Como avaliar a sustentabilidade de um hotel?
Hotéis sustentáveis preocupam-se com o lixo gerado, com a comunidade local e investem em novas tecnologias, como energia limpa
Nada mais poderoso do que o nosso consumo. O que você consome representa o que apoia, já pensou nisso? Ao preferir hotéis com atitudes sustentáveis, você manda seu recado verde ao mercado.
Sustentabilidade já entrou na pauta do consumidor, que deve direcionar sua preferência por lugares que escolhem preservar o planeta.
Para ser sustentável é preciso investir. O investimento deve ser encarado como preservação e contribuição que aquele hotel faz para a sociedade e a natureza que o cerca.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Como hóspede, preste atenção a alguns pontos antes de escolher seu hotel.
1 – Lixo: quantidade e descarte
Não adianta estar num paraíso de águas cristalinas, mas cujo hotel descarta todo seu lixo na natureza.
Como hóspede, você também vai matar peixes e espécies marinhas durante a estada. Se você se incomoda com isso já estamos no caminho certo.
Ao visitar o hotel, preste atenção se há descarte seletivo, separação de plásticos, vidros, para encaminhar à reciclagem.
Também repare nas embalagens, como de água, amenities e excesso de descartáveis. O ideal é a substituição do plástico por vidro, como nas garrafinhas de água.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
Nos amenities, hotéis que têm produto de qualidade em dispenser próprio, preenchido com refil, saem na frente. Quanto mais plástico de descarte, pior.
2 – Energia solar
Energia solar já é uma tecnologia bastante comum, mas requer mais investimento no período inicial, para instalação. Depois, ela se paga com o tempo.
Hotéis que se preocupam com esse investimento já estão no caminho da sustentabilidade e merecem nossa atenção.
Mas por que solar? Porque a energia vinda do sol é limpa e reduz a emissão de CO2 na atmosfera.
De acordo com Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) mesmo a microgeração de energia , como nas casas, já impacta profundamente na atmosfera.
Uma residência com placas solares pode reduzir cerca de 1,3 toneladas de CO2 na atmosfera em um ano.
O excesso de gás carbônico na natureza é um dos principais vilões da camada de ozônio, que, afetada, causa aquecimento global.
3 – Ajuda à comunidade e comida local
Ter funcionários recrutados na comunidade local impacta diretamente na riqueza ao redor daquele hotel.
Muitos lugares dão ainda treinamentos em escolas de hotelaria, criadas no entorno, como acontece em Imbassaí, na Bahia.
A comida local também impacta. Quanto mais importados consumimos, mais poluímos, por causa de transporte e toda cadeia para que aquele alimento chegue à sua mesa.
Hotéis que consomem comida local ajudam a aproximar o pequeno agricultor do público, valorizam a culinária regional do destino onde estão e, portanto, ajudam economicamente aquela comunidade.
Ao consumir, você também contribui para que aquela comunidade seja mais preservada e de renda melhor distribuída.
No instagram @ladobviagem você encontra locais e hotéis sustentáveis, gastronomia plant based, além de turismo ético com animais. O site é parceiro do Catraca Livre Viagem.