Espanha terá trem-bala ‘low cost’ com passagens a partir de € 10

A rota Madri-Barcelona será feita em duas horas e meia

O conceito “low cost” (baixo custo) adotado pelas companhias aéreas chegou ao transporte ferroviário. A estatal espanhola Renfe lançou o Avlo, versão mais barata do seu trem de alta velocidade AVE.

As operações começam no dia 6 de abril.

As operações do trem-nala “low cost”começam no dia 6 de abril
Créditos: Divulgação/Renfe
As operações do trem-nala “low cost”começam no dia 6 de abril

O novo trem fará a rota Madri e Barcelona, com parada em Zaragoza, em apenas 2h30 com bilhetes que custam entre € 10 (cerca de R$ 50) e € 60 (R$ 290).  Crianças menores de 14 anos podem viajar por um preço fixo de € 5, desde que associado a um bilhete de tarifa básica (máximo de dois bilhetes de criança por tarifa básica).

Inicialmente, serão três saídas diárias da estação de Puerta de Atocha, em Madri –9h15, 16h e 20h35–. Já no sentido ao contrário, os trens deixam a estação de Sants, em Barcelona, às 9h25, 16h25 e 20h. Apenas os trens matutinos e noturnos fazem parada em Zaragoza.

Em maio, a Renfe vai incluir mais um horário na rota: 12h50 (Madri) e 12h40 (Barcelona).

Os trens são equipados com assentos reclináveis e capacidade para transportar 438, além de máquinas automáticas de venda de bebidas e sanduíches (pagamento por cartão de crédito / débito).

Assim como as companhias áereas “low cost”, os passageiros poderão levar apenas uma bagagem de mão (dimensões máximas 55x35x25 cm), além de um item pessoal ou bolsa. Ambos sem limite de peso, informa a empresa.

Quem quiser levar mais bagagem ou ter serviços a bordo, como alimentação, deverá pagar uma taxa extra.

O preço inclui uma bagagem de mão (bolsa ou mochila de dimensões máximas 27x36x25 cm) e uma mala de cabine (dimensões máximas 55x35x25 cm). Ambos sem limite de peso.