Brasil tem dez destinos entre os 100 mais sustentáveis do mundo
A seleção contempla destinos que estão caminhando em direção a uma indústria de turismo sustentável
Dez destinos brasileiros estão entre os 100 mais sustentáveis no mundo para o turismo no mundo em 2022. O reconhecimento foi feito pela organização holandesa Green Destinations, no final de setembro, em evento na Grécia.
Os destinos brasileiros premiados no Green Destinations 2022 foram: Epitaciolândia (AC), Diamantina (MG), Capitólio (MG), Tibau do Sul (RN), Tibau (RN), Corguinho (MS), Pedro Gomes (MS), Bombinhas (SC), Orleans (SC) e Itá (SC).
O concurso “100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis” é uma lista anual de práticas inovadoras e eficazes de destinos que estão progredindo em direção a uma indústria de turismo sustentável e responsável. Desde 2014, a Green Destinations reconhece seus esforços e os coloca no centro das atenções em uma escala global.
- Top 5 destinos de verão para viajar em janeiro no Brasil
- 14 destinos no Brasil ganham prêmio internacional de turismo sustentável
- Fica em São Paulo a cidade eleita como destino mais acolhedor do Brasil
- Vilarejo no sul da Bahia é eleito o destino mais acolhedor do mundo
Os critérios de avaliação são bastante rigorosos. São avaliados 84 itens abrangendo seis temas principais: gerenciamento de destino, natureza e cenário, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar social, negócios e comunicação.
Destaques brasileiros
Pelo segundo ano consecutivo, a cidade catarinense de Bombinhas foi selecionada pela entidade para compor a seleta lista, neste ano com o projeto “Pesca Artesanal da Tainha”. Patrimônio Cultural de Santa Catarina, a iniciativa é uma tradição que teve origem com os indígenas e hoje está inserida na identidade bombinense.
Muito mais que uma atividade econômica da qual muitas famílias tiram o sustento, é sobretudo uma manifestação cultural que reúne pessoas, saberes, história e cultura, repassada de geração em geração.
Epitaciolândia, no Acre, foi reconhecida pelo case do senhor José Rodrigues, apelidado como Dr. da Borracha. Ele é responsável pela produção de acessórios sustentáveis com elementos extraídos do látex no seringal Nova Esperança, onde mora. Seu trabalho possui um impacto importante no desenvolvimento sustentável da região, assim como na proteção às florestas do Acre. Em 2014, o Doutor da Borracha também foi reconhecido com o Prêmio Chico Mendes de Florestania.
Outros destinos contemplados com a iniciativa foram os municípios de Corguinho e Pedro Gomes, no Mato Grosso do Sul. O primeiro, conquistou o prêmio por conta do Complexo Turístico de Zigurats, que engloba o observatório astronômico, o centro de pesquisas, as construções diferenciadas, as trilhas com descobertas arqueológicas e as maquetes científicas. Já o segundo, expôs para o mundo as cachoeiras, balneários e trilhas, todas ainda pouco frequentadas por turistas.
Com informações