Como se voluntariar pelo mundo sem pagar um absurdo para agências

Em parceria com Amanda Barbosa
26/11/2017 16:37 / Atualizado em 07/05/2020 04:45
Você tem vontade de se voluntariar fora do país, mas pensa que a única maneira possível para isso é através de agências que cobram taxas extremamente caras?E se você descobrisse que existe uma outra forma de viajar dessa maneira, que te possibilita encontrar pessoas no mundo inteiro que estão à procura de voluntários para ajudá-las em seus projetos, e em troca ainda oferecem hospedagem e alimentação?

Através de sites especializados como Workaway e Helpx, você tem a oportunidade de acessar uma base de dados que te permite ter acesso a esses locais e entrar em contato diretamente com os seus responsáveis. Essa prática chama-se work exchange (trocar trabalho por hospedagem e alimentação) –saiba mais no blog Por Uma Vida Mais Rica, da expert no assunto Amanda Barbosa.

E o melhor é que além de ONGs e fundações, você também pode oferecer ajuda em fazendas orgânicas e não orgânicas, ecovilas, parques, cuidar de crianças em casas de família, cuidar de animais… A lista é interminável!!

 
 

De uma forma resumida, após fazer o cadastro em um dos sites especializados e pagar uma pequena taxa para ter acesso a lista de locais, você cria um perfil com algumas informações necessárias sobre você – como interesses e tipos de ajuda que gostaria de oferecer.

Feito isso, você está apto a entrar em contato com os responsáveis dos lugares que lhe interessaram. A comunicação ocorre por e-mail e em alguns casos, pode haver uma conversa via skype ou telefone para alinhar expectativas. E então, após todos os detalhes acertados, basta fazer as malas e partir para a viagem!

 
 

Aqui vão algumas dicas rápidas para você se preparar para a sua viagem:

  • Pergunte ao responsável se é necessário levar algo em particular
  • Sempre faça um seguro viagem
  • Verifique se é necessário ter visto para entrada no país e/ou vacinas
  • Tenha tudo muito bem acertado com o anfitrião antes da viagem, como por exemplo, horas de trabalho e descanso, tarefas a serem executadas, tempo de permanência, etc.

Além de contribuir com uma causa, o work exchange te permitirá ter experiências únicas, aprender sobre uma cultura diferente, praticar um idioma, e gastar muito menos do que o valor de uma viagem convencional, já que você não terá custos com hospedagem e alimentação – sem contar as taxas que teria que pagar para a agência contratada.

 
 

Gostou e quer saber mais sobre como funciona o work exchange e quais são os sites que oferecem essa troca? Acesse o blog Por Uma Vida mais Rica para encontrar informações detalhadas e obter ajuda sobre como viajar dessa maneira.

Assista ao vídeo onde explico Como Planejar Uma viagem de Work exchange e aproveite para assinar o Canal Por Uma Vida Mais Rica no YouTube e receba muitas outras dicas!

https://www.youtube.com/watch?v=t2lBc0UpzV4

Siga-me no Facebook e Instagram (@porumavidamaisrica).