Casablanca, a cidade mais cosmopolita do Marrocos
Cidade é a porta de entrada dos brasileiros no Marrocos
Um dos centros comerciais mais importantes do Norte da África, Casablanca é cidade mais cosmopolita do Marrocos. A forte influência europeia se contrapõe com as tradições árabes.
Apesar de não ser o principal destino turístico do Marrocos, a maior cidade do país merece ao menos um dia no roteiro, mesmo que seja entre uma conexão e outra.
Eternizada no filme de Michael Curtiz, de 1942, com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, Casablanca tem arquitetura inspirada na cidade francesa de Marselha, o que explica a quantidade de imóveis nos estilos art déco e art nouveau espalhados pela cidade, em especial o bairro Amfa.
- Economize viajando: 3 praias incríveis e baratas no Brasil neste verão
- Descubra Icapuí, a cidade onde o sol nasce primeiro
- Marriott oferece descontos imperdíveis na Black Friday
- Brotas (SP) recebe 1ª edição de evento literário
Mas é a mesquita Hassan 2º a principal atração turística de Casablanca.
A imponente construção –a segunda maior mesquita do mundo–, projetada pelo arquitecto francês Michel Pinseau, domina toda a paisagem da orla banhada pelas águas do Atlântico e pode ser vista de diversos pontos da cidade. Do alto do minarete –que tem 210 metros de altura–, um raio laser orienta os muçulmanos a direção de Meca, na Arábia Saudita.
Mas é bom ficar atento ao horário de visitação, que ocorre pela manhã (9h, 10h e 11h) e a tarde (14h), de quinta a sábado, para não dar de cara na porta, já que não é permitida a entrada de turistas fora do horário estabelecido.
O tour dura em torno de 1 hora e divido em quatro etapas –Salão de Oração, Hall do minarete, Sala de Ablução (lavagem do corpo) e por último, as piscinas de banhos terapêuticos. As visitas podem ser feitas em inglês, francês e espanhol. O ingresso custa 120 dhs (R$ 43). Saiba mais: www.fmh2.ma. O espaço abriga ainda um museu e uma biblioteca.
Outra atração que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita Casablanca pela primeira vez é a Medina, parte mais antiga da cidade e que guarda vestígios da colonização portuguesa.
À beira-mar
No verão, La Corniche, uma espécie de calçadão de Copacabana, ferve com seus clubes e bares em praias exclusivas e Morocco Mall, maior shopping do país e que abriga, lojas de grifes internacionais, salas de cinema, teatro e restaurantes.
Não deixe de ir ao Rick’s Cafe. Inaugurado em 2004, o restaurante recria o cenário do filme “Casablanca”. Além de uma ótima carta de vinhos, o espaço tem no cardápio pratos típicos do Marrocos.
*O jornalista viajou a convite da Delegação Oficial de Turismo de Marrocos e da Royal Air Maroc