Conheça o mundo nas ondas do surfe
Com mais uma conquista de título mundial no ano passado, a segunda consecutiva, o Brasil confirmou sua posição de destaque no surfe internacional. A celebrada brazilian storm, liderada por feras como os campeões Gabriel Medina e Adriano de Souza, o Mineirinho, aumentou ainda mais a paixão dos brasileiros pelo esporte, que invadiram as praias onde foram disputadas as etapas para ver de perto seus ídolos e vibrar com suas manobras radicais.
Se você também é um admirador da nova geração de surfistas brasileiros e quer torcer por nossos atletas em todas as etapas do Campeonato Mundial de Surfe de 2016, chegou a hora de se programar e reservar com antecedência as passagens aéreas e hotéis.
A primeira etapa tem início em 10 de março, na Austrália, e por isso é bom se apressar.
A momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, relacionou os destinos onde o torneio será disputado, que inclui praias na Austrália, Pacífico Sul, América do Norte, Europa, Havaí e o Rio de Janeiro.
São destinos de tirar o fôlego e que oferecem muitas atrações para quem planeja assistir de perto as disputas de baterias entre os melhores do mundo e aproveitar para fazer viagens para os litorais mais bonitos do planeta.
1 – Gold Coast, Queensland, Austrália (10 a 21 de março)
Gold Coast é conhecida como “Paraíso dos Surfistas”, com 70 quilômetros de praias ensolaradas e um confortável clima subtropical. Com temperatura agradável e céu ensolarado durante boa parte do ano, a cidade mistura grandes prédios altos e espelhados, praias e parques temáticos.
2 – Bells Beach, Victoria, Austrália (24 de março a 5 de abril)
Cenário da segunda etapa do mundial, esta praia abriga desde 1961 a clássica competição de Bells Beach. Para quem procura boas ondas, é indicada entre os meses de março a outubro. Além do surfe, oferece bons ventos e uma água cristalina perfeita para velejar, mergulhar, pescar e praticar windsurf.
3 – Margaret River, Western Austrália (8 a 19 de abril)
A costa de Margaret River, a oeste da cidade, é um conhecido point de surfe. Desde 1985, a praia recebe uma das etapas do Circuito Mundial. A cidade também é um dos mais importantes destinos de degustação de vinhos e um convite para conhecer a gastronomia da Austrália.
4 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil (10 a 21 de maio)
A praia da Barra da Tijuca é a maior do Estado do Rio de Janeiro. Com mais de 14 km de extensão, é muito procurada pelos surfistas, oferecendo boas ondas para a prática do esporte. Apesar de estar cada vez mais urbanizada, a orla ainda mantém um clima de tranquilidade e praia deserta para relaxar e apreciar as manobras.
5 – Namotu, Tavarua, Fiji (5 a 17 de junho)
Apesar de receber o Circuito Mundial, o acesso a ilha de Fiji é bastante restrito. Gerida por uma companhia de surfe privada, que disponibiliza aos visitantes o único resort local, os turistas têm como opção de lazer, além de boas ondas, uma rampa de skate, piscina, spa e massagem. O mergulho também atrai os visitantes à ilha, que oferece uma grande quantidade de corais e uma fauna marinha exuberante.
6 – Jeffrey’s Bay, África do Sul (6 a 17 de julho)
A cidade de Jeffrey’s Bay é, sem dúvida, um dos palcos mais belos das etapas do circuito mundial de surf profissional. Desde os anos 80, a competição vem contribuindo bastante para a divulgação do local. Muitos turistas de diversas partes do mundo visitam a região anualmente em busca de suas atrações. As lojas, os restaurantes, os hotéis; tudo gira em torno do surfe.
7 – Teahupo’o, Taiti, Polinésia Francesa (19 a 30 de agosto)
Teahupo’o, uma vila na costa sudoeste da ilha do Taiti, é temida por ser a praia com as ondas mais radicais do planeta. Reservada apenas aos surfistas mais corajosos e experientes, suas ondas podem chegar a 7 metros e foram palco para recordes mundiais das maiores ondas já surfadas até hoje.
8 – Lower Trestles, Califórnia, EUA (7 a 18 de setembro)
Trestles é visita obrigatória para quem quer surfar na Califórnia. O Campeonato Mundial colocou a praia no mapa dos amantes das boas ondas. Localizada na cidade de San Clemente, é um destino muito procurado também para dias de pura diversão e muito sol.
9 – Landes, Aquitaine, França (4 a 15 de outubro)
Localizada na costa sudoeste, Landes é uma das melhores praias da França para a prática do surfe. A região também ganha destaque por suas dunas e florestas. Há poucas opções de hospedagem, em pequenas pousadas integradas à natureza. Por isso, é recomendável reservar com antecedência.
10 – Peniche, Cascais, Portugal (18 a 29 de outubro)
Peniche é uma cidade portuguesa à beira-mar repleta de cultura, tradições e notáveis recursos naturais, mas que ficou mesmo conhecida pela prática de esportes náuticos.
Com um vasto patrimônio cultural e religioso, também se destaca pela riqueza de sua gastronomia, com cardápios que vão da massa italiana até frutos do mar. Enquanto as ondas não rolam, não deixe de conhecer o monumento do Forte de Peniche, o Cabo Carvoeiro, a Fonte do Rosário e o Forte de São João Batista, na ilha Berlengaou.
11 – Banzai Pipeline, Oahu, Havaí (8 a 20 de dezembro)
Surfar as ondas tubulares perfeitas de Banzai Pipeline, no distrito havaiano de Pupukea, na ilha de Oahu, é o sonho de qualquer surfista. É também um ótimo lugar para simplesmente relaxar aproveitando a natureza e as belas paisagens do Havaí. As melhores opções de hospedagem ficam em North Shore.