Bonito (MS) é destino obrigatório para se conhecer no Brasil

A cidade sul-mato-grossense é famosa pela beleza de seus rios e cavernas

27/01/2020 10:30

Pequena cidade no sudoeste do Mato Grosso do Sul, Bonito tem apenas cerca de 20 mil habitantes, mas aposta no turismo para aumentar este número durante o ano. Com rios, balneários e cachoeiras, Bonito tenta movimentar o município o ano inteiro.

Tudo em Bonito é muito bem assessorado e fiscalizado pela prefeitura. Desde os passeios, que obrigatoriamente tem que ser feitos com guias locais credenciados, por medidas não só de segurança, mas também pela preocupação com a preservação ambiental da região (exceto o Balneário Municipal e alguns poucos passeios podem ser feitos sem esse profissional), até a infraestrutura dos parques e centro-comercial.

Praia da Figueira, uma das atrações de Bonito (MS)
Praia da Figueira, uma das atrações de Bonito (MS) - Eduardo Andreassi

Há postos de gasolina, restaurantes, mercados, inúmeras lojas de artesanato, operadoras de passeios, bancos, serviço de moto-táxi, e aeroporto (este reativado há pouco tempo) e uma grande rede de hospedagem, incluindo hotéis, pousadas e albergues. A cidade dispõe ainda de uma ciclovia e aluguel de bicicletas para a prática do esporte.

O principal ponto turístico é o balneário municipal, à beira do rio Formoso. A observação de peixes é uma atração, além de quadras de vôlei de praia e lanchonetes.

8 DICAS DE COMO ESCOLHER UM HOSTEL SEM CAIR EM ROUBADAS

Outro balneário é o do Sol, também no rio Formoso. Neste, é possível nadar nas piscinas naturais entre peixes como curimbãs e piraputangas, enquanto passa por cachoeiras. Fora da água, a diversão fica nas quadras de futebol e vôlei, além de espaço para churrasco.

Flutuação no rio Sucuri, em Bonito (MS)
Flutuação no rio Sucuri, em Bonito (MS) - Eduardo Andreassi

Outro local repleto de cachoeiras é o rio do Peixe. São várias opções que acabam em piscinas naturais. Além dos peixes, a fauna na área é composta por macacos, tucanos e araras, por exemplo. Já no rio da Prata a opção é o mergulho, acompanhado por profissionais que guiam o turista nos pontos que chegam a até 7 m de profundidade, entrei peixes como dourados, pacus pretos e pintados.

Para os fãs de esporte, o ideal é a visita à praia da Figueira. Lá, é possível andar de scooter, brincar em uma cama elástica, passear de pedalinho, caiaque, se arriscar na tirolesa, praticar flutuação e jogar desde vôlei até biribol. Para os mergulhadores, a atração são restos de barcos e de um avião que se encontram no fundo do rio local.

Conheça outras atrações

Grutas de São Miguel – Ficam numa propriedade particular e muito bem estruturada. São 300 metros de caminhada feito em média em 1 hora e meia, apreciando lindíssimos cenários.

A Gruta do Lago Azul
A Gruta do Lago Azul - Eduardo Andreassi

Gruta do Lago Azul – Visitando o cartão-postal de Bonito, a Gruta do Lago Azul, cerca de 20 km da cidade, lembrando que só é possível esse tipo de passeio acompanhado com o guia local, você constata que Bonito é exemplo de boa organização e trabalho constante para preservar a região com consciência ambiental.

Descendo por uma trilha íngreme com extensão de cerca de 300 metros, avista-se estalactites e estalagmites que a natureza demorou milhões de anos para formar, numa região com alto índice de calcário.

Flutuação no rio Sucuri
Flutuação no rio Sucuri - Eduardo Andreassi

O rio Sucuri – fica a 18 km do centro de Bonito, seguindo por estrada de terra (todas elas em boas condições). Além da flutuação, outros passeios são possíveis de serem feitos, como cavalgada, os quadriciclos e bike-tour, que oferecem o passeio na mesma trilha, no meio da mata, toda demarcada, em um percurso de 7 km, demorando em média, cada um deles 1 hora e meia, com opção para tomar um delicioso banho de cachoeira no caminho.

A flutuação é um passeio de 2 horas, percorrendo um rio de águas cristalinas, por 1.800 metros, que segundo informações, é a 3ª água mais cristalina do Planeta!

As grutas de São Miguel
As grutas de São Miguel - Eduardo Andreassi

Suas águas límpidas e quase sem correnteza proporcionam um passeio tranqüilo em toda sua extensão. O guia acompanha o grupo de barco sempre ao lado e caso haja necessidade o turista segue de barco.

Um dia inteiro de atrações sem se cansar, afinal, opções de diversão e entretenimento é o que não faltam lá.

Bonito fica a 330 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. De lá, deve-se seguir a BR-262 até a cidade de Anastácio, e a partir daí utiliza-se a BR 419.

Dicas

  • Sempre procure alguma agência se quiser um passeio;
  • Leve tênis, chinelos ou papetes e repelentes;
  • Carregue consigo água o suficiente para os passeios, mesmo possa encontrar pontos de vendas, pois não é aconselhável beber água das nascentes se não tiver acostumado;
  • Se optar em viajar de carro, evite as estradas do Mato Grosso do Sul à noite. Além de não terem uma estrutura de prestação de socorros e emergências, em muitos trechos o celular não pega e os animais na pista são perigos constantes.

Por Eduardo Andreassi