Aiuruoca tem clima agradável e povo acolhedor

Seu nome é sugestivo, deriva do tupi, e significa ‘casa do papagaio’. Com características típicas das cidades do sul de Minas Gerais, Aiuruoca tem clima agradável e povo acolhedor.

Aiuruoca possui cercar de 50 cachoeiras

A cidade abriga muitas cachoeiras, corredeiras, picos, montanhas e uma rica e preservada Mata Atlântica. Um dos atrativos mais procurados e visitados é o Pico do Papagaio, formação rochosa que se eleva a 2,1 mil metros de altitude com, formas delicadas que termina em uma grande piscina natural de águas cristalinas.

Vista da Fazenda Guapiara

Mais de 300 anos de história estão presentes nos casarões e fazendas coloniais, nas travessas calçadas de pedra, nas imagens sacras barrocas, nas festividades bicentenárias –como a Semana Santa— e nas palavras de seus poetas, sendo Dantas Motta o patriarca.

A Igreja Nossa Senhora da Conceição, matriz de Aiuruoca

Além disso, outros pontos turísticos que merecem destaques são as cachoeiras (mais de 50), entre elas dos Garcias, das Fadas, Duas Quedas e Deus me Livre. Os mais de 20 picos impressionam, assim como o Parque Estadual da Serra do Papagaio’, o Vale do Matutu, o Vale dos Garcias e a Serra Verde.

A cachoeira da Antiga Usina

Quem frequenta a região desde as últimas décadas têm na memória as sensações, alegrias e amores consequentes de se adiantar em uma semana a festa.