Brasil deixa de exigir teste de covid para entrada no país
O governo brasileiro, no entanto, manteve a exigência do comprovante de vacinação; veja novas regras
Seguindo tendência mundial, o Brasil também dispensou a exigência de apresentação a de teste negativo de covid-19 para entrada no país de brasileiros ou estrangeiros vacinados.
A medida, que já está valendo, vale tanto para quem viaja por via aérea como terrestre e marítima.
O governo brasileiro, no entanto, manteve a exigência do comprovante de vacinação contra o novo coronavírus, impresso ou por meio eletrônico.
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- BlaBlaCar comemora 9 anos no Brasil com mais de 2 mil e 500 passagens de ônibus por menos de R$ 1
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
No caso dos viajantes por transporte aéreo, o comprovante de vacinação deve ser apresentado à companhia aérea antes do embarque.
No caso das pessoas que viajam pela via terrestre, o comprovante deverá ser apresentado nos pontos de controle terrestre. Já no caso daqueles que viajam em transporte aquaviário, o comprovante deverá ser apresentado antes do embarque ao operador ou responsável pela embarcação.
O esquema vacinal precisa ser finalizado duas semanas antes do embarque. Os viajantes também não precisam mais preencher a declaração de saúde.
Viajantes não vacinados
A medida, publicada numa edição extra do Diário Oficial da União,na noite da última sexta-feira, 1º, acaba ainda com a quarentena obrigatória para quem não tomou as doses ou ainda não concluiu o esquema vacinal. Nesses casos, o teste negativo segue obrigatório e deve ser realizado um dia antes do embarque.
A exceção fica por conta dos viajantes estrangeiros que não têm residência no Brasil e não estão completamente vacinados. Nesse caso, eles continuam impedidos de entrar no Brasil. No entanto, quem vem de países com baixa aplicação de doses ou quem comprove que não pode tomar a vacina por questões de saúde, têm a entrada permitida.