Colheita da uva é uma das atrações do verão na Serra Gaúcha

Nesta época do ano diversas vinícolas de Bento Gonçalves e região abrem suas portas para celebrar a vindima

03/02/2020 12:11

Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros nos meses de inverno, mas engana-se quem pensa que a região não oferece atrativos no verão.

Nos meses mais quentes do ano, de janeiro a março, a paisagem da pequena e charmosa cidade de Bento Gonçalves se transforma, com suas parreiras repletas de cachos de uvas, prontos para serem colhidas e transformadas em vinho durante a vindima.

Pórtico de entrada da cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul
Pórtico de entrada da cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul - Samuel Azambuja Kochhan/Istock

Nesta época do ano, diversas vinícolas de Bento Gonçalves e região abrem suas portas para celebrar e receber turistas que desejam vivenciar os costumes e a cultura do vinho, desde o corte dos cachos, participação da pisa –forma antiga de fabricar vinho pisoteando as uvas– visita à cave, o processo de engarrafamento e, por fim, a degustação do vinho, orientada por um enólogo.

Os restaurantes da região também são uma atração à parte, organizando cardápios especiais com receitas típicas da colônia italiana.

Passeios em Bento Gonçalves

Além da parte enogastronômica, a cidade de Bento Gonçalves oferece passeios como o trem Maria Fumaça que percorre um percurso de 23 km, passando pelas cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa, no qual os visitantes conhecem mais sobre a história da imigração italiana e as tradições gaúchas.

Fachada imponente do edifício da vinícola de Salton, em Bento Gonçalves
Fachada imponente do edifício da vinícola de Salton, em Bento Gonçalves - Celli07/iStock

E por falar em tradição, outra atividade imperdível no destino é a visita ao Parque Temático Epopeia Italiana, que agora abre suas portas de cara nova, contando de maneira ainda mais real e emocionante a história dos primeiros imigrantes italianos que chegaram na região de Bento Gonçalves.

Uma atração para toda família é o Parque das Ovelhas, que proporciona ao turista um dia na fazenda: do grande rebanho de ovelhas à amamentação, passando pelo treinamento de cães de pastoreio e aves de rapina.

Passeio de Maria Fumaça é uma da atrações da Serra Gaúcha
Passeio de Maria Fumaça é uma da atrações da Serra Gaúcha - Giordani Turismo / Divulgação

Apesar de Gramado ser o destino mais buscado, a cidade de Bento Gonçalves vem caindo no gosto do turista brasileiro. Somente o ano passado, a CVC embarcou 37% a mais de turistas para o destino, em comparação ao ano de 2018.

Um pacote para Bento Gonçalves com duração de cinco dias, traslados, hospedagem com café da manhã, passeio à vindima custa a partir de 10x sem juros de R$ 211,25 por pessoa, em apartamento duplo.