Brasil tem 8 restaurantes entre os 100 melhores da América Latina
São Paulo conta com três restaurantes na lista estendida; confira o ranking
O prêmio Latin America’s 50 Best Restaurants 2024 divulgou nesta quinta-feira, 14, a lista estendida dos melhores restaurantes entre o 51° e 100° lugar. Oito restaurantes brasileiros se destacam.
O restaurante do país melhor colocado na lista é o Manu, em Curitiba. A casa comandada pela chef Manu Buffara aparece em 60º lugar. Confira aqui os melhores bares do mundo.
Os outros restaurantes brasileiros são: D.O.M., do badalado chef Alex Atala (67º), Origem, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca (68), Cipriani, que fica hotel Belmond Copacabana Palace (77º), Notiê, do chef Onildo Rocha (85º), Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira (87º), Manga, do liderado pelos chefs Dante e Kafe Bassi (90º) e Oro, capitaneado pelo chef Felipe Bronze (91º).
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- Aeroporto de Guarulhos ganha terminal exclusivo ultra VIP com atendimento personalizado; veja fotos
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
- 5 dos melhores hospitais da América Latina estão no Brasil; confira ranking
O La Docena (Polanco), da Cidade do México, é o primeiro colocado da lista estendida, em 51º lugar. Dos restaurantes ranqueados, 13 são prestigiados pela primeira vez e representam 10 cidades da América Latina. Entre eles, o Afluente, em Bogotá, faz a sua estreia na posição 61.
Santiago e Buenos Aires são as cidades com melhor desempenho em termos de excelência culinária, com sete e quatro restaurantes no ranking estendido, respectivamente. Já as cidades de Bogotá, Lima, Cidade do México, Cidade do Panamá, Quito e São Paulo contam com três restaurantes cada na lista estendida.
No próximo dia 26 de novembro, será anunciada a lista dos 50 melhores da América Latina. A cerimônia do “Oscar da Gastronomia” será novamente Rio de Janeiro.
Como é feita a votação do Latin America’s 50 Best Restaurants
A Latin America’s 50 Best Restaurants Academy é composta por 300 membros da região, todos selecionados cuidadosamente em razão de sua opinião especializada sobre o panorama gastronômico na América Latina.
Os votos da Academy definem a lista da Latin America’s 50 Best Restaurants. A Academy é dividida em cinco regiões: México, América Central, América do Sul (norte), América do Sul (sul) e Brasil.
Os votantes são jornalistas, críticos gastronômicos, chefs, restaurateurs e gourmets com vasta experiência em viagens. Cada membro envia 10 votos, apresentando o que considera as suas melhores experiências culinárias vividas nos 18 meses anteriores. Ao menos quatro desses votos devem mencionar restaurantes fora de seu país de origem.
Para ver mais detalhes do processo de votação da Latin America’s 50 Best Restaurants, clique aqui.
Os restaurantes brasileiros na lista
60º lugar: Manu (Curitiba)
67º: D.O.M. (São Paulo)
68º: Origem (Salvador)
77º: Cipriani (Rio de Janeiro)
85º: Notiê (São Paulo)
87°: Mocotó (São Paulo)
90º: Restaurante Manga (Salvador)
91º: Oro (Rio de Janeiro)