Conheça as novidades gastronômicas de Buenos Aires
A capital argentina conta com mais de sete mil bares e restaurantes; confira algumas novidades
Destino queridinho dos brasileiros, Buenos Aires está repleta de novidades. De atrações culturais a gastronômicas, a capital argentina se reinventou durante a pandemia com uma ampla diversidade de atrativos, principalmente fora do circuito tradicional.
A gastronomia continua sendo um “must” para turistas. Buenos Aires conta com mais de 7.000 bares e restaurantes, muitos deles reconhecidos entre os melhores da América Latina e do mundo.
Após o pico da covid-19 no ano passado, quando o comércio local começou a reabrir, uma das novidades foi à permissão para bares e restaurantes ocuparem parte das calçadas, criando uma nova geografia nos diferentes bairros de Buenos Aires.
O movimento “foodie” fez ressurgir os antigos mercados de bairro, sobretudo com a valorização dos estabelecimentos tradicionais de San Telmo, Belgrano e San Nicolás, assim como aconteceu com a revitalização do Patio de los Lecheros de Caballito –antiga estação de trem onde chegava o leite proveniente do interior do país.
foto
A cidade também ganhou novos espaços gastronômicos, como o Mercado de los Carruajes, Mercat, em Villa Crespo, e o Mercado del Soho, em Palermo.
Outra tendência que vem ganhando destaque na capital portenha são os rooftops e terraços ao ar livre, que oferecem drinques autorais e gastronomia de excelência com às melhores vistas de Buenos Aires.
Cultura
No segmento cultural uma das principais novidades é a Colón Fabrica, um espaço interativo onde o visitante pode conhecer os bastidores e como são produzidas as cenografias de obras importantes que já foram encenadas no teatro, como “Aida”, de Giuseppe Verdi.
O Teatro Colón é um dos poucos no mundo que produz os próprios cenários, figurinos. A visita guiada com a equipe do teatro, que dura cerca de 40 minutos. Também há a opção de uma visita gratuita, com duração máxima de 1 hora, mas sem guia.
Confira algumas novidades gastronômicas de Buenos Aires
Mercado de los Carruajes
Localizado na região do Bajo Porteño, o Mercado de los Carruajes ocupa um edifício de 1.900 que foi declarado Patrimônio Histórico da cidade. Aberto ao público em fevereiro, o espaço conta com mais de 40 lojas que comercializam produtos nacionais e importados.
Apelidado de “Chelsea Market porteño”, o Mercado de Carruajes ocupa o espaço onde antigamente ficavam as cocheiras das carruagens presidenciais. O edifício tem dois pisos e um terraço com jardins ornamentais e verticais. No térreo encontra-se o passeio comercial, enquanto no 1º andar ficam docerias, cervejaria artesanal, restaurantes, entre outros.
Mercado de Carruajes funciona aos domingos, segundas, terças e quartas-feiras das 8h30 às 22h; e às quintas, sextas e sábados das 8h30 à meia-noite .
Mercat
Aberto há pouco mais de um ano, o Mercat fica no pacato bairro de Villa Crespo. O espaço tem três andares com oferta de produtos naturais regionais, combinando propostas gourmet, degustações, eventos e entretenimento.
Destacam-se as pizzas caseiras com farinhas orgânicas, uma distribuidora de peixes e frutos do mar Premium, um bar de tapas e tortillas, queijaria e açougue com cortes exóticos, frutas e verduras sem agrotóxicos, casa de massas italiana, comida fusion e vegana do Oriente Médio, empanadas tucumanas, padaria judaica, tacos, charcutaria e conservas.
Também há uma sorveteria vegana, uma street food, uma cervejaria e vinheria, cafeteria, diferentes ervas orgânicas e acessórios para mate, pastelaria, mercado saudável e um diet.
Mercado Soho
Outro espaço gastronômico que abriu durante a pandemia é o Mercado Soho, localizado no bairro de Palermo e inspirado nos estabelecimentos europeus. Distribuído em dois andares, o local oferece 11 experiências gastronômicas — nove restaurantes de cozinha internacional e dois bares.
No primeiro piso ficam as lojas que oferecem comida para viagem. Já o segundo é dedicado aos pratos mais elaborados.