem
- Paraíso mineiro: Conheça Aiuruoca, um destino ‘escondido’ na Serra da Mantiqueira
- Interior de SP tem um dos nasceres do sol mais bonitos do Brasil
- Os 10 Parques Nacionais brasileiros mais ‘Instagramados’
Além disso, outros pontos turísticos que merecem destaques são as cachoeiras (mais de 50), entre elas dos Garcias, das Fadas, Duas Quedas e Deus me Livre. Os mais de 20 picos impressionam, assim como o ‘Parque Estadual da Serra do Papagaio’, o Vale do Matutu, o Vale dos Garcias e a Serra Verde.
Quem frequenta a região desde as últimas décadas têm na memória as sensações, alegrias e amores consequentes de se adiantar em uma semana a festa.