Castelo Neuschwanstein: a inspiração de Walt Disney
De acordo com o ranking do Germany National Tourist Board, o Castelo Neuschwanstein está em 3º lugar dentre 100 atrações alemãs mais visitadas.
E não é para menos, visto que o castelo, a inspiração de Walt Disney para a criação do castelo da Bela Adormecida, é realmente um lugar mágico e um passeio indispensável para quem vai ao sul da Alemanha. Na verdade, eu diria que, independentemente de onde você estiver na Alemanha, se tiver oportunidade, faça uma visita ao castelo, não irá se arrepender.
A história
- D23 debuta no Brasil com novidades do universo Disney
- Como é se hospedar no Grand Floridian, o hotel de luxo da Disney
- 5 atrativos para conhecer na região portuguesa do Alentejo
- Halloween da Disney tem magia, vilões, doces e adultos fantasiados
O castelo de Neuschwanstein (traduzindo para o português, seu nome é algo como “o novo cisne de pedra”) fica próximo a duas cidades bávaras, Schwangau e Füssen. Foi construído na segunda metade do século 19, a mandado do Rei Ludwig 2º, o rei “louco” da Baviera. Porém ele faleceu antes do castelo ficar totalmente pronto, o que significa que não chegou a morar lá por muito tempo (dormiu cerca de 186 noites no castelo antes de falecer). Apesar do fato de o castelo não estar pronto, a construção é belíssima externa e internamente, e recebe milhares de visitantes diariamente (em média 1,4 milhões de turistas por ano e 6 mil visitas por dia durante o verão.).
Ludwig 2º ordenou a construção do castelo por gostar de viver afastado. Ele foi nomeado rei bem cedo, com 18 anos, nunca casou e nem teve herdeiros. Tinha apenas um irmão, o qual considerava Ludwig louco e incapaz de governar a Baviera. Ludwig contribui para a construção do castelo, coordenando cada detalhe do design. O edifício deveria ter mais 400 salas se sua construção houvesse sido terminada. Neuschwanstein foi construído com tudo o que havia de mais avançado na época em quesito tecnologia: chão aquecido, toaletes automáticos e até uma espécie de telefone.
Em 1886, Ludwig 2º morreu misteriosamente após ter sido exilado pelo irmão nas proximidades do lago Starnberg.
Visitando
A visita guiada no castelo, que dura cerca de 20 minutos, pode ser feita em inglês ou em alemão (para quem não fala nenhuma dessas línguas, pode-se adquirir o áudio-guia em outra língua, como por exemplo o português) e só apresenta 19 salas do castelo. Entre elas estão: o salão de festa, o quarto de Ludwig2º, a cozinha, o hall onde ficaria o trono e o lugar onde o rei comia (sozinho). Neste último havia uma “mesa-elevador”, engenhoca que desceria até a cozinha, onde a comida era servida, para depois subir até o rei, pois dessa forma ele teria o mínimo de contato possível com outras pessoas.
Se você procurar na internet fotos do Neuwschwanstein, com certeza você verá a famosa vista da ponte Marienbrücke, porém quando eu fui, no inverno, a ponte estava fechada devido ao tempo. Ainda sim, as fotos de outros ângulos são igualmente incríveis.
Leia o texto completo e veja mais fotos em O Viajante.
Relato por Amanda Gelpi