Além de Veneza e Amsterdã: veja outros canais imperdíveis pelo mundo

Esses caminhos de água oferecem aos visitantes uma perspectiva única da terra firme e da história local

Usados pela humanidade pelo menos desde 4.000 A.C e originalmente voltados ao transporte e à distribuição de água, hoje os canais oferecem aos viajantes muito mais do que apenas praticidade.

Além de contribuírem para a beleza de uma cidade, esses caminhos de água oferecem aos visitantes uma perspectiva única da terra firme e da história local.

O pessoal da Booking.com pesquisou a geografia e o território de mais de 227 países para sugerir destinos para você mergulhar de cabeça!

Alleppey (Kerala, Índia)

Conheça um lado diferente da Índia ao viajar para o Estado de Kerala, no sul do país. A região é famosa por seus remansos –distribuídos por mais de 1.500 km de canais, lagunas, lagos e rios, tradicionalmente usados para transporte e pesca. É o destino perfeito para entrar em contato com a cultura local.

A região é famosa por seus remansos –distribuídos por mais de 1.500 km de canais
Créditos: Divulgação/Alleppey Tourism
A região é famosa por seus remansos –distribuídos por mais de 1.500 km de canais

Para chegar lá, suba a bordo de um cruzeiro turístico ou fique em sua própria acomodação em um barco. Assim, você já tem um lugar para dormir e poderá curtir com calma as margens tropicais banhadas pelas águas verde-jade. Ou, se preferir, explore os cursos de água ainda mais de perto fazendo passeios de caiaque e canoa. A principal porta de entrada para lá é Alleppey, localizada a duas horas de carro do aeroporto de Kochi.

Fenghuang (China)

Fenghuang, “cidade anciã” cujo nome é uma homenagem à fênix chinesa, está cercada pela beleza natural da água e da vegetação verde-esmeralda. A vida nessa antiga cidade flui com o rio Tuo Jiang.

A vida nessa antiga cidade flui com o rio Tuo Jiang
Créditos: aphotostory/iStock
A vida nessa antiga cidade flui com o rio Tuo Jiang

E é navegando por ele, em um barco tradicional, que você poderá admirar da melhor forma esse destino histórico e seu cotidiano –como moradores lavando suas roupas no leito do rio ou pescadores saindo para mais um dia de trabalho. Maravilhe-se com tudo: desde as casas empoleiradas nas margens, conhecidas como “Diaojiaolou”, às majestosas montanhas de Tianmen.

Corinto (Grécia)

Uma obra de engenharia impressionante, o Canal de Corinto separa o território continental da Grécia do da península de Peloponeso, ligando as águas do golfo de Corinto às de Sarônico, no Mar Egeu. Também conhecido por ser um dos canais mais estreitos do mundo, ele foi projetado para encurtar o tempo de viagem das embarcações.

Canal de Corinto separa o território continental da Grécia do da península de Peloponeso
Créditos: Gargolas/iStock
Canal de Corinto separa o território continental da Grécia do da península de Peloponeso

O Canal de Corinto leva o mesmo nome de uma cidade nas redondezas. Apesar de ter sido construído no final do século 19, sendo, portanto, uma obra moderna, sua primeira idealização ocorreu no século 7 A.C, quando o ditador Periandro e, mais tarde, Júlio César, buscavam soluções para encurtar as viagens de barco na região. É difícil não se maravilhar com as íngremes paredes de calcário do canal, que você pode observar tanto a bordo de um cruzeiro turístico do Porto de Pireus ou saltando de um bungee jump da ponte que cruza o canal.

Bruges (Bélgica)

Bruges, também chamada de “Veneza do Norte”, abriga diversos canais e pontes, além do rio Reie. É o destino perfeito para aqueles que amam estar cercados por charmosos cursos d’água. Seus canais já foram chamados de “artérias da cidade” e são ideais para explorar a região.

Bruges, também chamada de “Veneza do Norte”, abriga diversos canais e pontes, além do rio Reie
Créditos: dem10/iStock
Bruges, também chamada de “Veneza do Norte”, abriga diversos canais e pontes, além do rio Reie

Basta um passeio de barco para se deparar com belas pontes e descobrir lindas paisagens pelo caminho. Em terra firme, Bruges também encanta os visitantes com a Torre do Campanário e a Igreja de Nossa Senhora. E, para quem busca uma vida mais doce, nada melhor do que provar os deliciosos chocolates artesanais do país, feitos em lojas como a Dumon Chocolatier e a The Chocolate Line.

Leiden (Holanda)

Os canais de Leiden foram construídos no início do século 17 para proteger a cidade, tornando-se uma das maiores obras de engenharia voltadas à defesa na Europa.

Os canais de Leiden foram construídos no início do século 17
Créditos: thehague/iStock
Os canais de Leiden foram construídos no início do século 17

Os visitantes podem garantir uma visão privilegiada dos barcos no Zijlpoort, o portal da cidade, ou conhecer a fundo esse belo destino explorando a Leiden Citadel, uma antiga fortaleza famosa por sua vista panorâmica do centro velho. E, caso você curta a tranquilidade da natureza, o Hortus Botanicus Leiden, além de espetacular, é o mais antigo jardim botânico da Holanda.

Hoi An (Vietnã)

Localizada na costa central do Vietnã, a antiga cidade de Hoi An é considerada um Patrimônio Mundial pela Unesco. Estreitas e movimentadas, as ruas da cidade e seus canais apresentam uma arquitetura peculiar e são iluminadas por lanternas.

A cidade de Hoi An é considerada um Patrimônio Mundial pela Unesco
Créditos: hadynyah/iStock
A cidade de Hoi An é considerada um Patrimônio Mundial pela Unesco

Percorra as ruas antigas do centro, de preferência a pé ou de bicicleta, já que em alguns horários a circulação de carros é restrita. Você também pode conhecer a região em um cruzeiro no canal ou desafiando seus sentidos –visão, olfato e paladar– na doca do Mercado Central, que oferece comida e artesanato aos visitantes. Atravessando o canal, está a Ponte Japonesa Coberta, toda decorada em madeira, que funciona como uma passarela de pedestres.