7 das 10 cidades mais visitadas do mundo estão na Ásia

24/06/2018 12:30 / Atualizado em 05/05/2020 10:54

Hong Kong manteve o rótulo de cidade mais visitada do mundo pelo nono ano seguido, de acordo com o Top 100 City Destinations Ranking, produzido anualmente pela consultoria de dados de mercado Euromonitor e divulgado todos os anos em dezembro, que se baseia no número de visitantes internacionais que passam pelo menos 24 horas ou mais em uma cidade do mundo.

Hong Kong no topo da lista das cidades mais visitadas do mundo
Hong Kong no topo da lista das cidades mais visitadas do mundo

Hong Kong recebeu 26,6 milhões de turistas em 2016, segundo a pesquisa, muito graças aos desembarques constantes de chineses. Na segunda posição também está uma cidade asiática: Bangkok, na Tailândia, que hospedou 21,2 milhões de pessoas no ano passado – a capital tailandesa havia superado Londres, na Inglaterra, em 2015.

A segunda colocada no ranking é Bangkok
A segunda colocada no ranking é Bangkok

Outras cinco cidades localizadas na Ásia aparecem nas 10 primeiras posições: Cingapura (16,6 milhões de visitantes), Macau (15,4 milhões), Dubai, nos Emirados Árabes (14,9 milhões), Shenzhen, na China (12,6 milhões) e Kuala Lumpur, na Malásia (12,3 milhões). Entre elas estão, além de Londres, na terceira colocação, as já tradicionais Paris, na França (14,4 milhões) e Nova York, nos Estados Unidos (12,7 milhões).

Londres se mantém na terceira posição
Londres se mantém na terceira posição

Segundo a Euromonitor, a tendência é que até 2025 Cingapura também ultrapasse Londres e se complete a trinca de cidades asiáticas no topo da lista.

O ranking completo, da mesma forma, é dominado pela Ásia: são 41 cidades do Pacífico Asiático entre as 100 mais visitadas do planeta no ano passado. Na lista de 2010, eram apenas 34. A expectativa da Euromonitor é que em 2025 esse número suba para 47.

Uma das explicações para esse fenômeno é o crescimento de visitantes internacionais às cidades asiáticas oriundos da China, que abriu recentemente seu mercado de turismo, que já é o maior do mundo, segundo as pesquisas. O barateamento de passagens aéreas do continente para a ilha também a ajuda a entender os fluxos intensos.

De acordo com o Euromonitor, até 2025 Cingapura deve ultrapassar Londres
De acordo com o Euromonitor, até 2025 Cingapura deve ultrapassar Londres

A expectativa é que o número de visitantes em Hong Kong caia na lista deste ano (referente a 2017) por causa das tensões entre os governos da cidade e da China, mas a longo prazo a previsão é que os desembarques cresçam para 45 milhões de pessoas em 2025.

“O Pacífico Asiático é a região que destaca a mudança nas viagens internacionais”, diz Wouter Geerts, analista de viagem da Euromonitor, na pesquisa publicada. “Nós esperamos que a região continue a crescer na década seguinte com Cingapura passando à frente de Londres como a terceira cidade mais visitada do mundo e dando o pódio inteiro para a Ásia”, completa.

Ainda de acordo com as explicações, a Euromonitor acredita que o desempenho das cidades europeias na pesquisa reflete as questões pelas quais o continente se debateu nos últimos anos: a crise na zona do euro, o fluxo de refugiados, o Brexit na Inglaterra e os ataques terroristas.

Anfiteatro de Acrópoles em Atenas, na Grécia; país teve aumento no turismo
Anfiteatro de Acrópoles em Atenas, na Grécia; país teve aumento no turismo

Apesar disso, o turismo segue forte em cidades como Londres e Paris, além de registrar crescimentos em países como Grécia, Itália e Espanha no ano passado. O fenômeno é resultado da agitação recente no Oriente Médio e no norte da África.

Apesar de sofrer com ataques terroristas e uma turbulência política por conta do Brexit, Londres foi a cidade europeia mais visitada em 2016, de acordo com a pesquisa. De fato, a desvalorização da libra esterlina como resultado da votação da saída do país da União Europeia atraiu mais pessoas ao Reino Unido, mas as previsões é que, no longo prazo, a capital britânica veja seus números de visitantes caírem.

Cancún é a cidade da América Latina mais visitada do mundo
Cancún é a cidade da América Latina mais visitada do mundo - Getty Images

Na América Latina, a cidade mais visitada aparece na 32ª colocação: Cancún, no México, que recebeu 6,7 milhões de turistas em 2016. Depois vem a pequena (e famosa) Punta Cana, na República Dominicana, na 57ª colocação, com 3,6 milhões de desembarques – atrás de cidades como Hanoi, no Vietnã (4,3 milhões de visitantes), Riad, na Arábia Saudita (5,5 milhões de visitantes) e Chennai, na Índia (5,1 milhões).

O Brasil tem uma única cidade no ranking: o Rio de Janeiro, na 88ª posição, com 2,2 milhões de turistas no ano retrasado. A capital fluminense caiu cinco posições no ranking de 2015, quando recebeu 2,3 milhões de visitantes. O Rio fica atrás de cidades como Phnom Penh, no Camboja, Honolulu, no Havaí e Dammam, na Arábia Saudita.

 As 10 cidades mais visitadas do mundo em 2017

  1. Hong Kong – 26,6 milhões*
  2. Bangkok, Tailândia – 21,2 milhões
  3. Londres, Inglaterra – 19,2 milhões
  4. Cingapura – 16,6 milhões
  5. Macau – 15,4 milhões
  6. Dubai, Emirados Árabes Unidos – 14,9 milhões
  7. Paris, França – 14,4 milhões
  8. Nova York, EUA – 12,7 milhões
  9. Shenzhen, China – 12,6 milhões
  10. Kuala Lumpur – Malásia – 12,3 milhões

*Número de pessoas que ficaram mais de 24 horas na cidade