Conheça o Caribe além das lindas fotos de água cristalina
Com cenários paradisíacos, que deixam qualquer um de boca aberta, são muitos os encantos que cercam o Caribe
Só de ouvir o seu nome, toda uma imagem de paraíso já se forma na cabeça. E não poderia ser diferente. O lugar é conhecido por sua beleza estonteante, e por possuir uma das faunas e floras mais ricas do planeta. Para se ter ideia, estima-se que o Caribe tem mais de 13 mil espécies de plantas e animais.
A grande verdade é que este é o lugar perfeito para quem busca uma viagem romântica, cheia de agito ou até para quem só quer descansar. Separamos algumas curiosidades que talvez você não saiba.
Vem com a gente conhecer um pouco melhor sobre o incrível Caribe:
- 5 dicas para preparar a mala de bordo para viagens em família
- Qual é a melhor cor de roupa para enfrentar o calor? A ciência responde!
- Os 4 melhores momentos o ano para visitar São Miguel dos Milagres
- O que seus pés podem revelar sobre a saúde do seu fígado
1 – Gastronomia
O carro chefe da região são os frutos do mar. Mas, os restaurantes promovem shows à parte no momento das refeições. Além disso, nos resorts, é possível provar pratos de comida mexicana, carnes, italiana, japonesa, mediterrânea e até brasileira.
2 – Mergulhos incríveis
Se você gosta de mergulhar, saiba que esse é o grande lance do Caribe. Toda a região é formada por pontos de mergulho imperdíveis, com fauna e flora exuberantes, espécies endêmicas, ou seja, exclusivas do local.
Além disso, o Caribe é uma região que leva a sério o turismo do mergulho. Há uma ótima infraestrutura para quem quer mergulhar e descobrir os mistérios dos recifes de Corais. Se você for principiante, há escolas e instrutores que vão ajudar nesses primeiros passos.
O transporte e organização das equipes confere confiança aos turistas e mergulhadores profissionais. Seja em Bonaire, paraíso caribenho, ou na Riviera Maia a qualidade do esporte vai ser a mesma e você vai, certamente, descobrir um mundo novo.
3 – Arqueologia de arrepiar
Está achando que o Caribe é só um amontoado de ilhas lindíssimas, não é? É também, não podemos negar, mas depois do seu queixo cair inúmeras vezes diante da beleza natural, água cristalina e areia branquinha, sua vista ainda pode começar a se acostumar com os sítios históricos da região.
As fascinantes ruínas maias da Península do Yucatán, como Chichen Itzá e Tulum, ajudam a contar um pouco do desenvolvimento humano no local. Quer mais história? Vá até a República Dominicana e siga os passos de Cristóvão Colombo ao descobrir a capital, Santo Domingo.
Visite ainda os Patrimônios da Humanidade, como Willemstad (Curaçao), Bridgetown (Barbados), a fortaleza de San Juan (Porto Rico), a fortaleza de Brimstone Hill (Saint Kitts and Nevis), Cartagena (Colômbia), a fortaleza de Portobello-San Lorenzo (Panamá) e uma miríade de cidades coloniais em Cuba.
4 – Ilhas que não acabam mais
Ao todo, são 30 belas ilhas, de diferentes tamanhos, para você explorar no Caribe. 17 delas são colônias em pleno século 21, como Porto Rico (EUA). Treze dessas ilhas têm o tamanho de um país e são Estados independentes, em que o sistema de governo varia de República Socialista a Monarquia Parlamentar.
Algumas ilhas são enormes, como Cuba e Hispaniola, dividida entre a República Dominicana e o Haiti. Conheça ainda pequenas versões do paraíso em Isla Mujeres, no México, e Cayo Levantado, próxima a Samaná.
5 – Cultura rica
Que a Rihanna é caribenha você provavelmente já sabia, mas outros nomes como Jimmy Cliff e Bob Marley também são conterrâneos do Caribe. A região conta uma mistura de sons latinos com fortes influências africanas, numa lista sem fim de ritmos: reggae, mambo, salsa, calypso, rumba, merengue, reggaeton.
Você vai encontrar muita dança no local, e se viajar para lá durante o Carnaval, então, vai encontrar as ilhas como Trinidad e Tobago e Antígua fervilhando.
6 – Clima temperamental
Se for viajar para o Caribe, é importante saber que o lugar tem um clima bem agradável em boa parte do tempo, geralmente numa média entre 23ºC e 30ºC, mas quando o tempo resolve se revoltar um pouco, ele faz isso com força.
Nos meses entre junho e novembro, a região pode receber a visita de alguns furacões, e você pode escolher entre evitar o local nesta época do ano, ou arriscar e aproveitar os descontos dos resorts e hotéis, que sabendo dessas condições buscam táticas para atrair visitantes.
7 – Comprinhas!
Com todas as suas belezas naturais e tudo o que tem a oferecer, o Caribe vive basicamente de turismo. O curioso é que, como quase tudo por lá tem que ser importado, algumas ilhas possuem zonas livres de impostos.
Ou seja, além de ficar embasbacado com tanta beleza, ainda dá para contar com algumas opções de compras, como o Paseo Herencia Mall and Entertainment Center de Aruba, o Plaza Kukulcán e La Isla Shopping Village, de Cancún.
Quem imagina ir para o Caribe e voltar com roupas de grife, bebidas, eletrônicos, perfumes importados, não é? Mas, sim, você também pode aproveitar esse luxo por lá!