Saiba em quais cidades o trem-bala SP-Rio irá passar

As expectativas mais otimistas falam no início das operações em 2033

29/10/2024 19:33 / Atualizado em 11/11/2024 11:39

O projeto do trem-bala que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro é uma das iniciativas mais aguardadas no Brasil na última década 

A proposta de um transporte ferroviário de alta velocidade promete não apenas facilitar a mobilidade entre essas duas das mais importantes metrópoles do país, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Com inauguração prevista para junho de 2032, o trajeto planejado para o trem-bala é de aproximadamente 420 quilômetros, com uma previsão de tempo de viagem em pouco menos de duas horas. 

I.agrm meramente ilustrativa do trem-bala
I.agrm meramente ilustrativa do trem-bala - Divulgação

A ideia é que o trem opere a velocidades de até 300 km/h, tornando a viagem muito mais rápida do que as opções atuais, como o transporte o rodoviário, que podem levar até 6 horas, dependendo do trânsito.

A estimativa é que o trem de alta velocidade irá transportar mais de 25 milhões de pessoas por ano.

O projeto é liderado pela empresa TAV Brasil e foi assinado junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com investimento total de aproximadamente R$ 75 bilhões

Possíveis estações do trem-bala SP-Rio

As estações do trem-bala estão sendo projetadas para serem modernas e integradas com outros meios de transporte, como ônibus e metrô.

A linha passará por seis cidades do Vale do Paraíba: Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Aparecida, Resende e Volta Redonda –estas duas últimas já no Rio de Janeiro, além de São Paulo (Estação Água Branca), Guarulhos e Rio de Janeiro (Estação Leopoldina).

Os benefícios do trem-bala são evidentes. Além da redução significativa no tempo de viagem, espera-se que o projeto aumente o fluxo de turistas entre as duas cidades, promovendo o comércio e a cultura.

A facilidade de deslocamento também poderá estimular investimentos em áreas ao longo do trajeto, incentivando o crescimento de novas empresas e a geração de empregos.

O trem-bala pode ser uma alternativa sustentável em relação aos meios de transporte tradicionais, contribuindo para a diminuição das emissões de carbono. A energia elétrica utilizada nas operações pode ser gerada por fontes renováveis, o que ajudaria o Brasil a cumprir suas metas ambientais.

Cronograma de obras do tem-bala

A data de inauguração do trem-bala ainda não foi definida com precisão, mas o projeto foi retomado em 2021, após uma série de interrupções ao longo dos anos.

As expectativas mais otimistas falam em um início das operações em 2032. embora muitos especialistas alertem que prazos no Brasil frequentemente sofrem atrasos devido a questões burocráticas, financeiras e políticas.

A previsão de que o projeto avance nos próximos anos dependerá de várias etapas, incluindo a definição do consórcio responsável pela construção e operação, a obtenção das licenças necessárias e a alocação de recursos financeiros.