Casablanca, a cidade mais cosmopolita do Marrocos

Cidade é a porta de entrada dos brasileiros no Marrocos

17/01/2018 08:00 / Atualizado em 11/08/2019 22:43

Um dos centros comerciais mais importantes do Norte da África, Casablanca é cidade mais cosmopolita do Marrocos. A forte influência europeia se contrapõe com as tradições árabes.

Apesar de não ser o principal destino turístico do Marrocos, a maior cidade do país merece ao menos um dia no roteiro, mesmo que seja entre uma conexão e outra.

A imponente mesquita Hassan 2º domina a paisagem da orla de Casablanca
A imponente mesquita Hassan 2º domina a paisagem da orla de Casablanca - Getty Images/iStockphoto

Eternizada no filme de Michael Curtiz, de 1942, com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, Casablanca tem arquitetura inspirada na cidade francesa de Marselha, o que explica a quantidade de imóveis nos estilos art déco e art nouveau espalhados pela cidade, em especial o bairro Amfa.

Casablanca é cidade mais cosmopolita do Marrocos
Casablanca é cidade mais cosmopolita do Marrocos - Getty Images/iStockphoto

Mas é a mesquita Hassan 2º a principal atração turística de Casablanca.

A imponente construção –a segunda maior mesquita do mundo–, projetada pelo arquitecto francês Michel Pinseau,  domina toda a paisagem da orla banhada pelas águas do Atlântico e pode ser vista de diversos pontos da cidade. Do alto do minarete –que tem 210 metros de altura–, um raio laser orienta os muçulmanos a direção de Meca, na Arábia Saudita.

A mesquita Hassan 2º é das poucas do mundo que permite a entrada de não-muçulmano
A mesquita Hassan 2º é das poucas do mundo que permite a entrada de não-muçulmano - Getty Images

Mas é bom ficar atento ao horário de visitação, que ocorre pela manhã (9h, 10h e 11h) e a tarde (14h), de quinta a sábado, para não dar de cara na porta, já que não é permitida a entrada de turistas fora do horário estabelecido.

Interior da mesquita Hassan 2º, uma das atrações que não pode ficar de fora do roteiro
Interior da mesquita Hassan 2º, uma das atrações que não pode ficar de fora do roteiro - Getty Images/iStockphoto

O tour dura em torno de 1 hora e divido em quatro etapas –Salão de Oração, Hall do minarete, Sala de Ablução (lavagem do corpo) e por último, as piscinas de banhos terapêuticos. As visitas podem ser feitas em inglês, francês e espanhol. O ingresso custa 120 dhs (R$ 43). Saiba mais: www.fmh2.ma. O espaço abriga ainda um museu e uma biblioteca.

Outra atração que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita Casablanca pela primeira vez é a Medina, parte mais antiga da cidade e que guarda vestígios da colonização portuguesa.

À beira-mar

O calçadão La Corniche, na orla de Casablanca
O calçadão La Corniche, na orla de Casablanca

No verão, La Corniche, uma espécie de calçadão de Copacabana, ferve com seus clubes e bares em praias exclusivas e Morocco Mall, maior shopping do país e que abriga, lojas de grifes internacionais, salas de cinema, teatro e restaurantes.

Interior do Rick’s Cafe, inspirado no filme “Casablanca”
Interior do Rick’s Cafe, inspirado no filme “Casablanca”

Não deixe de ir ao Rick’s Cafe. Inaugurado em 2004, o restaurante recria o cenário do filme “Casablanca”. Além de uma ótima carta de vinhos, o espaço tem no cardápio pratos típicos do Marrocos.

*O jornalista viajou a convite da Delegação Oficial de Turismo de Marrocos e da Royal Air Maroc