Colômbia: 5 lugares que inspiraram as cenas de ‘Cem Anos de Solidão’

Descubra quais foram os lugares que inspiraram o livro e as gravações da Netflix

19/12/2024 12:37

Mais do que nunca, Macondo está entre nós. A recente adaptação da Netflix da obra mais popular do escritor colombiano Gabriel García Márquez, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, “Cem Anos de Solidão”, colocou a sala de estar dos brasileiros dentro da cidade fictícia. E isso pode impactar nas próximas férias.

“Cem Anos de Solidão” deve recolocar a Colômbia como destino turístico em evidência, onde o viajante busca vivenciar a magia da Macondo retratada nas telas.

A cidade propriamente dita ficaria entre Santa Marta e a Sierra Nevada, mas há vários cantinhos inspiradores pelo caminho. 

“A televisão tem um papel gigante na escolha de um destino”, destaca Josian Chevallier, vice-presidente de vendas do buscador de voos Viajala.com.br. Dados do buscador mostraram, em 2022, que, durante a exibição do remake da novela “Pantanal”, na TV Globo, houve um aumento de 36% nas buscas de voos para Campo Grande (MS).

“A própria Colômbia já experimentou esse efeito com a popularização de Medellín como destino turístico entre os brasileiros devido à curiosidade despertada pela série Narcos, de 2015, estrelada por Wagner Moura”, relembra Chevallier.

5 lugares na Colômbia que inspiraram cenas de ‘Cem Anos de Solidão’

Descubra quais foram os lugares que inspiraram o livro de Gabriel García Márquez e as gravações da série da Netflix.

Tolima

Esta região, localizada no Centro-Oeste da região Andina, reflete as paisagens macondianas, a cultura e a riqueza natural da Colômbia. Veja só: em 1955, García Márquez esteve na cidade de Ibagué para a filmagem do filme “Edipo Alcalde”, do qual escreveu o roteiro, sete anos antes da publicação de “Cem Anos de Solidão”. Pelo visto, a inspiração começou ali.

Casarios coloridos em Tolima, na Colômbia
Casarios coloridos em Tolima, na Colômbia - Circle Creative Studio/iStock

Alvarado e Ibagué, em Tolima, de fato retratam muito do clima de Macondo. Nesses lugares, há ruas e casas pitorescas, borboletas amarelas como as descritas no livro, além de rios, trilhas, montanhas e o imperdível Nevado del Tolima, situado na Cordilheira dos Andes.

Também é um bom local para conhecer a gastronomia típica, como o tamal e a lechona, que é preparada com carne de porco, aveia e assados (como achiras, biscoitos e almojábanas).

Magdalena

Localizado no Nordeste do país, na região do Caribe, é um complexo de vilarejos que refletem sua cultura, tradições e festividades. Nesse destino, é possível observar aves, visitar feiras de artesanato e admirar os trabalhos manuais feitos pelos moradores, como relatado em Cem Anos de Solidão.

Igreja de São José onde Gabriel Garcia Marquez foi batizado
Igreja de São José onde Gabriel Garcia Marquez foi batizado - anamejia18/iStock

Em Magdalena está Aracataca, cidade natal de “Gabo” e provável berço do livro. A cidadezinha tinha menos de 20 anos de existência quando o escritor nasceu. Contam por lá que os seus antepassados fundaram Aracataca para tentar esquecer de um passado em que seu avô matou um homem em um duelo de honra. Conhece essa história de algum lugar?

Hoje, o turismo de Aracataca se baseia em García Márquez, com um museu dedicado à sua obra e tours guiados temáticos.

César

No Nordeste da Colômbia, entre as regiões Andina e Caribe, este destino oferece um contraste de cenários que compõem as narrativas da obra literária. 

Foi nessa região que viveu um dos personagens de “Cem Anos de Solidão”. Na capital Valledupar, é possível vivenciar a cultura vallenata, presente tanto nas obras de García Márquez quanto em sua vida pessoal. As cidades de Manaure e Ciénaga também são cenários frequentemente mencionados no livro. 

Centro de Valledupar, capital do departamento de Cesar
Centro de Valledupar, capital do departamento de Cesar - cesarrosphoto/iStock

Os moradores de Ciénaga costumam contar que García Márquez se inspirou nas histórias que eram ouvidas pelas ruas da cidade. Segundo os rumores populares, o personagem do Coronel Aureliano Buendía era baseado no general Rafael Uribe Uribe, com quem o avô de García Márquez lutou na Guerra dos Mil Dias, cuja última batalha ocorreu em Ciénaga, em 1902. 

Lindo entardecer na cidade de Ciénaga
Lindo entardecer na cidade de Ciénaga - oscar garces/iStock

Também dizem que a personagem Remedios foi, na realidade, Rosario Barranco, uma mulher nascida lá e coroada rainha regional em 1933.

La Guajira

Situado ao Norte da Colômbia, limitando-se com o mar do Caribe e a Venezuela, este destino abriga cinco povos nativos da América. Sua diversidade natural inspirou diversas cenas da adaptação de “Cem Anos de Solidão”.

Em La Guajira foi construído um rancho e diferentes vilarejos pela Netflix, para representar a passagem do tempo em Macondo.

Você pode visitar o santuário dos flamingos e aproveitar as praias e o mar da região.

Cundinamarca

Pertinho de Bogotá e facílimo de chegar a partir da capital colombiana, esta região foi uma das locações que deram vida a “Cem Anos de Solidão” na versão da Netflix.

Cundinamarca oferece uma imersão na natureza colombiana
Cundinamarca oferece uma imersão na natureza colombiana - David Otalora/iStock

Tem trilhas na natureza, a famosa Laguna de Guatavita e o Parque Jaime Duque, um espaço que valoriza a cultura e o legado cundinamarquense.