Conheça as 6 cidades mais antigas do Brasil

Com a colonização portuguesa, a partir de 1500, surgiram no Brasil os primeiros centros urbanos.

26/01/2024 13:01

São Paulo completa nesta quinta-feira, 25, 470 anos. A maior metrópole do Brasil e da América do Sul está entre as cidades mais antigas do país.

A capital paulista foi oficialmente fundada em 1554, no local conhecido como Pátio do Colégio –colégio jesuíta erguido pela missão jesuítica liderada pelos padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, com a intenção de catequizar as populações originárias que viviam na região.

O Pateo do Collegio, local de fundação de São Paulo
O Pateo do Collegio, local de fundação de São Paulo - Getty Images

A cidade teve um rápido crescimento durante o ciclo do ouro, século 18, tornando-se capital da província em 1815.

Com habitantes de mais de 70 nacionalidades diferentes, São Paulo é um dos lugares mais diversificados do Brasil.

No entanto, a capital paulista é apenas a quarta cidade mais antiga do Brasil. Descubra abaixo:

As cidades mais antigas do Brasil

São Vicente (SP)

Fundada em 1532 por Martim Afonso de Souza, São Vicente, na Baixada Santista, é considerada a primeira vila oficial do Brasil. A cidade tem um legado histórico significativo, já que foi um dos primeiros territórios portugueses permanentes em terras brasileiras.

São Vicente  é considerada a cidade mais antiga do Brasil
São Vicente  é considerada a cidade mais antiga do Brasil - vbacarin/iStock

Todos os anos no dia 22 de janeiro é celebrada a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. O espetáculo é considerado o maior em areia de praia do mundo.

Cananéia (SP)

Para alguns historiadores, Cananeia, no Vale do Ribeira, é considerada a primeira cidade do Brasil. A “vila” teria sido fundada em 12 de agosto de 1531 por Martim Afonso de Souza, um ano antes de São Vicente.

Porém, oficialmente, Cananeia somente alcançou status de vila em 1601, o que coloca em xeque seu posto de cidade mais antiga.

Para alguns historiadores, Cananeia, é considerada a primeira cidade do Brasil
Para alguns historiadores, Cananeia, é considerada a primeira cidade do Brasil - Pedro Truffi/iStock

Mas a história desse município por onde passava a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas que dividia o mundo entre Portugal e Espanha, é recheada de muitas lendas de piratas, tesouros enterrados e batalhas.

Dessa época, ainda existem algumas relíquias como a igreja de São João Batista, fundada em 1577. Construída com muros largos e sem janelas, serviu como forte para proteger a cidade das constantes ameaças de invasões.

Outras construções preservadas são o obelisco, dois canhões e os argolões de bronze que foram encravados em pedras e que serviam para amarrar as caravelas da expedição de Martim Afonso de Souza.

Olinda (PE)

Conhecida atualmente por seu tradicional Carnaval,  Olinda foi fundada por Duarte Coelho desembarcou em Olinda em 9 de março de 1535. Mas, somente dois anos depois é que o município ganhou o status de vila.

Vista da igreja da Sé, em Olinda (PE)
Vista da igreja da Sé, em Olinda (PE) - diegograndi/iStock

A cidade foi um dos mais importantes centros comerciais do Brasil, principalmente em razão da extração do pau-brasil e também da cultura da cana-de-açúcar.

Olinda também tem o título de a cidade brasileira mais antiga declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, e foi o segundo centro histórico do país a receber esse título, em 1982.

Colada à capital Recife, Olinda abriga uma porção de igrejas e conventos barrocos, importantes para a construção de sua narrativa.

Vila Velha (ES)

A cidade foi fundada em 23 de maio de 1535 pelo então donatário português Vasco Fernandes Coutinho. Antes, porém, o local era povoado por povos originários das etnias goitacás e tupiniquins.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário é uma das três mais antigas igrejas do país
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é uma das três mais antigas igrejas do país - Adessandro Reis/Secult Vila Velha

Capital Histórica do Espírito Santo,  Vila Velha é reconhecida como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1943.

Entre os atrativos da cidade estão mais de 30 km de praias e diversas construções históricas, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, considerada um marco da colonização.

Igarassu (PE)

Outra cidade pernambucana na lista das mais antiga do Brasil é Igarassu. Fundada em 1535, o município completa este ano, em setembro, 489.

Casario colonial e a Igreja de São Cosme e Damião, em Igarassu
Casario colonial e a Igreja de São Cosme e Damião, em Igarassu - Marcos Mello/iStock

Seu nome vem do tupi e significa “Canoa Grande” (igara significa canoa, enquanto assu, grande). Porém, também há historiadores que acreditam em um outro significado para o nome, que seria Rio dos Grandes Pássaros.

Igarassu foi fundada em 1535
Igarassu foi fundada em 1535 - Marcos Mello/iStock

A cidade era antes povoada pela etnia caetés, que foram derrotados pelos portugueses liderados pelo capitão Afonso Gonçalves.

Um dos atrativos de Igarassu é o templo católico dedicado aos santos Cosme e Damião, considerado um dos mais antigos do Brasil.

Salvador (BA)

Fundada em 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil (1549-1763). A cidade dominava uma imensa baía em um ponto estratégico da costa brasileira, com o objetivo de centralizar as ações de Portugal na América e facilitar as transações comerciais com a África e o Oriente.

Vista do Pelourinho, um dos pontos turísticas de Salvador
Vista do Pelourinho, um dos pontos turísticas de Salvador - Divulgação

A capital baiana é também conhecida por sua arquitetura barroca colonial, pela forte influência africana e seu rico centro histórico, onde se encontra o famoso Pelourinho, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.