Cidades da Serra Gaúcha lançam ‘Rota Cervejeira’
Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta
Em terras em que chocolates, vinhos e panelas fumegantes de fondue são as opções gastronômicas mais conhecidas, novidades cervejeiras são sempre bem-vindas.
Cidades como Gramado, Canela e Nova Petrópolis acabam de lançar a Rota Cervejeira, em que os visitantes poderão conhecer e provar as cervejas artesanais fabricadas nos três destinos participantes do roteiro, incluindo também passeios nas atrações naturais dessas cidades serranas.
- Dicas imperdíveis do que fazer na Serra Gaúcha na primavera
- 3 dias em Gramado: explore o frio e o melhor da serra gaúcha
- Cidade gaúcha inaugura a maior tirolesa urbana do mundo
- Cidade tcheca é berço da cerveja mais consumida do mundo
Degustação de cervejas artesanais na Edelbrau, em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha (Foto: Eduardo Vessoni)[/img]
Cervejaria Edelbrau: No mercado cervejeiro desde 2011, a Edelbrau surgiu com o propósito de resgatar a cultura festiva de seus antepassados, os imigrantes alemães. Inaugurada em 2011, a cervejaria produz 160 mil litros anuais de cinco tipos de cerveja: Pilsen, Weiss, Pale Ale, Dunkel e a frutada e dourada Blond Ale. Com 42 mil visitantes, em 2014, a Edelbrau tem foco no mercado do Rio Grande do Sul, cujos 50% das vendas na loja acontecem ali mesmo na empresa.
Gramado
Cervejaria Rasen Bier: Desde 2008, a Rasen Bier traz para a Serra Gaúcha a cultura e o sabor da mais pura cerveja artesanal. Sua composição é inspirada na Lei da Pureza Alemã, criada em 1516, pelo Duque da Bavária, contendo somente quatro ingredientes: água pura, malte, lúpulo e levedura. Essa empresa não só levou para o resto do Brasil o estilo gaúcho de produzir cervejas, como carrega no nome seu próprio lugar de origem (a palavra alemã rasen significa “gramado”).
Cervejaria Gram Bier: A empresa nasceu de um sonho de beber cervejas com sabor marcante, aroma equilibrado e corpo consistente. Desde 2014, a Gram Bier oferece produtos que fazem uma releitura dos estilos da cerveja do Velho e do Novo Mundo como a Weizenbock com teor alcoólico de 8,2%, a frutada Belgian Blond Ale, a Porter com notas de café e chocolate, e a cerveja de origem alemã Snow, de aroma frutado.
Canela
Cervejaria do Farol: Em 2003, com a família Bausch, chega a Canela essa cervejaria com produção mensal de 10 mil litros de cervejas do tipo Pilsen, Weiss e Tripel. Destaque para o farol de 32 metros de altura, onde fica a empresa, cujos 135 degraus dão acesso a um mirante com vista panorâmica da Serra Gaúcha.