Como está a greve de pilotos e comissários? Veja seus direitos

Paralisação ocorre nos principais aeroportos do país, causando atrasos e cancelamentos de voos

A greve de pilotos e comissários segue nos principais aeroportos do país. A paralisação, por tempo indeterminado, começou na última segunda, 19, e tem causado atrasos e cancelamento de voos às vésperas do Natal, período de maior movimento nos terminais.

Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a greve atinge os aeroportos de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Campinas (Viracopos), Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza, os maiores do país.  A paralização ocorre entre as 6h e 8h.

 Como está a greve de pilotos e comissários? Veja seus direitos
Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
 Como está a greve de pilotos e comissários? Veja seus direitos

Os aeronautas exigem, além do ganho acima da inflação, a recomposição salarial pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Essas mudanças devem incidir sobre o piso salarial, seguros, multa por descumprimento da Convenção, vale alimentação e diárias nacionais.

Em livre no YouTube nesta quarta-feira, 21, o diretor presidente do SNA, Henrique Hacklaender, disse que  não houve avanço nas negociações com as companhias aéreas e que o movimento vai continuar até que as demandas sejam solucionadas.

Os direitos dos passageiros com a greve dos pilotos

O Procon-SP recomenda ao passageiro que, antes de se dirigir para o aeroporto, entre em contato com a companhia para verificar a situação do voo.

Teve viagem cancelada com a greve dos pilotos? Saiba seus direitos
Créditos: NicolasMcComber/iStock
Teve viagem cancelada com a greve dos pilotos? Saiba seus direitos

Em caso de atraso ou cancelamento, o passageiro tem direito a:

  • Informação prévia quanto ao cancelamento do voo nos canais de atendimento disponíveis das companhias aéreas;
  • Viajar, tendo prioridade no próximo embarque da companhia aérea com o mesmo destino;
  • Ser direcionado para outra companhia (sem custo);
  • Receber de volta a quantia paga ou, ainda, hospedar-se em hotel por conta da empresa. Se o consumidor estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a sua residência e desta para o aeroporto.
  • Ressarcimento ou abatimento proporcional no caso de ocorrer algum dano material devido ao atraso como, por exemplo, perda de diárias, passeios e conexões;
  • Pleitear reparação junto ao judiciário se entender que o atraso causou-lhe algum dano moral (não chegou a tempo a uma reunião de trabalho, casamento etc.).

Todas estas possibilidades devem ser garantidas sem prejuízo do acesso gratuito à alimentação, utilização de meios de comunicação, transporte etc.

O consumidor deve guardar o comprovante de eventuais gastos que teve em decorrência do atraso e/ou cancelamento, como chamadas telefônicas, refeições, hospedagem, entre outras.

A Fundação Procon-SP orienta o consumidor a procurar o responsável pela aviação civil dentro do aeroporto ou o balcão de embarque da companhia para verificar as soluções oferecidas. Se não conseguir resolver diretamente com a empresa, deve procurar o órgão de defesa do consumidor de sua cidade.

O que diz a Anac?

Os passageiros afetados pela greve de pilotos e comissários podem recorrer diretamente às empresas para buscar uma solução, segundo a resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O passageiro que se sentir prejudicado por um cancelamento tem direito de escolher entre:

  • Reacomodação em outro voo
  • Reembolso do valor pago
  • Ter o trajeto realizado por outro meio de transporte (quando aplicável)

Caso haja atrasos superiores a uma hora, as empresas devem oferecer assistência material aos passageiros, como acesso a meios de comunicação e alimentação. Quando a demora for superior a quatro horas e o passageiro estiver longe de sua residência a empresa deve oferecer hospedagem para pernoite.

Dúvidas e reclamações podem feitas no número 163. A ligação é gratuita de qualquer lugar do país e funciona todos os dias, das 8h às 20h.