Conheça a 1ª praia do Brasil;que, aliás, não fica em Porto Seguro
Durante décadas, a baladeira Porto Seguro levou a fama de ser a primeira praia do Brasil (aquela onde os portugueses tiveram o ‘achamento desta vossa terra nova’).
Mas foi na discreta Barra do Cahy que aqueles europeus pisaram, pela primeira vez, em território que viria a se tornar o Brasil.
Localizada em Prado, no extremo sul da Bahia, a Barra do Cahy parece do mesmo jeito da época em que aqueles homens avistaram terras do lado de cá do continente, no dia 22 de abril de 1500.
- 4 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de viagem de verão
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
- Sintoma de câncer de pele pode ser notado ao subir escada
- Federal de Rondônia abre 2,6 mil vagas em 64 cursos gratuitos
Praias desertas, extensas faixas de areia virgens e ‘muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho’, em referência às algas. Hoje, uma única construção nos lembra que estamos em tempos atuais: o restaurante Glória, estabelecimento que fica dentro de uma fazenda local.
“Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; (…) ao monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal e à terra – a Terra da Vera Cruz.”
Essa seria a descrição na famosa carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão da armada de Cabral que registrou a chegada às novas terras, que, anos mais tarde, derrubaria a tese de que o Brasil português teria começado em Porto Seguro.
De nenhum outro lugar da região, segundo guias locais, o Monte Pascoal pode ser avistado, exceto na Barra do Cahy. A Barra fica a 18 km de Cumuruxatiba, aproximadamente.
Atualmente, a praia abriga a réplica de uma cruz de madeira e um trecho da carta de Caminha, onde se lê: “Barra do Cahy, aqui nasceu o Brasil”.
Cumuru, como também é conhecido, é um distrito de Prado e pode ser visitado em passeios de barcos por mangues da Barra do Cahy, onde o mar se encontra com o rio Caí, e Corumbau, o último destino do município, ao lado de Caraíva, em Porto Seguro.
Como se orgulham alguns moradores da região, a sorte da região foi, justamente, não ter tido acesso asfaltado como destinos baianos vizinhos, como Trancoso e Arraial d’Ajuda.