Brasil tem 8 praias oficiais de nudismo; saiba onde elas ficam
Algumas são isoladas e de difícil acesso, outras são ficam próxima à área urbana
Sem moda, padrões de beleza e, principalmente, sem conotação sexual, os frequentares de praias de nudismo seguem um estilo de vida diferente, priorizando o respeito à natureza, bem como às pessoas ao redor.
Prova disso é o fato de existirem regras e condutas bem específicas nestas praias, fazendo com o que a harmonia e o respeito sejam os principais fatores a comandar um belo dia de sol.
Outro detalhe importante é que as praias oficiais são registradas e filiadas à FBrN (Federação Brasileira de Naturismo), o que garante a seriedade e integridade destes lugares.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Vale lembrar ainda que o naturismo pode ser considerado uma filosofia de vida, com preceitos bem definidos.
De acordo com a FBrN, “naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente”.
As praias de nudismo oficiais do Brasil
Santa Catarina abriga três das oito praias onde a prática do nudismo é liberada no Brasil. As outras ficam no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Paraíba.
Nelas os naturistas têm a chance única de se aproximar da natureza e se despir por inteiro, deixando de lado não apenas as roupas, mas também todos juízos de valor que permeiam a sociedade.
Praia do Pinho (Balneário Camboriú, SC)
A mais tradicional entre as praias naturistas, é a primeira praia oficial do gênero no país. Por isso mesmo, é a mais conhecida entre os adeptos naturistas e os que pretendem conhecer este estilo de vida.
A Praia do Pinho conta com infraestrutura completa, com pousada, camping, bar à beira mar, banheiros e chuveiro.
Praia de Pedras Altas (Palhoça, SC)
Seu público segue um estilo mais alternativo e, por isso, o clima de aldeia hippie toma conta do lugar. De mar calmo, suas águas são indicadas para banho e esportes aquáticos.
Para chegar até a Praia de Pedras Altas, é preciso seguir pela BR-101 e enfrentar 6 km de estrada sem asfalto.
Praia da Galheta (Florianópolis, SC)
Indicada para os mais tímidos, em Galheta o nudismo é opcional, sendo possível caminhar pela praia com roupas de banho.
O acesso à Praia da Galheta é feito por uma trilha de com quase 400 metros de extensão, a qual deve ser percorrida a pé. Fica ao lado da Praia do Mole.
Praia do Abricó (Rio de Janeiro, RJ)
Única praia nudista dentro de um centro urbano no país, Abricó fica na região da Reserva de Grumari, ao lado da Prainha.
É uma das mais democráticas, pois aceita a entrada de solteiros, o que não acontece em outras praias que permitem apenas o acesso a casais.
Praia Olho de Boi (Búzios, RJ)
Com aspecto selvagem, esta praia é totalmente deserta, sem a presença de estabelecimentos comerciais. Quem pretende passar o dia por lá deve se precaver com sua própria comida e bebida.
Bem pequena, com no máximo 100 metros de extensão, o acesso é feito por uma trilha de 600 metros, que inclui a passagem por um morro.
Praia de Barra Seca (Linhares, ES)
Sua paisagem é formada com a junção do mar com um rio que ali deságua. Para chegar até de Barra Seca, é preciso atravessar o rio de barco ou canoa.
A travessia é organizada pela NatEs (associação naturista do Estado). Entre praia, rio e dunas, formam-se pequenas piscinas naturais.
Praia de Massarandupió (Entre Rios, BA)
O cenário pintado por coqueiros que cercam a areia faz com que Massarandupió seja uma das praias naturistas mais bonitas do país.
Com água quente e cristalina, colocando diferentes peixinhos à mostra, o lugar tem ainda pequenos riachos paralelos de água doce. Próximo à Praia do Forte, o acesso é feito por uma estrada de areia, com 7 quilômetros de extensão.
Praia de Tambaba (Conde, PB)
Há cerca de uma hora da capital paraibana, Tambaba é a praia nudista que mais atrai estrangeiros. Tanto é que, em 2008, foi sede do 310º Congresso Internacional de Naturismo.
Sua beleza natural é capaz de impressionar qualquer pessoa e, além disso, o lugar conta com boa infraestrutura, com pousada e restaurante à beira-mar.
Estas são as praias oficiais, onde o nudismo é liberado. Para curtir essas paisagens e não fazer feio, confira o código de ética e outras informações no site Federação Brasileira de Naturismo.