Cachoeiras são atração na Chapada das Mesas, no Maranhão
Parque conta com apenas duas atrações oficialmente abertas ao público
O Parque Nacional da Chapada das Mesas tem 160 mil hectares, aproximadamente, e foi criado em 2005, uma das áreas de preservação mais novas do Brasil.
Na divisa do Maranhão com o Tocantins, o parque conta com apenas duas atrações, oficialmente abertas ao público: a Cachoeira do Prata e a de São Romão.
Localizados a pouco mais de 80 quilômetros de Carolina, cidade que serve como base para quem visita a região, os atrativos só devem ser visitados com carros 4×4, devido ao terreno irregular.
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
- 3 dias no Jalapão: tudo que você não pode deixar de conhecer
- 5 lugares tão legais ou mais que Curitiba para conhecer no Paraná
- Guia completo para visitar Fernando de Noronha em 2025
A Cachoeira do Prata é um conjunto de quedas que chegam a até 18 metros, onde é possível nadar em alguns pontos do rio Farinha.
Já a vizinha São Romão é uma das imagens mais impactantes de toda a Chapada das Mesas. Essa queda de 25 metros de altura poe ser vista do alto, por trás de seu véu ou de frente, cujo rio forma uma imensa piscina para banhos ou prática de esportes náuticos, como caiaque (aluguel a partir de R$ 10).
Como chegar
A Chapada das Mesas fica a distantes (e sofridos) 850 km de São Luís, capital do Maranhão. Por isso, a melhor opção é o aeroporto de Imperatriz, a 220 km de Carolina.
O minúsculo terminal local recebe voos diretos de São Paulo ou com escalas, em Brasília, operados apenas pela Azul e pela Gol.
Uma alternativa é o voo que parte de São Paulo para Araguaína, no norte de Tocantins e a cerca de 120 km de Carolina, com a Passaredo.
De ônibus até Carolina (www.jr4000.com.br), são cerca de quatro horas de viagem ou três horas, em transfers particulares, a partir de Imperatriz.
Onde ficar
Pousada do Lajes
www.pousadadolajes.com.br