Chile e Peru, os melhores destinos turísticos da América do Sul
Em matéria de turismo aventura o Chile sai na dianteira pelo terceiro ano consecutivo, mas quando os roteiros privilegiam o verde, ninguém ganha do Peru. Ambos foram eleitos pelo “World Travel Awards América do Sul 2017“, como os melhores destinos nessas categorias. E não pense que é pouco, pois agora concorrem como os melhores do mundo.
Há um filão de roteiros na diversidade verde do Peru. Porém, poucos são conhecidos pelos viajantes brasileiros que ainda preferem o carro-chefe do turismo peruano –Machu Picchu. Dentre eles se destacam a fortaleza pré-incaica de Keulap, na Amazônia; o Canyon do Vale Colca, terceiro destino mais visitado do Peru, por conta de seu desfiladeiro duas vezes mais profundo que o Grande Canyon, nos Estados Unidos. Isso sem falar na Laguna 69, a 4.650 m de altitude. Chegar ali não é aventura fácil, é para poucos.
Outro itinerário para os fãs de ecoturismo é a Reserva Paisagística Nor Yauyos-Cochas, formada por lagoas, riachos, cascatas, florestas e pampas, que de lambuja fica próxima de Lima.
- 5 países da América do Sul para brasileiros viajarem gastando pouco
- Chile: 12 lugares para conhecer no Deserto do Atacama
- 8 passeios de trem para fazer no Brasil e na América do Sul
- 6 destinos para fazer um mochilão sem perrengue na América do Sul
Ser original no terreno de turismo de aventura é um desafio dos mais complicados, ainda que seja propicio às cabeças que pensam fora da estante. No Chile a multiplicidade das atividades propostas aos aventureiros impressiona: deserto atacamenho; lagunas e vulcões, muito deles ativos no Altiplano; bosques magalhânicos, paisagens montanhosas e fiordes na Patagônia.
Achou pouco? Tem mais: a cordilheira quando mergulha no oceano forma os pampas e as tundras da Terra do Fogo; e nem falamos ainda das ilhas de Chiloé. Agora me diga, falta alguma coisa para entusiasmar os que amam a natureza?
Belezas não podem ser cotejadas, mas a conjunção de tantos lugares de prestígio no Chile e Peru, aliados à hospitalidade e aos roteiros bem definidos, feitos com profissionalismo, segurança, e capricho, creditaram a esses países a láurea máxima concedida pela prestigiosa ‘World Travel Awards’.
Bom que estejam na América do Sul, e o melhor de tudo –estão bem pertinho de nós!