Beleza de Florença pode causar surto psicótico em turistas

Conhecida como síndrome de Florença, doença causa taquicardia e alucinações nos visitantes mais suscetíveis

05/03/2020 16:40

Famosa pelas obras de arte e monumentos históricos renascentistas, a cidade de Florença é o paraíso para os aficionados por cultura. A capital da Toscana é dona de tamanha beleza capaz até de adoecer os turistas.

Sim, Florença pode causar danos à saúde. É a chamada síndrome de Florença ou síndrome de Stendhal, escritor francês que fez o primeiro relato dos sintomas da enfermidade em 1817, quando visitava a cidade.

Florença é o berço do Renascimento e ponto obrigatório para amantes da arte
Florença é o berço do Renascimento e ponto obrigatório para amantes da arte - ChiccoDodiFC/iStock

O surto acontece quando os turistas entram em contato com construções históricas e obras de arte espalhadas pela cidade, considerada o berço do Renascimento. Os sintomas começam com alucinações, desorientação, perda de identidade e, em alguns casos mais graves, até tentativas de destruição do patrimônio em questão.

Vista panorâmico do salão onde fica a escultura de David, de Michelangelo
Vista panorâmico do salão onde fica a escultura de David, de Michelangelo - MichelangeloArtwork/iStock

Em entrevista a  Flavia Coltri, do jornal da USP, a professora Valéria Barbieri, do Centro de Psicologia Aplicada da FFCLRP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) da USP, todos os turistas correm o risco de desenvolver a doença. No entanto, mulheres de 26 a 40 anos e pessoas solteiras correm mais riscos de apresentar o problema.

 Metrópole italiana é considerada o centro do humanismo europeu
 Metrópole italiana é considerada o centro do humanismo europeu - Roberto Armocida/iStock

Por sorte, na maioria dos casos, os “sintomas costumam desaparecer entre dois e oito dias”, conta Valéria.

A causa da síndrome ainda é um enigma, mas, de acordo com a professora, fatores culturais, importância histórica da cidade e caráter extremamente realista das obras de artes de Florença devem ser considerados possíveis desencadeadores do problema.

A vonte de Netuno em Florença, na Italia
A vonte de Netuno em Florença, na Italia - Jasmina81/iStock

Ainda segundo Valéria Barbieri, outras cidades históricas como Paris e Jerusalém também podem provocar psicológicas e psicossomáticas; porém, com sintomas e características distintos.