Chapada dos Guimarães tem resort de luxo sustentável
Malai Manso aposta em sustentabilidade e nas atrações de natureza
Rodeado pela natureza da Chapada dos Guimarães (MT), o resort Malai Manso aposta em sustentabilidade, e hoje é o primeiro empreendimento do Brasil a ser 100% abastecido com energia solar.
O destino atrai viajantes que buscam luxo, sistema all inclusive e aventuras pelas belezas da região.
São muitas. O resort fica à beira do lago do Manso e aos pés do Morro do Chapéu, um dos cartões-postais da Chapada.
O lago do Manso, feito pela hidrelétrica de Furnas, é maior que a Baía de Guanabara e dez vezes maior que o lago Paranoá, em Brasília.
A partir do resort é possível usar o lago para esportes como para passeios de caiaque, barco e stand up paddle.
O destino também está a 1h30 de Nobres, um paraíso com aquário natural, flutuações, cachoeiras, trilhas em meio à natureza bruta, onde é possível avistar macacos, araras coloridas, tucanos e outros animais livres.
Assim como os passeios em Nobres, os paredões, trilhas e cachoeiras da Chapada dos Guimarães também são imperdíveis, conduzidos pela agência Confiança Tour.
A agência também poderá fazer o transporte do turista do Aeroporto Internacional de Cuiabá, a 1:30 de carro do resort.
Bebidinhas e brinquedões
Fiz uma viagem com uma amiga, com direito a drinques na piscina (são 3 mil m2 de piscinas!), pizzas saborosas, café da manhã com a paisagem da Chapada e snorkel em aquário natural cristalino.
Mas quem vai em família com crianças pequenas aproveita ainda mais os recursos do resort.
Crianças se divertem com monitores das 9h às 22h, para os maiores de 4 anos. Ao longo da piscina, os brinquedões fazem sucesso entre os pimpolhos.
Arvorismo, tirolesa, escalada, arco e flecha, brinquedoteca, trilhas e mais atividades estão na lista dos pequenos aventureiros.
Papais aproveitam as bebidinhas à beira da piscina, com vários bares espalhados, o spa da grife L’Occitane, aventuras no lago manso e os deliciosos restaurantes.
Além do buffet principal, há pizzaria, hamburgueria, choperia e sorveteria com vista para o lago do Manso.
Para se hospedar, o viajante escolhe entre várias opções. Há os apartamentos do prédio principal, as casas boutique, para quem quer muita privacidade, e os bangalôs no jardim, onde fiquei e me apaixonei.
No bangalô família, há sala, copa e duas suítes, com portas que saem direto para o jardim.
Sustentabilidade e proteção anti-covid
Literalmente no meio da natureza da Chapada, o resort não poderia deixar de escolher o caminho da sustentabilidade.
Para impactar o quanto menos, o local bolou ações como replantio de árvores da região, pomar e horta orgânica, diminuição do uso de plástico e o mais impressionante: um parque solar que não só abastece 100% do resort, como chega a ficar com crédito de energia.
“É o primeiro resort no Brasil inteiramente abastecido com energia renovável”, completa Monaliza Sehn, gerente de meio ambiente do Malai.
O resort ainda utiliza tratamento de esgoto biológico, ou seja, sem produtos químicos, e recicla todo lixo possível.
“Temos uma central de resíduos sólidos onde tudo é separado e prensado. Depois, esse material é vendido, com todo dinheiro revertido para os funcionários”, conta a executiva.
Para prevenção de Covid, o resort mantém mesas distanciadas nos restaurantes e recomenda o uso de máscara nas áreas comuns. Em todos locais de alimentação as máscaras são obrigatórias, mesmo que só para pegar bebida.
Isso é cobrado. Quando fui checar o menu do bar da piscina, me esqueci da máscara. Fui corretamente repreendida. Bom lembrar que a pandemia não acabou. Cuidados como máscara e distanciamento são essenciais.
Para mais destinos sustentáveis, roteiros veganos e vegetarianos, além de lugares pet friendly, siga o Lado B Viagem no Instagram!