Conheça cenários e bastidores do filme ‘Morte no Nilo’

Baseado no romance de Agatha Christie, o longa se passa no Egito e está em cartaz nos cinemas

Baseado no romance homônimo de Agatha Christie, “Morte no Nilo” conta com elenco estrelar, como Kenneth Branagh, Gal Gadot e Armie Hammer, e cenas de tirar o fôlego do Egito.

O longa-metragem narra as férias do detetive belga Hércules Poirot (Kenneth Branagh, que também é o diretor) a bordo de um glamoroso navio a vapor no Egito, que acabam se transformam em uma terrível procura por um assassino, enquanto a lua-de-mel idílica de um casal perfeito é tragicamente interrompida.

 O ator e diretor Kenneth Branagh em ceno do filme “Morte no Nilo”
Créditos: Divulgação/20th Century Studios
 O ator e diretor Kenneth Branagh em ceno do filme “Morte no Nilo”

Com paisagens arrebatadoras do deserto, templos e as majestosas pirâmides de Gizé, “Morte no Nilo” promete prender a atenção do público do começo ao fim.

Apesar de o elenco ter gravado as cenas no Reino Unido, a equipe de produção viajou para o Egito para filmar o rio Nilo e as pirâmides da cidade de Gizé, locais utilizados como pano de fundo no longa-metragem.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Outro local do Egito que inspirou os cenários do filme foi o Old Cataract Hotel, um lendário hotel localizado na cidade de Aswan, que já recebeu hóspedes como Winston Churchill, Margaret Thatcher e a própria Agatha Christie, que escreveu o livro “Morte no Nilo” em sua estadia por lá.

O hotel foi recriado no Longcross Studios, no Reino Unido, e é onde acontece o casamento dos personagens Simon (Armie Hammer) e Linnet (Gal Gadot). A versão fictícia foi construída com base em uma visita da equipe de produção ao hotel, mas com algumas licenças artísticas para atender às demandas do roteiro.

O SS Karnak

 Reprodução do navio a vapor SS Karnak
Créditos: Divulgação/20th Century Studios
 Reprodução do navio a vapor SS Karnak

A maior parte do filme, no entanto, se passa no navio a vapor SS Karnak. Para gravar as cenas, o plano inicial era construir um barco que pudesse flutuar na água, mas no final o modelo foi executado em trilhos de trem, os mesmos utilizados para sugerir movimento no filme “Assassinato no Expresso do Oriente” (2017).

Templo de Aswan

O local do início do filme, quando membros do grupo de viajantes visitam algumas ruínas, foi baseado nos Templos de Philae, uma ilha perto de Aswan.

 Templo de Aswan foi recriado para o filme em placas de gesso em tamanho real.
Créditos: Divulgação/20th Century Studios
 Templo de Aswan foi recriado para o filme em placas de gesso em tamanho real.

O templo, dedicado à deusa Ísis, foi construído no século 4 a.C. e transferido para a Ilha Agilkia no final dos anos 1960 antes da construção da Represa Alta de Aswan, que teria inundado muitos dos maiores monumentos do Egito. O local é famoso pelos hieróglifos que adornam suas paredes, recriados para o filme em placas de gesso em tamanho real.

Templo Abu Simbel

Em “Morte no Nilo”, Abu Simble, o famoso templo do rei Ramses 2º, é visitado pelos personagens durante a festa de casamento.

Vista panorâmica do Templo de Ramses 2º, em Abu Simbel, no Egito
Créditos: Paul Vinten/Divulgação/20th Century Studios
Vista panorâmica do Templo de Ramses 2º, em Abu Simbel, no Egito

O local é caracterizado pelas estátuas de figuras sentadas, esculpidas na rocha no século 13 a.C. em homenagem a Ramsés 2º. Elas foram realocadas em 1968 para uma colina artificial próxima antes da construção da Represa Alta de Aswan. Para o filme, eles foram recriados em sua posição original e nas mesmas dimensões, e a construção durou 16 semanas.