Brasileiros dominam prêmio da Marriott Internacional no México

Prêmio tem como objetivo de destacar o talento dos profissionais da gastronomia e coquetelaria dos hotéis da Marriott International pelo mundo

11/12/2024 19:15

Os brasileiros se destacaram na versão latino-americana e Caribe da competição Masters of the Craft, que destacou os melhores talentos da culinária, bebidas e confeitaria da rede Marriott International. O evento ocorreu na Cidade do México na última sexta-feira,6.

Geovanna Bueno, do W São Paulo, e Gustavo Noboriawa, do Grand Cayman Marriott Resort, venceram nas categorias culinária e confeitaria, respectivamente.

Geovanna Bueno, Gustavo Noboriawa e Yandery Crispin foram os vencedores da edição 2024 do Masters of the Craft
Geovanna Bueno, Gustavo Noboriawa e Yandery Crispin foram os vencedores da edição 2024 do Masters of the Craft - Márcio Diniz/Catraca Livre

Já a dominicana Yandery Crispin, do Westin Punta Cana, levou a categoria bebidas. A brasileira Gabriela Duarte, do Renaissance São Paulo, também foi uma das finalistas da categoria.

Durante a edição de 2024 do Masters of the Craft, chefs e bartenders dos hotéis Marriott International no Caribe e na América Latina competiram em etapas regionais regionais até chegarem à final.

Como foi a competição

No estilo “Master Chef”, a competição deste ano foi realizada no The Westin Santa Fé, uma das bandeiras da rede Marriott International. Com tempo limite de 30 minutos para pratos culinários, 45 minutos para sobremesas e 7 minutos para cocktails, os concorrentes demonstraram o seu talento e capacidade para fundir criatividade e trabalhar sob pressão.

No estilo "Master Chef", a competição deste ano foi realizada no The Westin Santa Fé
No estilo “Master Chef”, a competição deste ano foi realizada no The Westin Santa Fé - Diana Baldera/Divulgação

Os finalistas ainda enfrentaram o desafio de incorporar um ingrediente secreto em suas criações culinárias ou coquetéis —-milho (culinária), flor de abóbora (confeitaria) e shitake (coquetelaria).  

O “Também Americano”, prato vencedor na categoria culinária
O “Também Americano”, prato vencedor na categoria culinária - Diana Baldera/Divulgação

Geovanna apresentou o “Também Americano”, prato que simboliza a conexão do Brasil com o resto da América Latina por meio da linguagem universal da comida. Inspirada em como o Brasil, por não falar espanhol, às vezes parece um primo distante da região, ela fundiu milho com moqueca, prato típico brasileiro. Sua criação traz milho cortado em costela, banhado em molho de moqueca e decorado com farofa de milho.

“Competição é sempre uma loucura. Me propus a participar da competição em julho e só agora está acontecendo a final. Foi muito tempo e ansiedade. Muito tempo maturando, pensando mil coisas mirabolantes que não iam funcionar, mas não. São só 30 minutos. Então tem que ter pé no chão e sabedoria para administrar o tempo”, disse Geovanna à reportagem.

No começo da competição, Geovanna trabalhava no Sheraton Santos e no meio do processo se transferiu para o W São Paulo (que será inaugurado na próxima semana), como segunda cozinheira. 

Gustavo venceu a categoria de sobremesas com seu “Pumpkin Blossom Chinampa”
Gustavo venceu a categoria de sobremesas com seu “Pumpkin Blossom Chinampa” - Diana Baldera/Divulgação

Já Gustavo venceu a categoria de sobremesas com seu “Pumpkin Blossom Chinampa”, tempura doce de flor de abóbora recheada com pêra e damasco, acompanhada de creme inglês de abóbora e laranja e chantilly. montado. Uma criação delicada e cheia de sabor.

O “Remembranza”, coquetel preparado pela dominicana Yanderi
O “Remembranza”, coquetel preparado pela dominicana Yanderi

“Estou bem feliz com o prêmio, o meu primeiro. Foi bem desafiador preparar a sobremesa com o ingrediente surpresa [flor de abobora]. A primeira vez que tive contato com ele foi pela manhã quando fomos apresentados aos ingredientes disponiveis para a competição, mas não fazia ideia de que seria ele”, explicou Gustavo.

A dominicana Yanderi se destacou na mixologia com seu coquetel “Remembranza”, inspirado em suas raízes. A bebida combina notas amadeiradas e caramelizadas do whisky, a doçura amarga do Aperol, suco de abacaxi fresco e uma calda de cogumelo shitake que proporciona um toque aromático e refrescante.

O chef Guy Santoro, do Restaurante Almara, fou um dos jurados
O chef Guy Santoro, do Restaurante Almara, fou um dos jurados - Diana Baldera/Divulgação

O júri foi formado por renomados especialistas em gastronomia como Abel Hernández, Guy Santoro Salvatore e Lula Martín del Campo; Alejandro Lechuga, Francisco Vázquez e Fernanda Cárdenas na confeitaria; e Israel Barón, Daniel Ortega e James Grant em mixologia, avaliaram cada proposta sob critérios de técnica, criatividade e sabor, destacando o talento e inovação dos participantes.

Masters of the Craft

O Masters of the Craft foi criado em 2022 com objetivo de destacar o talento nas cozinhas e bares dos hotéis da Marriott International pelo mundo.

No ano passado, o brasileiro Gabriel Silva, do Renaissance São Paulo, venceu na categoria mixologia. Já o indiando Yuvraj Sawant, chef do Grand Cayman Marriott Resort, ganhou na categoria culinária, a peruana Michelle Roque, do JW Marriott Lima, na categoria confeitaria.

*Jornalista viajou a convite da Marriott Internacional