Buenos Aires reserva atrações e experiências além dos cartões-postais

Um simples passeio pelas ruas da capital argentina já se torna uma experiência inesquecível

Cidade com ares cosmopolita e que preserva suas construções históricas. Assim é Buenos Aires. Um simples passeio pelas ruas da capital argentina já se torna uma experiência inesquecível. Mas a cidade vai muito além dos seus cartões-postais mais conhecidos, como El Caminito, Puerto Madero, Casa Rosada ou a famosa La Bombonera, estádio do Boca Juniors.

É claro que eles merecem uma visita, mas que tal se permitir e conhecer uma outra Buenos Aires, aquela que só quem mora ou que tem espírito aventureiro conhece.

Créditos: Márcio Diniz | Catraca Livre

A capital argentina ganhou recentemente novas atrações que ficam fora do circuito turístico tradicional. São novos bares, galerias de arte, ateliers de artistas emergentes, restaurantes comandados por novos chefs e passeios de bike.

Confira abaixo alguns passeios para fazer em Buenos Aires fora do circuito tradicional:

Mercado de Pulgas

Se você gosta de antiguidades, quinquilharias ou simplesmente bater pernas, o Mercado de Pulgas, no bairro Colegiales, é o destino certo.

Interior do Mercado de Pulgas, um dos passeios imperdíveis para fazer em Buenos Aires
Créditos: Ente de Turismo del Gobierno de la Ciudad
Interior do Mercado de Pulgas, um dos passeios imperdíveis para fazer em Buenos Aires

Nos cerca de 150 quiosques é possível encontrar todos os tipos de objetos -móveis, quadros, esculturas de mármores, bronzes, cristais, pedras, joias, porcelana, entre outros.

O espaço é uma verdadeira máquina do tempo na memória das famílias porteñas.

O Mercado de Pulgas abriu as portas em 1988, mudou para novo endereço em 2005 e voltou ao mesmo local depois de uma grande renovação. É dividido em cinco setores com diferentes cores. Além da venda de produtos, o espaço também oferece serviços de restauração. É recomendável ir com tempo para aproveitá-lo o máximo.

Mercado de las Pulgas
Onde: Av. Dorrego 1.650. Colegiales
Horário: terça a domingo, das 10h às 19h.

Livrarias

Uma viagem a Buenos Aires não é completa sem visitar uma livraria. Isto porque a capital argentina é a cidade com maior número de livrarias por habitantes do mundo –são 380. Opções é o que não faltam, das pequenas onde o tempo parecer parar a uma que ocupa um antigo teatro, El Ateneo, considerada uma das mais bonita do mundo pelo jornal britânico The Guardian.

Interior da livraria El Ateneo Grand Splendid, que fica no histórico teatro Grand Splendid, no bairro da Recoleta
Créditos: Ente de Turismo del Gobierno de la Ciudad
Interior da livraria El Ateneo Grand Splendid, que fica no histórico teatro Grand Splendid, no bairro da Recoleta

Localizada no bairro de Recoleta, a livraria oferece um leque de opções de títulos, discos e CDs, além de um café. Todo o espaço do antigo Teatro Grand Splendid, que já serviu de palco para apresentações de Carlos Gardel, é ocupado por estantes.

Considere incluir ainda no roteiro literário as livrarias Eterna Cadencia, Libros del Pasaje e Falena.

A primeira, que também é uma das mais importantes editoras argentina, fica uma casa no bairro de Palermo Hollywood e oferece uma variedade de obras de literatura universal, história, ciências sociais, arte, cinema e teatro. O espaço aconchegante ainda conta com um café.

Interior da livraria Libros del Pasaje, no Palermo Soho
Créditos: Márcio Diniz | Catraca Livre
Interior da livraria Libros del Pasaje, no Palermo Soho

Localizada no badalado Palermo Soho, a Libros del Pasaje funciona em uma charmosa casa antiga. As prateleiras, a perder de vista, acompanham o teto de dois metros e meio de altura. Mas não se preocupe! Há várias escadas de madeira que permitem alcançar os volumes mais altos. No pátio da casa, fica um café que serve lanches doces e salgados, além de refeições rápidas.

Interior da aconchegante livraria Falena fica “escondida” numa pacata rua do bairro Chacarita
Créditos: Divulgação
Interior da aconchegante livraria Falena fica “escondida” numa pacata rua do bairro Chacarita

Já a livraria Falena fica “escondida” numa pacata rua do bairro Chacarita. O interior da casa com paredes de tijolos à vista é um convite para esquecer o tempo. O local conta com sofás, jardim e um balcão ideal para saborear um café, chá ou uma taça de vinho.

El Ateneo
Onde: Avenida Santa Fe, 1.860. Recoleta. Tel: +54 (11) 4813-6052
Horário: segunda a quinta, das  9h às 22h; sexta e sábado, das 9h as 0h; domingo, das 12h às 22h.

Eterna Cadencia
Onde
: Honduras, 5.574, Palermo Hollywood. Tel. +54 (11) 4774-4100
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h30 às 21h; sábados, das 11h30 às 20h

Falena
Onde: Charlone, 201, Chacarita. Tel.: +54 (+54 11) 4556-1640
Horário: de terça a sábado, das 13h às 21.

Libros del Pasaje
Onde: Thames, 1.762, Palermo Soho. Tel.: +54 (11) 4833-6637

***

BiciTour

Uma das formas de conhecer Buenos Aires é de bike. Por ser plana, é possível pedalar com tranquilidade pela capital argentina. A cidade conta com um serviço totalmente gratuito com mais de 3.000 bikes e 200 km de ciclovias distribuídos por 30 bairros.

Para uma experiência mais imersiva, a dica é fazer um passeio guiado. O Ente de Turismo del Gobierno de la Ciudad (Entidade de Turismo de Buenos Aires) oferece duas opções a preços super acessíveis. Um dos roteiros explora o bairro de La Boca e outro começa em Palermo, o maior bairro da cidade, e termina na  Recoleta.

Por ser plana, Buenos Aires é um convite para explorar a pé ou de bike
Créditos: Márcio Diniz | Catraca Livre
Por ser plana, Buenos Aires é um convite para explorar a pé ou de bike

O tour passa pelo jardim Japonês, pelas praça Alemanha e Uruguai, Museu de Arte Decorativa Francês, entre outros pontos.

Gastronomia

A capital argentina vive um boom de novos bares e restaurantes que mesclam a tradicional cozinha portenha a iguarias asiáticas ou com releituras de pratos locais.

Essa cena gastronômica rendeu a Buenos Aires a inclusão dez restaurantes na lista dos 50 melhores da América Latina, da prestigiada revista britânica “Restaurant”.

O tataki de chorizo, um dos pratos do Niño Gordo, restaurante sensação de Buenos Aires
Créditos: Ente de Turismo del Gobierno de la Ciudad
O tataki de chorizo, um dos pratos do Niño Gordo, restaurante sensação de Buenos Aires

Apesar da Parrillada –-prato com diversos tipos de carne– ainda ser o preferido dos turistas, em especial os brasileiros, há ótimas opções para todos os tipos de gostos e bolos, principalmente.

Confira aqui alguns restaurantes e bares para incluir no seu roteiro gastronômico por Buenos Aires.

Grafites

Nos últimos anos Buenos Aires também vem ganhando destaque na arte urbana e atraindo turistas, assim como São Paulo e Nova York.

Ao caminhar por alguns bairros como Palermo –a Vila Madalena argentina–, por exemplo, é possível contemplar uma infinita variedade de grafites de artistas locais e estrangeiros.

Também é possível contemplar grafites nos bairros Colegiales, Villa Crespo, Congreso, Barracas, Monserrat e La Boca.

*O jornalista viajou à convite do Ente de Turismo de la Ciudad de Buenos Aires