Como tirar um ano sabático? Mais cinco dicas
Na semana passada, falamos sobre a preparação para um período sabático. Veja mais cinco dicas para tirar o máximo dessa aventura incrível.
1 – Prepare o bolso
As despesas de um sabático não são poucas. Você vai precisar se preparar para transporte, hospedagem, alimentação e passeios. Os custos variam muito de acordo com o destino escolhido e o perfil de viagem. Ou seja: entre mochilão em hostel e experiências exclusivas de luxo, as possibilidades são quase infinitas.
- 5 hotéis em São Paulo ideais para fazer um ‘day use’ com as crianças
- Worldpackers: uma solução para quem quer viajar o mundo gastando pouco
- Réveillon: curtir ano novo no Uruguai é escolha inteligente ou furada?
- Conhecer a Bahia com pouco dinheiro? 4 lugares que não pesam no bolso
Sites como o Numbeo ajudam a ter uma noção do custo de vida no lugar de destino, facilitando o planejamento. Mas não deixe de reservar uma “gordura” para imprevistos, como assistência médica, uma volta inesperada para casa, variações cambiais ou um passeio imperdível que não estava nos planos. Também é bom guardar um dinheiro para a volta, até que você retorne ao mercado de trabalho e tenha uma renda entrando novamente.
Por falar em variação cambial, muitos economistas sugerem que você compre moeda estrangeira aos poucos, ao longo do ano. Assim, você dilui o prejuízo em eventuais picos de preço.
Caso o país permita que você trabalhe, bicos e frilas são uma boa ideia para reforçar o orçamento ou pelo menos garantir moradia grátis. Muita gente trabalha em hostels em troca de hospedagem ou se inscreve no WWOOF, um programa internacional de fazendas orgânicas que troca acomodação e aprendizagem por trabalho temporário no campo.
Certifique-se apenas se você pode trabalhar no país, já que deportação não deve ser uma experiência em seus planos de sabático.
Confira as demais dicas aqui.