Conheça Kerala, uma Índia ainda pouco conhecida dos brasileiros

Com belas paisagens, que vão desde plantações de chás, remansos e praias, o estado de Kerala ainda não é muito visitado por brasileiros

Muita gente tem o sonho de ir para a Índia para visitar o Taj Mahal e outros palácios. Mas nem todos sabem que no sul do país, atrações totalmente diferentes são, também, uma ótima opção de férias.

Kerala é um estado que figura entre esses destinos ainda pouco explorados por brasileiros. Conhecido como o “País de Deus”, a região oferece atividades bem distintas do norte do país. Conheça algumas opções de atividades:

Passear pelos backwaters

São canais navegáveis formados por rios que desembocam no mar e braços de mar.
Além de ver as belas paisagens desse encontro das águas, vale a pena visitar as vilas de popula;cões ribeirinhas, que possuem uma cultura peculiar.

Você pode visitar a casa dos locais, se hospedar, almoçar com eles. Outra opção é passar uma noite nas casas barco, passeio oferecido por empresas de turismo.

Na margem dos canais é possível encontrar hotéis para todos os bolsos.

Passeiosnos backwaters são grande atração local
Créditos: Gilsimara Caresia @girlsgo
Passeiosnos backwaters são grande atração local

Visitar as plantações de chá

A cidade de Munnar é um dos polos turísticos por sua slindas plantações de chá. É possível andar entre os arbustos, visitar fábricas, conversar com as pessoas que trabalham na colheita. A geometria das plantações impressiona pela precisão e beleza.

Ali na região montanhosa, também é possível praticar esportes radicais. A cerca de 300 km de Munnar, a cidade de Wayanad também possui plantações de chá.

Plantações de chá atraem turistas em Munnar e Wayanad
Créditos: Gilsimara Caresia @girlsgo
Plantações de chá atraem turistas em Munnar e Wayanad

Ver as redes chinesas

É uma técnica de pesca com grandes redes, que foi implementada na Índia, mas que teve sua origem na China. Ela ainda é utilizada por algumas famílias, mas a maioria delas hoje está desativada e serve de atração turística.

A cidade colonial de Fort Kochi, que já foi visitada por Vasco da Gama, é o lugar ideal para quem busca uma concentração dessas redes. Os pescadores explicam o método em troca de uma gorjeta.

Kochi, a cidade colonial tem ainda como atração as redes de pesca
Créditos: Gilsimara Caresia @girlsgo
Kochi, a cidade colonial tem ainda como atração as redes de pesca

Relaxar nas praias

Muitas praias no país ainda são sub utilizadas para o lazer. Não possuem estrutura como cadeiras, guarda sol, bebidas e comidas.

Os resorts são os que oferecem em suas praias estruturas mais semelhantes ao que estamos acostumados.

Os locais não usam trajes de banho para ir às praias, então, só use biquíni nas praias de resorts.  Varkala é uma das praias mais ocidentais por lá. O mar Arábico tem águas quentes, mas não são muito claras.

Pôr do Sol em uma das praias de Kerala
Créditos: Gilsimara Caresia @girlsgo
Pôr do Sol em uma das praias de Kerala

Se deliciar na culinária local

Muitos dos ingredientes do sul da índia são nossos conhecidos, como a tapioca. Mas o curioso são as misturas salgadas de pratos com coco, banana e jaca.

A alimentação de Kerala é bem diferente do restante da Índia e muitos pratos têm em sua base o conceito da culinária ayurveda. Não deixe de provar a Sadhya, que é servido na folha de bananeira, misturando diversos sabores tradicionais.

Sadhya o saboroso e tradicional prato local
Créditos: Gilsimara Caresia @girlsgo
Sadhya o saboroso e tradicional prato local

Se inserir em uma vila local

Os moradores da região possuem um estilo de vida simples e é possível visitar uma vila de forma independente ou ainda por passeios organizados, como é o caso da Village Life Experience em Kumarakom.

Aula de como subir em coqueiro durante a Village Experience
Créditos: Gilsimara Caresia @girlsgo
Aula de como subir em coqueiro durante a Village Experience

Praticar esportes

São diversas as atividades disponíveis na região. Trilhas, rapel, esportes aquáticos, passeios de jipe são apenas algumas delas.

Algumas das atividades esportivas oferecidas na região
Créditos: Gilsimara Caresia @girlsgo
Algumas das atividades esportivas oferecidas na região

Tratamentos de ayurveda

Essa ciência indiana é natural e baseia como grande parte da população indiana se relaciona com a saúde.

O estado é um dos polos, onde turistas vão em busca de médicos e tratamentos. Alguns resorts oferecem pacotes com detox na diária. Massagens, ervas, banhos, limpezas e opções naturais fazem parte do programa.

Comprar artesanatos e decoração

Kerala significa terra dos coqueiros e as fibras de coco acabam dando um toque especial aos artesanatos. Mas além disso, a variedade é bem grande. Alguns espaços concentram a venda de diversas modalidades, um exemplo é a Sargaalaya Art & Crafts em Kozhikode.

Assistir artes marciais

Kalaripayattu Bout é conhecida como a arte marcial dos yogues, vale a pena assistir uma apresentação, a velocidade e habilidade dos golpes é impressionante.

Assistir danças típicas

As danças e tambores estão entre os destaques. Kathakali, Thullal e Mohiniyattam são três das principais danças locais e é possível assistir shows, obviamente, você vai acabar dançando junto.

Caracterização de dançarino típico
Créditos: Gilsimara Caresia @girlsgo
Caracterização de dançarino típico

Participar de festivais religiosos

Assim como no Norte, o Sul do país é bastante religioso, as manifestações hindus são as mais presentes e os festivais atraem milhares de pessoas em datas comemorativas.
Faz parte da tradição dos festivais em Kerala, a presença de elefantes nos templos.

Conhecer a história colonial

O sul da Índia foi onde os portugueses ancoraram, o que deu ao local, um tom colonial. Kerala abriga uma parte histórica diferente, com igrejas cristãs e fortes no estilo Europeu, como Forte, entre eles o Bekal em Kasargod e o St. Angelo’s em Kannur.

Sorrir com os locais

Dizem que Kerala é o País de Deus, não sei se é verdade, mas o sorriso e acolhimento das pessoas faz nos sentir mais perto dele.

Gente acolhedora, simples e simpática. A região precisa muito do turismo, então, ao visitar o estado, você está contribuindo para o desenvolvimento e renda da sorridente população local.

Sorriso é a marca registrada da população local
Créditos: Gilsimara Caresia @girlsgo
Sorriso é a marca registrada da população local

Onde se hospedar?

Resorts
Muitos turistas acabam optando pelos resorts, já que os preços acabam sendo inferiores se comparados a outros destinos do mundo. Seguem alguns resorts e hotéis:
Kochi: Marriott hotel, Hotel Ramada, Grand Hyatt, Fragrant Nature e Xandari HarbourKozhikode: Raviz Kozhikode, De Grand Malabar, Hyson Hotel & Malabar Palace
Kumarakom: Coconut Lagoon, Lake Song and Backwater Ripples
Munnar: Blanket Hotel, Tea Country, The Fog e The Leaf
Nileshwar: Nileswar Hermitage, Kanan Beach Resort, Malabar Ocean Front, Yoga & Naturopathy & Mantra Resort.
Thivandrum: KTDC Mascot Hotel
Thrissur: The Garuda Hotel
Wayanad: Vythiri Village, Vythiri Resort, Windoflower e CGH Wayanad Wild

A Índia possui as grandes redes de hotéis conhecidos mundialmente pela sofisticação, como a rede Taj Hotels.

Piscina do resort Vythiri Village em Wayanad
Créditos: Gilsimara Caresia @girlsgo
Piscina do resort Vythiri Village em Wayanad

Hotéis

Hotéis para todos os bolsos, desde redes famosas até acolhedores hotéis familiares, que são uma oportunidade de contato mais próximo com a população local.

O Seashell Haris Beach Home em Kannur é um exemplo de acolhimento, a beira mar e com um sorridente dono indiano, é impossível não se sentir em casa.

Residencias familiares, Pousadas, Vilas e Comunidades

Uma ótima opção para quem busca mais contato com a população local, são as pousadas e casas de pessoas locais, cadastradas na Associação Kerala Hats, no site homestaykerala.org, você encontra uma relação desse tipo de hospedagem..

Barcos Casa / Hotel

Alí nos Backwaters, dá para passar uma noite em um barco casa. O preço varia de acordo com o tamanho e conforte. Tem para todos os bolsos e definitivamente, é algo iperdível. Os barcos circulam pelas vilas e paisagens incríveis, um momento especial é ver o por do sol. As camas costumam ser bem confortáveis e a comida deliciosa. Fiz o meu passeio com a empresa Rainbow Cruise. Algumas outras empresas: Lakes and Lagoon, Spice Routes e Xandari Riverscapes.

Em parceria com GirlsGo

Gilsimara Caresia, jornalista e turismóloga, viajou mais de 80 países sozinha, é criadora do projeto GirlsGo. Acredita na viagem como ferramenta de autodescoberta.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário GirlsGo

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.