Colaí visitou 6 lugares que você precisa conhecer em Paraty (RJ)

Teve aventura, paisagens bonitas, cultura, descanso e bebidas boas. Dá uma conferida!

Por: Redação

Que tal viajar sem saber o seu destino? É isso o que o Colaí fez! Com o apoio do Instaviagem, plataforma que programa roteiros personalizados a partir das coisas que você mais gosta de fazer, embarcamos para Paraty, no Rio de Janeiro. E sabe o que foi mais legal? A viagem foi surpresa. Só descobrimos o destino 2 dias antes de pôr o pé na estrada.

Durante um final de semana, visitamos 6 lugares incríveis na cidade e em seus arredores. Teve tudo o que a gente mais gosta de curtir nas horas vagas: aventura, paisagens bonitas, cultura e a clássica e boa cerveja. Confira algum desses lugares:

O Lavandário

A primeira parada obrigatória para quem está indo de São Paulo para o litoral carioca, é Cunha. A 8km do centro e no alto de uma montanha é possível visitar O Lavandário, um campo gigantesco de cultivo de diversas espécies de lavanda. O visual é mágico e o cheiro das plantas só contribui para que ele seja ainda mais especial.

Campo de platação de lavanda localizado no lato de uma montanha em Cunha
Crédito: Catraca LivreVista do lavandário de Cunha

Pedra que engole

De lá, partimos para Trindade e fomos nos aventurar na famosa cachoeira da pedra que engole. O nome descreve bem a sensação, pois em meio à corredeira de água encontra-se uma rocha enorme com uma fenda na parte de baixo. É ali que você vai se enfiar. Ou seja, será, definitivamente, engolido para sair do outro lado. É preciso encarar uma trilha de nível médio para chegar até lá, mas a diversão vale a caminhada.

Entrada da pedra que engole
Crédito: Catraca LivreCachoeira da pedra que engole em Trindade.

Centro Histórico

Já no Centro Histórico de Paraty, entramos no clima da cidade e demos uma boa volta pelas ruas de paralelepípedos para ver um pouco da arte local. Nesse passeio, não ficou de fora a degustação da cachaça Gabriela Cravo e Canela, um ícone da região.

Cachaça Gabriela Cravo e Canela, um ícone da cidade de Paraty
Crédito: Catraca LivreCachaça Gabriela Cravo e Canela, um ícone da cidade de Paraty

Cervejaria Caborê

À noite, o happy hour foi na Cervejaria Caborê. Além de experimentar a variedade de brejas que a casa oferece, deu para visitar a fábrica que fica ao lado e entender um pouco mais do processo de fabricação da gelada.

Bandeja de degustação de cervejas artesanais
Crédito: Catraca LivreDegustação de cervejas gourmet em Paraty

Pousada Literária

E para garantir o descaso, passamos a noite na Pousada Literária. O local é conhecido por ser a hospedagem oficial da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e estar localizado no coração da cidade. O casarão em estilo colônia respira história e literatura, inclusive, oferece uma biblioteca recheada de clássicos para você desfrutar junto à natureza.

Vista do Centro Histórico de Paraty, no Rio de Janeiro
Crédito: Catraca LivreVista do Centro Histórico de Paraty, no Rio de Janeiro

Sobre o Colaí

O Colaí é um programa sobre rolês inusitados que vai ao ar quinzenalmente no canal da Catraca Livre no YouTube. O jornalista e apresentador Allan Hipólito, visita bares, restaurantes, parques de diversão, museus e outros espaços curiosos para compartilhar suas experiências com o olhar de um cliente comum.

Cada episódio aborda um tema diferente e curioso para agradar todos os gostos, bolsos e estilos.

Compartilhe: