Broadway pela 1ª vez? Como comprar ingressos e o que assistir
Dicas para visitantes de primeira viagem e quais espetáculos assistir na Broadway
Turistar pela Times Square, visitar a Estátua da Liberdade ou tirar aquela foto na ponte do Brooklyn. São passeios que não pode faltar no roteiro de quem viaja à Nova York (EUA). Porém, a viagem não será completa sem assistir à um espetáculo da Broadway.
Não importa quantas vezes você já esteve em Nova York, a cada ano novos musicais entram ou retornam a Broadway. Mas, com uma infinidade de shows, a tarefa de escolher a que show assistir pode virar uma saga.
A grande maioria dos teatros fica no chamado Theater District, nos arredores da badala Times Square. Para ser considerado um espetáculo da Broadway, o musical deve estar em carta num teatro com mais de 500 lugares.
- O que fazer em Paraty? Roteiro de 3 dias para aproveitar ao máximo
- Câncer de pâncreas: conheça os principais sintomas e saiba mais sobre os avanços no tratamento
- Quanto custa viajar para Fernando de Noronha em 2025
- Confira a agenda de Stand Up no ABC Paulista de 09 até 12/01
Existem também os espetáculos off-Broadway, aqueles realizados em teatros menores e que têm valores mais atrativos.
O ideal é comprar os ingressos com antecedência, ainda mesmo no Brasil. Além de não cair em golpe, a economia pode ser considerável e você pode pagar em reais. O bolso agradece.
A Catraca Livre separou algumas dicas para visitantes de primeira viagem e quais espetáculos assistir na Broadway.
Como comprar ingressos para a Broadway?
O primeiro passo é escolher qual musical assistir. Os ingressos para os espetáculos mais badalados costumam se esgotar rapidamente.
Comprando as entradas com antecedência, além de não desperdiçar seu tempo em longas filas, o viajante ainda evita desembolsar uma fortuna.
Os ingressos podem ser comprados diretamente no site da Broadway Collection (acesse aqui) ou presencialmente em cada um dos teatros em que os shows são oferecidos.
Outra forma são os pontos de venda da TKTS –o mais tradicional fica na Times Square (aquela tradicional escadaria), que costumam ter bons descontos. Porém, é preciso ter paciência para enfrentar a longa fila.
Para quem tem orçamento apertado, a dica é escolher os assentos mais afastados do palco –eles são bem mais baratos.
Outra opção é optar por horários alternativos. Aos finais de semana, a maioria dos espetáculos da Broadway têm apresentações no período da tarde.
Todos os anos, em setembro, o New York City Tourism + Conventions, órgão oficial de turismo da cidade, promove a Broadway Week, que oferece dois ingressos pelo preço de um.
Espetáculos em cartaz e novidades para 2024
Em novembro, a Catraca Livre, à convite da Broadway Collection, assistiu “Moulin Rouge“, no Teatro Al Hirschfeld, que já ganhou dez Tony Award , o “Oscar do teatro”.
Em cartaz desde 2019, o musical é baseado no filme homônimo, de 2001, do cineasta Baz Luhrmann e narra a história de Christian, um americano em Paris. no início do século 20, que se apaixona por Satine, estrela do cabaré. O filme original teve Ewan McGregor e Nicole Kidman nos papéis principais.
A versão da Broadway é recheada de músicas mais atuais, como Lorde, Lady Gaga, Beyoncé, David Bowie, Sia, Elton John e Rihanna em seus quase 20 atos em cerca de 2h30 de espetáculo, que flui tão bem que passa despercebido.
E, claro, “Come What May”, a música original imortalizada no filme, permanece intacta como o dueto âncora entre Satine e Christian. Toda ambientação e cenários são incríveis.
Para quem estiver em Nova York entre fevereiro e maio de 2024, pode ter a sorte de ver o cantor Boy George no papel de Harold Zidler.
Boy Georg retorna à Broadway pouco mais de 20 anos depois de estrear no musical “Taboo”, no qual estrelou e escreveu música e letras. O cantor foi indicado ao Tony Award em 2004 na categoria melhor trilha sonora original e duas indicações ao Drama Desk Awards pelo espetáculo.
Outros musicais que merecem estar na lista são: “Chicago“, que está há mais tempo em cartaz na Broadway, desde 1996; o fenômeno “Hamilton“; “A Pequena Loja dos Horrores (Little Shop of Horrors)”; “MJ“, que presta homenagem ao lendário Rei do Pop, e “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”.
Para família com crianças pequenas a indicação são os espetáculos: “O Rei Leão“; “Aladdin“; “Wicked“; “O Quebra-Nozes“; “A Flauta Mágica“.
Para fevereiro de 2024, estão confirmadas as estreias de “Diário de Uma Paixão” (Notebook, em inglês), obra escrita por Nicholas Sparks em 1996, no Gerald Schoenfeld Theatre; e de “Água para Elefantes” (Water for Elephant, em ingl~es)“, adaptação do romance de Sara Gruen, de 2006, no Imperial Theatre.
Já para março é a vez de “Stuffs“, que retorna a Broadway, no Music Box Theatre, e “Lempicka“, dirigido pela vencedora do Tony Award, Rachel Chavkin, no Longacre Theatre. Se quiser saber mais, entre no site da Broadway Collection em português.
*O jornalista viajou a convite do New York City Tourism + Conventions e da Copa Airlines