Como é fazer um cruzeiro pelo Caribe a bordo do MSC Seascape

Confira atrações, restaurantes e roteiros a bordo do MSC Seascape, um dos mais novos navios da MSC Cruzeiros

23/07/2024 18:00

Conhecido por ter algumas das praias mais bonitas do mundo e sol praticamente os 365 dias do ano, o Caribe caiu nas graças dos cruzeiristas brasileiros. Opções de roteiros é o que não faltam. Tem para todos os públicos e bolsos.

A maioria dos roteiros para o Caribe tem como ponto de embarque o Porto de Miami, na Flórida (EUA). Não por acaso, a cidade é conhecida como a “capital mundial dos cruzeiros”.

Miami é considerada a "capital mundial dos cruzeiros"
Miami é considerada a “capital mundial dos cruzeiros” - felixmizioznikov/iStock

De olho neste público, a MSC Cruzeiros vem ampliando a oferta de embarques no PortMiami. No ano que vem, a armadora terá seu próprio terminal –que promete ser o maior da América do Norte, com capacidade para receber até 36 mil passageiros por dia.

A partir do Porto de Miami, a MSC Cruzeiros oferece roteiros de 3 a 14 noites para o Caribe e Antilhas, como paradas em Cozumel (México), Falmouth (Jamaica), George Town (Ilhas Cayman), por exemplo, além de Ocean Cay, ilha privativa da companhia nas Bahamas.

Local onde ficará o terminal de passageiros da MSC Cruzeiros no Porto de Miami
Local onde ficará o terminal de passageiros da MSC Cruzeiros no Porto de Miami - Márcio Diniz/Catraca Livre

Os roteiros são feitos a bordo dos mais modernos navios da armadora, como MSC Seascape e o  MSC Magnifica. A companhia também oferece saídas de Port Canaveral (Orlando) e Nova York, com o MSC Meraviglia.

A Catraca Livre viajou no final de maio no MSC Seascape para acompanhar a 4ª Convenção Internacional de Vendas da companhia. que reuniu quase 400 agentes de viagem brasileiros.

O belíssimo Atrium, que ocupa quatro decks, com sua escadaria de cristais Swarovski
O belíssimo Atrium, que ocupa quatro decks, com sua escadaria de cristais Swarovski - Márcio Diniz/Catraca Livre

No roteiro de 7 noites, visitamos Falmouth (Jamaica), George Town (Ilhas Cayman), Cozumel (México) e Ocean Cay, além de dois dias de navegação até retornar à Miami.

Por dentro do MSC Seascape

Lançado em dezembro de 2022, o MSC Seascape é o segundo navio da Classe EVO e uma evolução da já inovadora classe Seaside — MSC Seaview, MSC Seashore e o MSC Seaside, que já estiveram no Brasil.

O MSC Seascape atracado no porto de Cozumel, no México
O MSC Seascape atracado no porto de Cozumel, no México - Márcio Diniz/Catraca Livre

Com 332 metros de comprimento, 41 metros de largura e 77 metros de altura, o navio tem 19 decks (o mais alto é o 20, mas a superstição italiana veta o número 17) e capacidade máxima de 5.877 hóspedes. São 2.270 cabines divididas em 12 categorias diferentes, incluindo amplas suítes e algumas com varandas. 

Além disso, o navio possui 75 cabines dedicadas para hóspedes com dificuldades de mobilidade.

Já o Yacht Club, na popa dos decks 16-19, é a experiência de um iate dentro de navio do MSC. O complexo possui 131 suítes, bem como seu próprio restaurante e um exclusivo (e expansivo) deck para banhos de sol com piscina, hidromassagens e bufê.

A escultura Incanto del Mare, criada por Venini, um dos vidreiros mais conceituados do mundo para a MSC Foundation
A escultura Incanto del Mare, criada por Venini, um dos vidreiros mais conceituados do mundo para a MSC Foundation - Márcio Diniz/Catraca Livre

Cada deck do MSC Seascape tem o nome de uma ilha famosa do mundo, como Phi Phi, na Tailândia (deck 4), Bali, na Indonésia (deck 16) e Ilhabela, no litoral norte paulista (deck 5).

Assim como o navio irmão Seashore, o MSC Seascape apresenta uma estética inspirada na cidade de Nova York. Os toques de glamour são melhor exemplificados no Atrium de quatro andares com sua escadaria deslumbrante com 10.000 cristais Swarovski –uma marca da companhia.

O MSC Seascape foi inaugurado em dezembro de 2022
O MSC Seascape foi inaugurado em dezembro de 2022 - Márcio Diniz/Catraca Livre

Por maior que seja o navio, ele tem um layout inteligente com muitos espaços que permitem que você encontre o lugar certo para se divertir ou relaxar, no seu próprio ritmo.

Gastronomia

No quesito gastronomia, o MSC Seascape oferece, além do Marketplace Buffet, 10 restaurantes, sendo quatro principais –cada um com decoração e ambientes distintos, mas serviço e menus idênticos– e cinco de especialidades –Butcher’s Cut (especializado em carnes e com uma área ao ar livre); Kaito Sushi Bar (culinária asiática); Kaito Teppanyaki (que une a culinária oriental com perfomance gastronômica); Hola! Tacos & Cantina (típico mexicano) e o Ocean Cay (especializado em frutos do mar).

Complementando a oferta gastronômica, o Seascape possui 19 bares e lounges espalhados por pelos decks, com dois deles também de especialidade, como o The Wine Cellar. 

Entretenimento e lazer

No quesito lazer, o MSC Seascape oferece 700 m² de espaço dedicado para crianças, com áreas projetadas para diferentes faixas etárias. 

Espaço do MSC Seascape dedicado aos jogos eletrônicos
Espaço do MSC Seascape dedicado aos jogos eletrônicos - Márcio Diniz/Catraca Livre

O Kids Club, com temática espacial, promete uma experiência exclusiva para as crianças, incluindo o evento “LEGO Experience On Board”. Para os mais pequenos, o navio dispõe ainda do Baby Club, projetado em parceria com a Chicco.

A ampla área de jogos com diversas experiências de realidade virtual, incluindo o Simulador VR de Voo 360 e o MSC Formula Racer, completam a parte eletrônica.

Mas a principal atração é o Robotron, uma “espécie de montanha-russa”. Nele, os hóspedes escolhem suas músicas enquanto o braço robótico se move em sincronia com a melodia. São três tipos de velocidades: leve, moderado e rápido. A atração é paga à parte, custa US$ 10.

Para entretenimento, o MSC Seascape conta com o Chora Theatre, com capacidade para 1.172 hóspedes, e o Le Cabaret Rouge, inspirado nos cabarés franceses da década de 1920 –este último somente para adultos.

Piscinas do MSC Seascape

Com suas seis piscinas, o navio oferece um equilíbrio entre ambientes adequados para crianças e adultos. Destaque para a Marina Pool e a Jungle Room Pool (com teto retrátil), localizadas em lados opostos do deck 18. 

Para os menores, o parque aquático Pirates Cove tem quatro toboáguas e uma piscina infantil.

A piscina principal do MSC Seascape
A piscina principal do MSC Seascape - Márcio Diniz/Catraca Livre

A Infinity Pool somente para adultos no deck 8 é um pedacinho do paraíso –um dos pontos “instagramável” do navio — , que fica popa e também conta com um bar e uma estação de gelato.

A área externa ainda inclui a Ponte dos Suspiros, com piso de vidro, no deck 16.

Pirates Cove Aquapark, parque aquático infantil
Pirates Cove Aquapark, parque aquático infantil - Divulgação

Os hóspedes podem contar com o MSC Aurea Spa, uma área de 2,3 mil m² que oferece uma variedade de tratamentos corporais e faciais, além da área termal. O navio oferece ainda uma academia e uma quadra poliesportiva.

Roteiro pelo Caribe

O MSC Seascape faz roteiros de sete noites pelo Caribe, com paradas em Falmouth (Jamaica), George Town (Ilhas Cayman), Cozumel (México) e Ocean Cay, além de dois dias de navegação.

Diferente dos outros cruzeiros que fiz com a MSC, neste o “cruise card” (que serve para consumo e abrir a porta da cabine) não é entregue no momento do check-in. Ele fica na porta da cabine. Outra novidade é que o “daily program” (programação diária é digital. Basta baixar o aplicativo MSC for Me.

O navio partiu do Porto de Miami no final da tarde, onde deu para comtemplar o pôr do sol . O primeiro dia foi de navegação. Aproveitei para explorar o MSC Seascape. 

A primeira parada do roteiro (3º dia) foi em Falmouth. A expectativa era grande, pois seria minha “estreia” na Jamaica. Passamos parte do dia no Hilton Rose Hall Resort & Spa, Montego Bay, um dos inúmeros resorts que oferecem a opção de day use. Além da praia, dá para aproveitar o mini parque aquático do complexo. 

No quarto dia, a escala foi em George Town, mais precisamente Seven Mile Beach –considerada a praia mais bonita das Ilhas Cayman. Também ficamos em um beach club, o Coral Beach Villa.

No dia seguinte, atracamos na idílica ilha de Cozumel, no México, para mais um dia de “praia”. Na realidade, no beach club que ficamos não tinha exatamente uma faixa de areia. Mas visibilidade da água é algo surreal. 

Do roteiro, o porto de Cozumel é o mais estruturado, com inúmeras lojas de souvenir, joias de prata, restaurantes, bares e agências que oferecem outros passeios.

A última para do roteiro, no dia seguinte, foi na Ocean Cay, a ilha privativa da MSC Cruzeiros nas Bahamas. Confira aqui como é a experiência.

Quanto custa o cruzeiro pelo Caribe?

A MSC Cruzeiros oferece diversos roteiros pelo Caribe, Antilhas e Caribe Sul. No roteiro acima, o valor do pacote custa a partir de R$ 3.204 (por pessoa) e com os seguintes serviços inclusos: 

  • Todas as refeições inclusas no bufê e restaurantes principais;
  • Bufê “24h” com diversas ilhas com opções gastronômicas para todos os gostos;
  • Restaurantes principais com opções a la carte nas principais refeições (com entrada, prato principal e sobremesa);
  • Shows ao estilo Broadway, entretenimento  a bordo com games show, quizzes, competições, aulas de dança e muitas outras atividades, além de uma programação  ao ar livre para toda a família;
  • Piscinas, áreas ao ar livre para banho de sol, academia totalmente equipada, parque aquático (disponível em alguns dos nossos navios) lounges e bares com música ao vivo;
  • Todas as taxas operacionais para a realização do seu cruzeiro (Taxa de Serviço de Hotelaria e Taxas Portuárias e Operacionais) não sendo necessário nenhum pagamento adicional a bordo.

Não incluso no preço

Ocean Cay, a ilha privativa da MSC Cruzeiros nas Bahamas
Ocean Cay, a ilha privativa da MSC Cruzeiros nas Bahamas - Márcio Diniz/Catraca Livre

Alguns itens e experiências não estão inclusos no preço do cruzeiro e podem ser adquiridos a bordo ou reservados antecipadamente ainda no Brasil. A vantagem é que os preços são em reais e podem ser parcelados em até 12x sem juros, como:

  • Refeições nos restaurantes de especialidades;
  • Bebidas consumidas a bordo (apenas sucos e água durante às refeições);
  • Pacotes de internet e wi-fi;
  • Excursões e atividades especiais a bordo, como Tirolesa, cinema XD, simuladores, área de jogos (Fun pass), entre outros;
  • Consumo avulso de bebidas ou comidas nos restaurantes especiais, compras em lojas, etc..