Brasil volta exigir visto de turistas de Austrália, Canadá e EUA
Brasil também voltaria a cobrar vistos de turistas japoneses, mas chegou a um acordo
Turistas da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos vão precisar de visto para entrar no Brasil. A medida entra em vigor a partir do dia 10 de janeiro.
A cobrança do documento para turistas desses países estava prevista para 1º de outubro de 2023, mas foi adiada pelo governo federal.
A exigência do documento foi suspensa em 2019, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
- Como diminuir o estresse com 5 simples hábitos pela manhã
- A luz solar pode melhorar a qualidade do seu sono? Pois é, pode! Entenda o que acontece com seu corpo
- 72h em Chicago: roteiro com passeios e gastronomia acessível
- Não fazer isso na hora de dormir eleva risco de pressão alta
Segundo o Ministério do Turismo (MTur), as pessoas desses três países que chegarem em solo brasileiro até o dia 9 de janeiro estarão isentos.
O Brasil também voltaria a cobrar o documento de turistas japoneses, mas houve um acordo entre os dois países e nenhum deles cobrará vistos de turistas.
Visto eletrônico
Os cidadãos norte-americanos, canadenses e australianos que desejam conhecer o Brasil devem solicitar o visto eletrônico, o chamado e-Visa, por meio do site.
O documento será exigido nos portos, aeroportos e fronteiras terrestres brasileiras.
Em nota, o MTur afirma que a atual gestão está aberta para negociar a derrubada do decreto que obriga os turistas desses três países a terem o documento, desde que eles também deixem de pedir o visto para brasileiros.
“É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, diz a nota do ministério.