Bagagens de voos internacionais serão fotografadas
Ideia é evitar que criminosos troquem malas no aeroporto de destino
O governo federal lançou um programa para aumentar a segurança nos aeroportos do Brasil. Entre as medidas, o projeto prevê que todas as bagagens de voos internacionais sejam fotografadas, individualmente, antes do embarque.
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, os passageiros receberão as fotos, durante o voo, em mensagem no Whatsapp, que podem ser usadas para comprovar o pertencimento.
O programa, batizado de “Aeroportos+Seguros”, ainda prevê a instalação de novos equipamentos de raio-x e scanners corporais, inspeção de bagagens, uso de mais câmeras na área de check-in
Projeto também vai restringir o uso de celular pelos funcionários em alguns locais dos terminais.
Guarulhos será o 1º aeroporto com o novo controle de bagagens
O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, será o primeiro a ter as mudanças implementadas. Ao todo, serão investidos no terminal paulista cerca de R$ 40 milhões.
Além de novas câmeras de monitoramento, Guarulhos vai receber uma série de controle de segurança, como identificação de acesso individualizada ao sistema de bagagem.
A medida também estabelece que acesso às áreas restritas do aeroporto de Guarulhos seja feito por sistema biométrico.
“Parte do pessoal do crime organizado faz chantagem com aquelas pessoas [que trabalham em áreas internas dos aeroportos]. Sem celular, ficam sem esse contato”, disse o ministro.
Em uma segunda fase, as ações serão levadas a outros aeroportos com voos para o exterior.